sexta-feira, março 30, 2007

Alívio? Desespero? Mórbida resignação?


Durante as últimas semanas, senti seriamente que me estava a apaixonar por alguém. Ora, achaques destes (e, convenhamos, tudo começa com um achaque de maior ou menor intensidade), já não me davam há 3 anos e meio. O último durou algum tempo, cortou-me a cara, pôs-lhe sal e deixou-me ao sol durante um bom pedaço de tempo; e a seguir, lançou-me num corrimão de lâminas, apenas para aterrar numa piscina de aftershave. Ficam com uma ideia algo aproximada do quanto me doeu.
Portanto, chamem-me racional, mas desta vez, quis esperar para ver. A dor, quando provocada por mordidelas no lóbulo da orelha ou um pequeno beliscão no sítio certo, tem todo o ar de ser prazenteira; mas quando o motivo é um destes achaques, é preciso ter todo o cuidado para não ficarmos mais tarde com o coração num espeto.
Hoje apercebi-me que foi só princípio de achaque. Não bem um. Tremeuram-me os joelhos um bocadinho, é certo; andou-me aquela bola de corda para cima e para baixo na barriga, é verdade; tartamudeei de vez em quando. Mas apercebi-me agora que afinal foi falso alarme. Mais um. Uma das consequências da minha insegurança (que faz Kafka parecer José Mourinho) é o de analisar exactamente aquilo em que me vou meter. Há quem já me tenha dito que devia ser menos racional, que devia arriscar. Essas pessoas não têm a minha carreira gloriosa para os prender como correntes.
Por isso, não sei que sinta. Há-de andar algura nas três coisas que referi em cima. E sinto-me novamente na hall de entrada no hotel, como se todos tivesem subido nos elevadores e eu estivesse à espera que me chamasem para me dar a chave do quarto. E quando me dão, é uma chave trocada.

quarta-feira, março 28, 2007

O produtor

David Fincher, o realizador, é relativamente conhecido, mas o seu trabalho como produtor passa despercebido. Nos idos de 2002, David Fincher, através da Propaganda Films, idealizou uma inventiva e inovadora campanha publictária para a alemã BMW. Consistia em 5 curtas-metragens, por outros tantos realizadores, envolvendo um personagem, apenas designaod por "The driver", um homem lacónico que era pago para cumprir missões que iam desde trabalhar para uma estrela a ajudar a ONU. Este personagem foi interpretado por um actor na altura desconhecido, um tal de Clive Owen (pronto, se estava a perder as meninas com a conversa do filme de acção, neste momenot, elas vão ficar até ao final do texto) e a realização das curtas foi entregue a 5 espantosos artífices, que não incluíam o próprio Fincher, desta vez limitando-se a produtor executivo e mentor do projecto: John Frankenheimer ("Ronin"), Guy Ritchie ("Snatch"), Alejandro González Iñarritu ("Babel"), Wong-kar-wai ("In the mood for love") e Ang Lee ("Brokeback mountain").
Os anúncios estiveram apenas disponíveis na Internet, mas o sue sucesso foi tal que levou à produção de uma segunda série, com mais 3 curtas, realizadas por John Woo ("Face-off"), Joe Carnahan ("Narc") e Tony Scott ("Top gun"). Todas as 8 são exercícios inventivos, brilhantes e que podiam muito bem dar um filme por si. Claro que umas são melhores que outras, todas são diferente, mas igualmente interessantes. Projectando desde já a estreia de "Zodiac", dia 19 de Abril, este blog colocará, regularmente, essas 8 curtas aqui em exposição. Para começar, "Powderkeg", de Alejandro González Iñarritu, com Clive Owen e Stellan Skarsgard.

We want to believe


Há muitas maneiras de se ser explorado. Umas deagradáveis, outras nem por isso. Meus amigos, eu anuncio aqui publicamente: se isto for para a frente, eu estou lá. Ainda há saudades.

http://www.ew.com/ew/article/0,,20016219,00.html

terça-feira, março 27, 2007

Dia mundial do teatro

Só para registar. Porque Portugal é um país onde a revista à portuguesa é considerada uma tradição. Isso sim, é teatro, a Lisboa antiga e a Lisboa moderna, o Camilo a mandar piadas e a Noémia Costa a fazer de velha parva. Esperem, isso não é bem teatro...

