segunda-feira, outubro 31, 2005

Eu estava lá ontem...


A surpresa é o sobressalto do inesperado, como se te dessem um murro no estômago sem contares; o medo é um bichinho que te percorre, e te faz sentir pequeno demais para lidares com tudo o que sentes; a dúvida é a razão pela qual ainda estás a olhar para um grupo de 22 pessoas dias depois de teres feito a tua decisão; amizade é o que acontece quando olhas para 6 pessoas ao teu lado e consegues reconhecer o teu passado quando eles sorriem ou se movem; futuro é a ideia que tens lá no fundo da cabeça e que começa a iluminar o teu caminho; riso é um espasmo que tentas controlar, mas que sabe bem, principalmente quando não o esperas; o choro é o mar onde todas as emoções navegam; voar é o que se faz quando nos sentimos livres; saudade é palavra que não existe quando as pessoas estão mais perto do coração do que das mãos; tudo isto é partir...

quarta-feira, outubro 26, 2005

Porque é que...

... quando o Jay-z entoa a estrofe "If you've a girl problem/I feel bad for you son/I've got 99 problems/And a bitch ain't one" não tenho outro remédio senão pensar novamente e começar a relativizar os meus problemas amorosos?

segunda-feira, outubro 24, 2005

PARABÉNS, LISA!





Há pessoas que significam para nós mais do que palavras, carne e osso. Há pessoas que são sentimentos e personificam algo que gostaríamos de ver espalhado pela população humana. Há pessoas que, mesmo não sendo perfeitas, conseguem enganar-nos bem e brilhar, nalguns momentos, mais do que se calhar os nossos olhos permitem ver. São as mesmas pessoas que nos fazem dizer parvoíces destas.

Parabéns, Lisa

sexta-feira, outubro 21, 2005

Portugal surreal

Se calhar também existe um parente da espécime tuga noutro país, mas igual ao original, impossível: o cenário é uma rotunda que fica perto de minha casa. Um homem trabalha arduamente com um ancinho, a abrir burcaos na terra para meter as sementes da relva. De súbito, pára, estaca. Leva a mão às costas e tenta aliviar uma comichão. Como a mão se revela insuficiente, pega no ancinho (que tem para aí um metro e vinte) e passa as costas de cima a baixo, exibindo um ar de satisfação enorme. Coçar as costas com um ancinho... Abre a pestana, ó Lynch!

segunda-feira, outubro 17, 2005

Palavras

A pior coisa nas palavras é que se torna difícil adequá-las ao que sentimos. Por exemplo, a palavra coração é sepre associada ao amor, apesar de fisicamente o sentirmos mais na barriga. De que adianta cantar a beleza de uma mulher se nos faltam palavras quando a vemos? E se mesmo quando conseguimos arranjar um belo poema, ele parece tão ridículo em comparação a passarmos uma tarde com ela? As palavras tornam-se ainda mais inimigas e traiçoeiras quando a pessoa de quem gostamos vive longe: aí, letras e sinais de pontuaçõa são um falso aconchego e um falsos amigo, parecendo confortar-nos, mas fazendo-nos na realidade sofrer ainda mais, pois prendem-nos não a alguém, mas sim a uma recordação; e é muito perigoso ficar preso a uma recordação...

The man...



Os meus gostos musicais e o country, estilo de música tradicionalmente querido dos chamados Red States norte-americanos são dois campos que não podiam estar mais longe um do outro. A melosidade das baladas, os cantores tipicamente rústicos, o glorificar dos estilo de vida redneck e o empunhar da bandeira dos valores americanos old-fashioned são características que apesar de não despertarem em mim repulsa, chegam para pegar nos CD's dom Tim McGraw, da Faith Hill e afins e queimálos alegremente no meu quintal, enquanto ouço o tema "American Idiot" e digo com todo o orgulho o verso "I'm not a part of a redneck agenda".
No entanto, e como em tudo na vida, há uma excepção no Country que confirma a regra e ainda hoje me admiro como consigo gostar das músicas desse homem, pois até é um dos símbolos máximos deste estilo de músic,a muito embora, e esta é a minha opinião, a sua alma não podia estar mais longe do Country. Johnny Cash e a sua saga recente de discos, que dá pelo nome de American Recordings, encantam-me a cada audição. Os American Recordins são 4 álbuns, equilibrados entre temas originais de Cash e versões de canções conhecidas de outras proveniências, como por exemplo "One", dos U2, "Hurt", dos Nini Inch Nails" ou "Mercy Seat", de Nick Cave and the Bad Seeds. Sabendo-se que o homem estava já no final da vida e ainda assim compunha com esta vpracidade e qualidade é espantoso; e nota-se que Cash sentia já o sabor da morte: o tema "The man comes around" é uma descrição bem ácida do Dia do Juízo Final, por ele cantada com a plena convicção de que esse dia chegaria e que também ele iriai estar na berlinda dos julgados; e em "Hurt" (que Mark Romanek transformou num dos mais tocantes videoclips dos últimos anos) a pungência (e simplicidade, algo que sempre marcou as suas canções) da dor, da auto-consciência dos seus próprios erros e da penitencia perante a mulher, June Carter, chegam a ser quase palpáveis. É por isso que Cash comete a rara proeza de construir versões que são realmente melhores que o original e tem o condão de escolher temas em que a sua voz grave encaixa como uma luva e lhe dá outra dimensão.
Johnny Cash continua, por isso, a tocar no meu computador. Neste momento, soa "Mercy Seat". teclas e o dedilhar de cordas de uma guitarra: arrepia.