segunda-feira, março 08, 2010

O desmancha-prazeres


Entro já a pés juntos e digo que acho que o mulheres a celebrar o dia da Mulher é algo de tão, tão engraçado! Falarem do feminismo e das conquistas das mulheres, nesse mundo onde os homens são vilões saídos de filmes de capa e espada, e no final de contas, saltam aos pinotes com um gesto de paternalismo e condescendência. É giro, isso.
Gosto de ouvir falar do "ser mulher" nos dias de hoje. É basicamente o mesmo que sempre foi, mas com salários. É triste, mas é verdade. Poucas mulheres conseguem escapar ao seu próprio ghetto, e fazem-no porque, normalmente, percebem que ninguém quer ouvir falar de guerra de sexos. Olhem Kathryn Bigelow, por exemplo, que se tornou ontem na primeira mulher a ganhar o Oscar de melhor realização: ela não ganhou o Oscar por ser mulher, ou por querer ser feminina. Ganhou porque construiu o melhor filme dos nomeados, numa área que tem muito pouco de gaja. Foi bem sucedida, porque é competente e não anda a fazer alardes feministas. Como o dia da Mulher.
Enfim, mulheres... Diz-se que são enigmas, e é adequado, porque têm várias semelhanças com a série "Lost": oferecem mais perguntas do que respostas, suhjeitam-nos a uma experiência intensa num ambiente selvagem e a sua ausência de clarificação diexa-nos frustrados, mas quando é bom, há poucas coisas no mundo que me deixam mais aos saltinhos como se tivesse acabdo de comer peta-zetas. Embora as peta-zetas me sejam mais acessíveis.

5 comentários:

Rita disse...

este dia pode ser interpretado como um gesto paternalista, sim...mas a verdade é que como os outros 12345 dias que existem no ano a assinalar as mais variadas coisas serve daquilo que em jornalismo se chama 'gancho'. enfim, é uma data simbólica, um pretexto para chamar a atençao de problemas, desafios, conquistas que enfrentam as mulheres hoje pelo simples facto de serem mulheres...é muito lindo falar daqui, da europa ocidental, e declarar que não faz sentido este dia...mas se olharmos um pouco além do umbigo, a situacao é diferente.a identidade sexual é uma bitch...entao se lhe juntarmos outras identidades a coisa complexifica-se ainda mais. mas pronto...isto sou eu que sou feminista...ou seja, contra a desigualdade entre homens e mulheres.

Post-It disse...

Eu concordo com a Rita. Aliás, acho uma pena existir um dia da Mulher porque, de facto, só me faz pensar que se existe é porque foi/é preciso...

Post-It disse...

...Se for pensar que, actualmente, as mulheres ainda estão entre as mais pobres;
ainda são as que mais sofrem discriminações: ganham menos do que os homens, a gravidez e a maternidade continuam a ser factores de exclusão no trabalho, carreira e/ou profissão;
ainda existem milhões de mulheres em todo o mundo a serem vítimas de mutilações genitais - os hospitais portugueses continuam a atender casos de mutilação genital feminina, pois, há familias de imigrantes que perpetuam rituais de outras culturas;
que o tráfico de mulheres gera lucros anuais na ordem dos 7 milhões de doláres... Perante este cenário, não, não acho que esta data deva ser ignorada ou ridicularizada. Este dia não é para as mulheres receberem flores ou palmadinhas nas costas. É para lembrar que ainda há muito caminho a percorrer no que diz respeito à discriminação.
Claro, concordo contigo se me disseres que há que ter cuidado com os discursos banais e de vitimização. Há sempre quem prefira queixar-se a arregaçar as manguinhas...Mas julgo que não seja a isso que o dia ou a data pretenda chamar a atenção...
Para terminar, há outro issue, que digamos, não abona a favor da comemoração da data: infelizmente, hoje em dia, tudo é pretexto para paródia e regabofe...e depois, bom, lá se vai a intençao.

João Saro disse...

Era um bom tema para mandar uns bitaites, mas antes que saia com um olho negro vou apenas fazer uma proposta em prol da igualdade:

Ter um dia da mulher por ano é manifestamente pouco para a igualdade, proponho que se façam 182 dias e 12 horas da mulher por ano (183 em anos bisextos).

Agora é melhor começar a sair de mansinho.

P.S.: Quem é pela igualdade de géneros vê ténis, provavelmente o único desporto em que os prémios monetários são iguais. :p

Anónimo disse...

feminism is so sexyy yeahh.

JP