De qualquer forma, viva o palco! POsso dizer que é um sítio mágico e aterrador em simultâneo quando estamos sobre ele, embora o currículo se resuma a gays, homens humilhados e figurantes. Nada de Hamlets, mas também, para isso era preciso talento.

Fica aqui uma versão de Hamlet que caberia bem nos teatrps actuais, com um grande actor, o único com capacidade para interpretar o personagem. Esqueçam Laurence Olivier.



P.S: Nâo é para ser exigente com quem visita este blog (e são até bastantes, obrigado!), mas eu sou só 10% do que auqi existe; vocês fazem o resto. Portanto, como até nem tem havido muito Lost por aqui, cconstruam avossa parte. :)

Pelo quintal dos outros...


- Na China, começa-se a gerar um movimento de consciencialização nacional relativamente ao ambiente. Devido ao crescimento económico incompatível com a preservação do meio ambiente, Pequim teve já perdas económicas de 512 milhões de yuan, 118 mil óbitos por cancro entre camponeses, atribuídos à poluição e daqui a 3 anos será o pais mais poluidor do mundo, superando os EUA. Para mais, a sua utilização pouco eficaz dos recursos (em termos produtivos, os EUA, com os mesmos recursos, produzem 10 vezes mais riqueza, e o Japão 20), leva a que We Jiabao, PM chinês, tenha decidido endurecer as penas para as empresas que não cumpram os requisitos ecológicos estipulados. No entanto, à luz da lei chinesa, pouco se pode faezr para as condenar. Enquanto isso, os grandes rios do país, como o Amarelo, sõa vítimas de grandes descargas semanais, com consequências nefastas para a poluição e vida animal.

- Não é dos outros, mas é nosso: um estudo feito pela Universidade de Lisboa concluiu que o recenseamento eleitoral português está inflacionado. No mínimo, existem 785.111 eleitores fantasmas, ou seja, 8,92% dos inscritos. Na prática, 1 em cada 11 eleitores não existem. Consequências? Tomemos o caso madeirense: nas listas enviadas ao govenro central, a Madeira enviou um total de 20% de eleitores que não o são, ou por terem morrido, ou por já não viverem ali. Assim, puderam eleger 6 deputados, em vez dos 5 que teriam por direito. Isto acontece noutros círuclos eleitorais do país. E não é só: tecnicamente, com as correcções, o referendo ao aborto podia ter sido vinculativo, pois em vez de 54% de abstenção, teríamos em redor de 50%. Os autores do estudo, os politólogos Luís Humberto teixeira e José António Bourdain, apontam como uma da srazões para a não corrrecção dos cadernos eleitorais a correlação entre salário dos vereadores e presidentes de cãmara e junta e o número de eleitores das respectivas edilidades.

- No Iraque, em vez de contar5em balas e mortos, alguns investigadores têm estudado o aumento de manifestações de calor humano entre iraquianos, algo que não era comum. Segundo eles, o medo e perigo de poderem não regressar quando saem de casa para mais um dia de trabalho levou a que as pessoas se sintam compelidas a demonstrar o afecto que têm uma spelas outras.

- Na Alemanha, o Exército norte-americano tem colocado anúncios nos jonrias ocm o objectivo de recrutar cidadãos de origem árabe para fazerem o papel de habitantes e terroristas nos jogos de guerra e treinos militares que os norte-americanos fazem no país. Quando os voluntários se apercebem àquilo para que vão e quem os está a empregar, rapidamente desertam. Os únicos que parecem felizes por colaborar são, oh estranheza, os curdos.

- Num capítulo mais bélico e perigoso, a Suíça invadiu o... Lichtenstein. Um grupo de 170 solados suíços, armados, entrou dois quilómetros dentro pelo principado sem se aperceber do erro, provocando gravíssimos danos capazes de fazer tremer a geopolítica internacional: atearam, e apagaram um pequeno fogo numa floresta.

segunda-feira, março 26, 2007

Este homem...


... foi Elrond, na trilogia "The lord of the rings"; foi Mr. Smith, na trilogia "Matrix"(corrijo: no filme "Matrix", os outros dois dificilmente passam como filmes) e foi também V, em "V for Vendetta". Agora vai ser Decepticon, o clásico vilão de jovens como eu, que viam os "Transformers" quando eram crianças. Hogo Weaving é o actor conhecido mais desconhecido de Hollywood.

