domingo, janeiro 31, 2010
Nomeações para os Óscares
A Academia de Artes e Ciências cinematográficas revela, na próxima terça-feira, os nomeados deste ano para os Óscares. Como já vem sendo tradição, este blog aventura-se em terrenos adivinhatórios do cinema e lança os seus palpites relativamente aos possíveis nomes anunciados. Este ano, há uma importante alteração ao esquema geral das coisas: os Óscares alargam o seu leque de cinco nomeados para dez. Isto significa a entrada em competição de filmes que, possivelmente, nuca teriam hipótese de outra maneira, e torna a corrida deste ano muito mais imprevisível do que poderia ser.
Sem mais delongas, aqui ficam as minhas apostas.
Melhor filme de animação (pela primeira vez, vamos ter cinco nomeados, porque conseguiu-se cumprir um mínimo de 15 filmes a concurso)
"Up"
"Coraline"
"The fantastic Mr. Fox"
"The princess and the frog"
"9"
Melhor actor secundário
Christoph Waltz - "Inglourious basterds"- O principal favorito à vitória
Matt Damon - "Invictus" - Recompensa que tem uns dois anos de atraso
Stanley Tucci - "The lovely bones" -Um vilão absolutamente horrível, por um daqueles actores invisíveis que sabe sempre bem honrar com uma nomeação
Woody Harrelson - "The messenger"- Desde o início que tem sido consistenmente indicado em prémios percursores
Christopher Plummer - "The last station" - A nomeação mais frágil, mas parece-me que o misto de veterania e papel real lhe valerá a nomeação
Melhor actriz secundária
Mo´nique - "Precious" -A favorita à vitória final
Anna Kendrick - "Up in the air" - Consistente desde o início de temporada de prémios
Vera Farmiga" - "Up in the air"- Este é um filme de actores, uma dupla nomeação não surpreenderá
Melanie Laurent - "Inglourious Basterds" - Neste filme que é claramente apoiado por actores, como o indicam o prémio do SAG, alguém será nomeado. Aposto em Melanie Laurent, porque acredito que haverá uma surpresa na categoria. E essa surpresa poderá incluir Diane Kruger.
Penelope Cruz - "Nine" - No difícil quinto lugar, aposto que aparecerá alguém do elendo de "Nine". É um filme de actores, e Penelope Cruz será a que terá melhor hipótese. Ela ou Marion Cotillard. E nunca, nunca descartar Julianne Moore, em "A single man".
Melhor actriz
Meryl Streep- "Julie and Julia" - La Streep está garantida
Sandra Bullock - "The blind side" - A rival de La Streep este ano, também (medo!)
Carey Mulligan - "An education" - A jovem revelação britânica está também garantida
Gabby Sidibe - "Precious" - Confirmada
Emily Blunt - "The young Victoria" - O traiçoeiro quinto lugar. Na minha opinião, isto é entre Emily Blunt e Helen Mirren, em "The last station". Ambas são britânicas e interpretam personalidades reais. No meu caso, a aposta em Blunt é uma questão de feeling.
Melhor actor
Jeff Bridges - "Crazy heart" - Certinho, e o provável vencedor
George Clooney" - "Up in the air" - Confirmado, a estrela de "Up in the air" e um daqueles gajos de quem toda a gente gosta
Morgan Freeman - "Invictus" - O respeitadíssimo Freeman a interpretar Mandela num filme de Eastwood. É como seguir uma fórmula.
Jeremy Renner - "The hurt locker" - Ele carrega "The hurt locker", o grande favorito dos Óscares deste ano
Colin Firth - "A single man"- Desde que recebeu o prémio de Melhor actor em Veneza que Firth está na linha da frente, mas cuidado com a ultrapassagemd e Viggo Mortensen, em "The road"
Melhor realizador
Kathryn Bigelow - "The hurt locker" - A favorita à vitória neste momento e a primeira mulher com uma hipótese real de ganha ro Oscar de melhor realizador
James Cameron - "Avatar"- Garantido, com o filme mais rentável da história
Quentin Tarantino - "Inglourious basterds" - O auteur terrible também está garantido num filme adorado por actores
Jason Reitman" - "Up in the air" - Um filme clássico que cai bem entre realizadores conduzirá Reitman à sua segunda nomeação em três anos
Lee Daniels - "Precious" - A lógica indica que Daniels ocupe este lugar, mas um bichinho na minha cabeça alerta para Neill Blomkamp, realizador de "District 9", numa possível surpresa
Melhor filme
"The hurt locker"
"Avatar"
"Up in the air"
"Inglourious basterds"
"Precious"
"District 9"
"Up"
"Invictus"
"An education"
"A serious man"
Aqui é a categoria mais divertida de prever. Penso que os cinco primeiros filmes são caso encerrado. A partir daí, é um jogo de adivinhar. Pelos prémios percursores e feeling geral na indústria, "District 9" receberá uma nomeação, algo impensável há uns meses. A Pixar, que no ano passaod esteve à porta com "Wall-E", conseguirá finalmente sair do ghetto da animação com "Up". "Invictus" é um filme tão tradicionalmente oscarizante que me parece impossível ficar de fora. "An education" preenche a quota britânica, que ultimamente tem dominado os Óscares. O último lugar é uma grande incógnita."A serious man", dos Coen, parece-me ter a dianteira de momento, mas dois candidatos podem destroná-lo: "Star Trek" (sim, leram bem: "Star Trek") ou "A single man", a obra moody de Tom Ford. É preciso ter atenção.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
oh menino!Já foste ver o Avatar?
E o que é que me dizes?!
Ainda não fui ver e ando a adiar vezes demais. Tenho de vê-lo, por curiosidade e febre de Óscares! Depois deixarei aqui o comentário! :) Já viste? Que achaste?
Enviar um comentário