O meu sono continua a ser o mesmo


Ontem, enquanto esperava que o meu irmão acabsse de jogar PES 6 no meu portátil para me deixar morrer mais um pouco enquanto escrevo a malfadada série, pus-me a ver televisão. Comecei a fazer zapping após o Gato Fedorento e descobri que, na RTP1, se iria desenrolar, dentro de momentos, a final dos "Grandes portugueses". Nunca liguei muito ao concurso, confesso. Já aqui exprimi a minha opinião sobre o mesmo e por isso não estava para aí virado. Mas surgiu Maria Elisa no ecrã, e por detrás dela, uns manequins vestidos como os candidatos ao prémio de Grande português. Decidi-me então por ver, aquilo tinha mesmo aspecto de programa sério.
E nos minutos seguintes, as minhas expectativas não foram defraudadas: Maria Elisa foi apresentando os concorrentes e seus defensores, tendo sempre 2 ou 3 aspectos positivos e negativos a apontar sobre os mesmos. Gostei do facto de o aspecto negativo de Cunhal ser, por exemplo, a sua admiração por regimes totalitários de Leste, ou o de Salazar ter usado a repressão durante a sua carreira política. No entanto, justificar que Camões era mau por ser brigão, ou Fernando Pessoa por afogar a sua depressão no álcool (Meu Deus, não sabia que os artistas se refugiavam nesse tipo de coisas!), mostra a parcialidade do programa: uns são os maiores, os outros parecem meninos de coro.
Mesmo assim, não perdi a esperança: Paulo Portas e Odete Santos estavam juntos, na mesma sala, a poucos metros um do outro. Quando este raro fenómeno natural se dá, temos a garantia de um finíssimo programa de humor. Não sei se isto se sucedeu durante a parte que não vi, visto que o meu irmão lá acabou por ganha a Taça Reebok e eu submeti-me ao meu triste destino. Mas algumas horas depois, fiz uma pausa e lá regressei. Apanhei mesmo Odete Santos numa diatribe contra os sinais dos fins dos tempos, nomeadamente o capitalismo e a direita. Imprevisível como um cão na época do cio, a nossa Odete. Lembrei-me então de, algures na Bíblia, um dos Cavaleiros do Apocalipse ser vermelho. O cabelo de Odete, nesse noite, estava tão encarnado, que pensei, com o tom do discurso, ser ela também um dos sinais do fim dos tempos. Mas isso não se sucedeu: afinal, Odete não declamou nenhum poema.
Soube hoje de manhã que o vencedor foi Oliveira Salazar, o que é cá uma surpresa! Algures no país, haverá gente chateada com isto. É deixá-los. Se acreditam que o fascismo vai voltar, percam vocês o sono, que eu continuarei bem descansado. Vistas bem as coisas, num tempo em que as figuras políticas parecem fracas e volúveis, e em que a menção de Salazar ou da época fascista é motivo de piada, admira a alguém que Salazar tenha ganho por esmagadora maioria? Num país que frequentemente esquece os seus heróis, não surpreende que, num voto popular, se celebrem os vilões. Eu posso ter o sono pesado, mas não vi bandeiras hasteadas, foguetes, paradas, coretjos, nada que celebrasse esta vitória. Na verdade, ter D. João II ou Aristides de Sousa Mendes nos dez finalistas foi, para mim, um sinal de esperança no meio do meu pessimismo relativamente aos mecanismos de memória nacional.
Para mais, não somos nós o povo que tem o ditado "Quanto mais me bates, mais eu gosto de ti"? Somos, não somos? Por isso, parabéns ao homem!

domingo, março 25, 2007

Será mesmo necessário?


Intelectual que se preze, quando fala de mulheres, principalmente se forem aquilo que Piaget designa cientificamente de "gajas boas", tem de ter sempre uma justificação na manga. Ele não gosta das mulheres quando são bonitas: ou elas são metáfora de alguma coisa, ou representam um arquétipo da mulher de civilização A/B/C, ou são o espírito de qualquer coisa... Enfim, intelectualizações.
Os intelectuais são parvos. Porque a beleza não é nada de intelectualizável: na verdade, gostar de uma coisa apenas porque é bela não será assim tão fútil como aparenta. E é alguém feio que vos fala... Isto vai-me fazer parecer menos gay e, por consequência, com menos hipóteses de conseguir uma miúda, mas eu gosto de mulheres bonitas. Também gosto delas inteligentes, nobres, meigas e por aí fora naquelas coisas que fica sempre bem dizer, mas gosto de olhar para uma mulher bonita. Mesmo que seja bruta como um calhau e uma grande cabra, mas eu não rpeciso dela ao meu lado: só de tê-la a alguns metros de distância para a poder olhar e dpeois seguir o meu caminho. Bem, às vezes existem aquelas que apetece observar até que a vista nos doa, mas isso é outra história.
ÀS vezes, penso se o facto de conseguirmos celebrar a beleza não será também um sinal de civilização.

P.S: E porque é que as mulheres bonitas têm todas de ser vistas de forma superficial? A senhora aí em cima, ao que parece, é autarca do PP espanhol.

A frustração

Sento-me na cadeira, defronte do portátil. À minha frente, um ficheiro Word chamado "Invocação" cruza os braços e espera que eu faça alguma coisa. De preferência, acrescentar-lhe paralavras; e para falar verdade, eu até quero; e até até escrevo. No entanto, 5 minutos depois, apago e reescrevo. E volto a apagar. É assim a minha rotina quando me tento dedicar a escrever a tal série de televisão de que aqui tenho falado. Porque é horrível não sentirmos uma joltada de energia quando lemos aquilo que escrevemos, aquele formigueiro de que está ali alguma coisa de jeito. Eu ando em permanente luta à procura desse formigueiro, mas não está fácil.
Reviro a minha percepção do processo criativo e tento descobrir como é aqueles argumentistas brilhantes das séries que vejo desencantam diálogos brilhantes aparentemente do nada. Não consigo descobrir como, e desespero um bocadinho mais. Quando começo a duvidar da minha escrita, começo a duvidar das minhas ideias; e depois disso, o poço de inseguranças que sou eu funciona em cadeia e encarrega-se do resto.
Dizem que a caneta é mais forte que a espada. Não sie qual delas dói mais, mas ambas matam a cabeça.

sexta-feira, março 23, 2007

Make-up

A gerência do blog tem a anunciar 2 novidades estéticas: a primeira, que podem ver do vosso lado direito, são os links de alguns blogs que, de uma maneira ou de outra, se entrecruzam com este. Aos que faltam, nada temam, porque tudo tem o seu tempo e este é o de experiências. A segunda novidade prende-se com a presença de marcadores por baixo dos posts. Os marcadores são áreas temáticas nas quais se divide este blog. Se gostarem de cinema e se estiverem a borrifar para tudo o resto neste blog, procurem um post dessa área, carreguem no marcador e voilá. Se gostarem de coisas mais parvas, como, sei lá, as minhas deambulações acerca da minha vida pessoal, também têm o vosso espaço: carreguem em "O fabuloso mundo de..." e sharam. Quanto às restantes... vocês vão descobrindo, não se preocupem. Há muito para ver. Sempre alerta para servir.

Reconhecimento


Para variar, este tipo de coisas tem de começar na Europa...

Burton To Receive Top Honor at Venice Film Festival


Tim Burton is to be honored at the Venice International Film Festival later this year, for his contributions to the movie industry. The Batman director will receive the lifetime achievement award at the Italian festival which begins on August 29, according to the Hollywood Reporter. Organisers also declared on Wednesday that September 5 will be "Tim Burton Day" - a full 24 hours dedicated to the 48-year-old, whose credits include Edward Scissorhands, The Nightmare Before Christmas and Charlie And The Chocolate Factory.

Fonte: www.imdb.com


Parecia incrível que o homem que que fez obras-primas como "Edward scissor-hands", "Ed Wood", "Big fish", "NIghtmare before Chhristmas" e aquele que continua a ser o melhor filme de super-heróis de BD, "Batman returns", nunca tivese sido premiado á medida do seu talento. Veneza corrigirá isso este ano.

terça-feira, março 20, 2007

Pelo quintal dos outros...


1 - O site conservador Young America já anunciou este ano a sua lista dos 12 cursos mais bizarros leccionados nas universidades norte-americanas. O vencedor este ano foi "O falo", do Occidental College da Califórnia, onde se pretende abordar a relação entre o falo e o pénis, e o significado do falologocentrismo, o falo lésbico, o falo judeu, o falo latino e a relação entre o falo e o fetichismo. Outros cursos mencionados são, por exemplo, a Musicologia homossexual, Brancura, Negritude ou Ciber-feminismo. A lista completa e sua análise encontram-se aqui: http://media.yaf.org/latest/12_19_06.cfm.

2 - O Butão, estado vizinho da Índia e uma das únicas monarquias absolutas existentes no mundo, continua o seu programa de limpeza étnica nos Himalaias contra os Lothshampas, butaneses de origem tibetana. Isto faz com que o país tenha essa rara distinção de ser aquele que, proporcionalmente, mais expulsou população nacional do seu território. Os refugiados lá estão em campos de refugiados no Nepal, impossibilitados de regressar ao país. Com a colaboração indiana, prevê-se que a coisa continue por mais alguns anos.

3 - Faz este mês de Março dois anos que saiu o primeiro número do único jornal do Sudão do Sul, o "Juba Post", que é chefiado por uma mulher, Apollonia Mathia, e conta com um corpo de redacção de 3 pessoas, fora um chefe de redacção. Apesar das pressões do governo central de Cartum, a publicação mantém-se graças à ajuda de organizações internacionais (ao nível da formação dos jornalistas) e ao empenho dos seus membros. O jornal é semanal, tem 16 páginas e uma edição que varia entre 2000 e 3000 exemplares.

4 - Eengenheiros da UCLA (Universidade da California) criaram uma micromão elentrónica que cria novas possibilidades no mundo da cirurgia, nomoeadamente de microintervenções cirúrgicas. A mão mede 12 milímetros e pode ser inserida dentro da incisão, para operar no interior do corpo por controlo remoto, diminuindo asssim o impacto de operações potencialmente invasivas.

5 - E quem não tiver mais nada que fazer com o seu tempo e aprecie modos de vida contemplativos, dê uma saltada a www. cheddarvision.tv. Your kind of place...

Pergunta pertinente

Pessoas mais inteligentes que eu darão uma resposta rápida, porque a deve haver, mas expliquem-me: porque é uma pessoa que confessa o crime, mesmo sem ser de livre vontade, tem uma automática redução da pena a aplicar? Será que a lógica católica de perdoar os pecados confessados se deve sobrepôr à lógica penal segundo a qual os culpados devem ser punidos? Só para lançar a discussão.

sexta-feira, março 16, 2007

Review: "El laberinto del fauno"


Agora está na moda gostar de Guillermo del Toro, e de cinema mexicano. Parece que de repente, los 3 amigos (del Toro, Alejandro González Iñarritu e Alfonso Cuaron) são uma grande novidade. Não são; e muito menos del Toro. Tenho de faezr uma confissão: sou fãn deste cineasta mexicano desde o filme mais insuspeito de mentira, Blade II. O melhor dos Blades, assim a milhas, não o é porque Wesley Snipes seja Denzel Washington no filme ou porque o argumento é um primor. Del Toro é sempre o melhor dos seus filmes devido ao apuro visual, quase kubrickiano de tão perfeccionista que é. Se isto é a sua foirça, normalmente as histórias que acompanham a sua obra tornam-se na fraqueza: falta sempre uma história à altura do seu poderio arregalador dos olhos. Não estou a falar de maus filmes: "Cronos", "El espinazo del Diablo", "Hellboy"... mesmo o banal "Mimic", são todos obras entre o mediano e o bom, mas os seus argumentos acabam sempre por atrapalhar a visão do mexicano. O que mais próximo esteve de atingir o patamar de génio talvez tenha sido "Cronos", a obra que o lançou internacionalmente, e que ganhou o Fantasporto. Del Toro é um exímio mestre na mistura do drama histórico com o tom de fábula. Foi preciso chegar "El laberinto del fauno" para o conseguir na perfeição.

"El laberinto del fauno" vem rotulado de obra-prima, e de facto é um enorme filmaço. Passado no período pós-Guerra Civil de Espanha, conta a história de Ofelia, uma menina de 11 anos, que se muda com a mãe grávida para casa do padrasto, um capitão trocionário franquista, que não será propriamente o pai que gostaríamos de ter, e que se dedica, entre a sua obsessão em ter um filho, à prática da tortura. Para fugir deste mundo, a menina envolve-se com estranhos seres, fadas e faunos, que lhe dizem que ela é na verdade a princesa de um mundo subterrâneo. Ofelia, muito influenciada por contos de fadas, acredita na história. E assim começa a sua jornada para voltar a ser princesa...
A fita alia a referida estética de del Toro a um argumento cuidado, estruturado, que entrecruza mundo de fábula e vida real de uma forma dicotómica. O mundo de fábula é mítico, tudo é possível; o mundo real é triste, negro, bruto. Pelo meio, a luta entre os franquistas e a resistência cruza-se com a própria jornada de Ofelia e a sua própria luta para enfrentar a nova situação em que se enocntra: a mãe enfraquecida, um padrasto frio e que a odeia e um mundo onde o seu único apego são os livros. Mas se o mundo real é essencial para compreendermos a imaginação da menina, todo o film e pertence ao poder do mito e dos arquétipos, que são afinal a definição dos personagens. Temos heróis (a Resistência), a heroína (Ofelia), o condutor da heróina (o fauno) e o monstro (o padrasto). É quase um conto infantil para adultos que Tim Burton não teria desdenhado realizar, circulando em temas como amor e morte.
Se já falamos da realização e do argumento (e não esqueçamos a magnífica direcção de fotografia e os efeitos especiais e de mauquilhagem, que fazem do Fauno e o Homem Pálido duas da smais incríveis criaturas mosntruosas do cinema recente), há duas interpretações que importa referir: a da Ofelia e a do seu padrasto, o capitão Vidal. Ivana Baquero, a Ofelia, é uma criança com quem o espectador cria uma empatia imediata, pelas suas feições, mas também uma cinrível actriz, não infantil, cuja interpretação torna todo o mundo fantástico credível. Sergi López, como Vidal, é um verdadeiro monstro, muito mais que um vilão. Um actor que preenche o ecrã em toda a sua malvadez, mas de uma forma nunca ameçadaoramente visível: ele consegue ser o puro mal, como todo os anatgonistas de contos de fadas. No entanto, este é, para mim, um dos problemas do filme: embora jogue na lógiuca de conto de fadas, Vidal acaba por tornar o final do filme algo forçado. No entanto, é este final que dão ao filme o sue tom mais permanente, e que continua a perturbar-me horas depois do seu visionamento: um sentimen to de tristeza, de desencantamento com o mudno real, como se a imaginação que temos fosse a única possibilidade de ser feliz.

Tem-se dito que o filme é uma metáfora da Guerra Civil Espanhola. Não acho. Acho que é uma metáfora da morte da criança dentro de nós e da entrada do adulto em cena. E isso é um terror ainda maior. Del Toro sabe-o bem.

Nota: 9/10

"Lost: a discussão"


Frequentadores habituais deste blog já o sabem, e os novos frequentadores têm de o saber se vão contiuar por aqui: eu sou vidrado em "Lost". E apesar de gostar muito de séries de televisão, daquelas boas mesmo boas, é muito difícil ficar realmente agarrado a uma. Ficar agarrado não é querer ver todos os episódios e conhecer os personagens pelos noms: é sofrer com o que se está a ver, sentir uma ânsia especial 5 segundos antes de começar a ver um episódio, fechar as portadas da janela junto ao computador, porque está alguma claridade e isso pode atrapalhar a experiência de visionamento, trancar a porta da divisão onde estamos para ninguém nos incomodar e, às vezes, prescindir de um ou outro evento social porque temos a nossa série para ver. Que me lembre, apenas duas séries alguma vez me provocaram este tipo de reacções: "The X-Files", opus máxima de Chris Carter e, vá lá, da ficção televisiva, e "Lost", o cocktail endiabrado de J.J. Abrams e Daomn Lindeloff.
Ora, fã como sou da série, vejo-me obrigado a sair a terreiro e ser uma voz contra-corrente, no mar de críticas negativas que ultimamente têm sido atiradas a "Lost", de todos os quadrantes, por críticos de televisão e espectadores. Na verdade, amigos meus começam já a desistir da série e a louvar outras que por aí aparecem (i.e.: "Heroes"). Porquê? Como é que "Lost" passou de uma coisa nova e excitante para saco de pancada? Acho que a resposta vai dar um pouco à ideia que temos das séries como uma coisa imutável e definida. Na minha opinião, "Lost" tem até agora três temporadas que são qause 3 séries diferentes, mesmo a nível de personagens. Embora para mim seja uma força, que mostra a criatividade de quem escreve aquilo e me seduz por não saber muito bem onde me estão a levar (e eu gosto de ser mantido na expectativa), compreendo que seja frustrante para quem começou a gostar de "Lost" por ser um programa/convívio de 14 pessoas numa praia. Chegar a esta altura com 7 escotilhas, uma aldeia de Others e outras coisas que o bom senso me impede de revelar é reealmente um afastamento dessa simplicidade. Para mais, há críticas que se têm de aceitar: há personagens que foram adicionados sem grande utilidade, por enquanto: embora Libby, na segunda série, tenha sido o interesse amorosos de Hurley, que mais fez ela? E mesmo Rose e Bernard? Ou, agora nesta temporada, Paulo e Nikki? Torna-se difícil gerir os restantes personagens desta maneira, e talvez seja a incapacidade em aprofundar os passados e as peculiaridades dos restantes personagens que levam alguna a desligarem-se da série e seus personagens.
No entanto, e para não alongar muito esta primeira abordagem, porque falarei mais vezes deste assunto para compensar a ausência de reviews dos episódios, há acusações com que discordo por completo: não acho que os autores não saibam para onde estão a ir. Na minha cabeça, pelo menos, a maior parte das coisas tem lógica interna. Para além disso, sou alguém com paciência para não querer dez mistérios respondidos num episódios. Continuo a interessar-me tanto pela maior parte dos personagens como da primeira vez que vi, e sinto-me seguro quando digo isto, porque não comecei a ver "Lost", porque era fixe ou porque me contaram: vi "Lost" quando quase ninguém via, informado pelo site da Entertainment Weekly (revista que aconelho para quem gosta destas coisas), e não me senti defraudado. Houve alturas em que me senti desiludido com alguns episódios, mas os momentos que me deixaram boquiaberto compensam largamente os primeiros. Por isso, não vou desistir. Gosto de mistéiros de resolução lenta. Quem quisere coisas rápidas e imediatas, tem "Heroes", à segunda à noite.

quinta-feira, março 15, 2007

Auto-didactismo


Tive aulas de Língua e Cultura Japonesas durante dois anos, cortesia da Faculdade de Letras. O facto de o fazer por gosto, e não por obrigação, fez com que a minha saúde mental continuasse a ser catgeoirzada pelos outros como "inexistente", mas sempre tive uma pancada pelo Japão como país, não me perguntem porquê; há costumes e opiniões nipónicas que me arrepiam de morte e me dão vontade de agarrar alguém pelos colarinhos, de tão descabeladas que são, mas por outro lado, "Lost in translation" passava-se em Tóquio, "Samurai X" é uma das minhas séries de animação preferidas de sempre e é sempre cool aprender uma língua bizarra.
A certa latura, convenci-me mesmo de que ia ser perfeitamente fluente naquilo: confiei no meu habitual jeito para aprender línguas e conseguir falá-las com boa pronúncia, mas quando, a meio do segundo ano, me apercebi de que havia um aluno que já escrevia com os caracteres japoneses, enquanto eu me limitava a decorá-los, percebi que, pela enésima vez, a minha moral iria levar uma grande pancada. Embora saiba o básico dos básicos (e às vezes o suficiente para perceber uma ou outra palavra quando estou a ver filmes japoneses), declarei-me um falhanço. Pelo menos, durante dois anos.
No entanto, não desisitirei: tenho aqui todas as fichas de apoio desses dois anos de aprendizagem. As qualidades que continuam a faezr de mim um desperdício de capacidades ambulante continuam intactas, à espera que algo as desperte. Vai ser isto, de certeza (digo de mim para mim, como um mantra hindu). Prometi a mim mesmo que irei aumentar o meu domínio do idioma japonês neste ano. Com todas as minhas forças; e ne, que fique de olhos em bico.

quarta-feira, março 14, 2007

Jornalismo humorístico

Porque o título desta notícia, lido 10 ou 20 vezes, contiua a ter piada.

http://expresso.clix.pt/Actualidade/Interior.aspx?content_id=380519

terça-feira, março 13, 2007

Conta gotas

O blog não tem estado no seu registo habitualmente profícuo. Peçlo desculpa aos que lêem e gostam, e gostava de ouvir agradecimentos daqueles que lêem e não gostam.
A nívl de vontade e discernimento, as coisas têm andado perras, mas vou tentar mudar isso nos próximos dias. Como clientes habituais da loja, achei que me devia justificar. E cá está. Houvesse mais gente que justificasse o que faz e o mundo era um lugar melhor; ou então, um antro de xoninhas.

sábado, março 10, 2007

Faz hoje dez anos...


...que estreou este monumento à criatividade em televisão e onde imperam a escrita inteligente, a boa caracterização de personagens e uma fusão entre entretenimento e conteúdo que é rara de encontrar noutros produtos em qualquer médium audiovisual. Se sou o unico a não ver esta série apenas como uma loutra que caça monstros, bem, já estou habituado a ser também aquele que gosta do "gajo e da gaja que são agentes do FBi e andam à procura de OVNIs" e também a série daqueles tipos que se despenham numa ilha.
O valor a quem de direito: Joss Whedon é um génio.

P.S: Para quem se sente curioso pelo verdadeiro legado desta série no panorama de televisivoi, ocnsulte este artigo: http://www.flakmag.com/tv/whedonlegacy.html

terça-feira, março 06, 2007

Porque é que...

...pessoas habitualmente inrtovertidas colocam fotografias da sua vida íntima e pessoal no Hi5?

segunda-feira, março 05, 2007

Empalideceu

Estava a ver agora o vídeo da "Thriller", de Michael Jackson e penso: como é que o maior artista pop da década de 80 e um dos grandes visionários da história da música popular conseguiu, de uma maneira incrível e abrutalhadamente bizarra, encontrar o caminho para a decadência que o seu nome simboliza actualmente? Os escândalos de pedofilia não podem ser a única explicação.

sexta-feira, março 02, 2007

Ele era o maior!


Mesmo quando morreu Vítor Damas e se proclamava que o guardião leonino é que era, lembro-me de ter apnhado um ou outro jogo na RTP Memória, e em resumos de cada vez que que havia um Europeu, relembrando a gesta de 84, de ver aquele Homem-Aranha a faezr defesas impossíveis e a reduzir Platini a um menino que brinca na praça de Marselha com uma bola de trapos. Não é preciso escrever muito: Bento é o maior e no par-ou-ímpar que estão a fazer,~onde quer que seja o campo de futebol para onde ele foi, os outros guarda-redes arredam e dão-lhe espaço - ele é o primeiro a ser escolhido.

quinta-feira, março 01, 2007

O capitão


Sentado no sofá, ontem à noite, via eu o Sporting-Académica, quando uma jogada leva o perigo à área dos lagartos: uma bola, cruzada por Vítor Vinha provoca um desentendimento entre Ricardo, o keeper leonino, e Anderson Polga, o Corcovado da defesa sportinguista, mas o brasileiro consegue resolver a situação cortandom para fora. O comentador justifica a situação: "Polga não terá ouvido Ricardo."
Isto leva-nos a um dos maiores problemas do futebol moderno: a voz do capitão de equipa. Na ausência de Custódio, era Ricardo quem desempenhava esta função no Sporting no jogo de ontem; e sinceramente, é uma péssima escolha para sub-capitão. Quem já ouviu a voz de Ricardo, algures entre a falta de ar de um tuberculoso e o esganiçar de uma peixeira do Mercado sabe do que falO: torna-se impossível imaginar 10 jogadores de uma equipa a respeitarem aquela vozinha de melro.
Todos os grandes capitães de equipa que conhecemos têm vozes decentes. Com a devia excepção de Cristiano Ronaldo (e o seu problema em transformar os "s" em "sh", como qualquer jogador de futebol tipo), a nossa selecção sempre se pôde orgulhar de cumprir esse critério vocal de liderança: Fernando Couto, Figo, Pauleta, mesmo o queniano Costinha... todos têm uma voz de respeito, um berro que coloca todos em sentido, que impele as tropas a remexerem dentro de si mesmas, a darem a vida pela equipa, a deixarem a pele em campo; e se formos a pensar em todas as grandes equipas europeias, facilmente chegamos à conclusão que o goloden boy do Montijo está claramente deslocado: alguém imagina John Terry a berra como se alguém lhe estivesse a apertar os tintins? Ou Puyol, do Barcelona? Ou Maldini, do Milan?Claro que não!
Por isso, Polga nunc a podia ter ouvido Ricardo naquele lance: pensou, e justificadamente, que aquele "É minha!" fosse de algum garoto na bancada, a faezr um choradinho para a mãe. Ricardo é o melhor capitão do mundo apenas numa situação: amordaçado, sem luvas e a defender penaltis de ingleses.