O cérebro esconde os segredos que nos dão a racionalidade. Separa-nos dos restantes animais, concede-nos capacidades incríveis de memória e inteligência; e continua a ser, ainda assim, um lugar extremamente inquietante onde moram os processos que criam essa entidade nebulosa e misteriosa que é a nossa consciência. Nos seus confins e sem fins, surgem inúmeros distúrbios neurais e neurológicos que levam alguns de nós a agir de maneira bizarra e sem sentido. Esses distúrbios desenvolvem-se normalmente em síndrome mentais que condicionam o nosso comportamento podem, nalguns casos, alterar por completo a visão que temos do mundo e a maneira como vivemos nele. O de Anton-Babinski, por exemplo, afecta pessoas que são cegas, mas se recusam a acreditar nisso. Os afectados podem pelo menos confortar-se no facto de lhes ser impossível sofrer de síndrome de Alice no Pais das Maravilhas – também conhecido como síndrome de Todd – que provoca danos na nossa percepção: qual Alice sob o efeito do chá do Chapeleiro Maluco, começam a ver tudo de maneira distorcida. Objectos longínquos tornam-se próximos e vice-versa. Embora possa ocorrer muitas vezes na fase de vigília do sono, é também muito comum em estados conscientes como sintoma de outras doenças como a mononucleose ou enxaquecas. A percepção é uma área onde o nosso cérebro adora pregar-nos partidas. Nem sempre no mundo físico. O engano de Capgras é uma condição médica onde o indivíduo caminha com a permanente sensação de que todas as pessoas próximas de si foram, na verdade, substituídas por impostores. Quem ordenou tudo isto? Não sabe. Talvez “Eles”. Quem são “Eles”? Ora, são… “Eles”. Em casos extremos, este engano pode até dar a entender de que o próprio tempo foi alterado, acelerado ou abrandado. É habitualmente associado a casos de esquizofrenia e estatisticamente, afecta mais mulheres do que homens, naquilo que é a Ciência a contribuir para as guerras de género que imperam hoje em dia. Não confundir, no entanto, com a Ilusão de Fregoli, onde surge a ideia persistente de que aqueles que nos rodeiam são, na verdade, a mesma pessoa que se vai disfarçando uma e outra vez para nos enganar. Nenhuma destas doenças, no entanto, afectaram alguém com Prosopognosia, que torna alguém incapaz de reconhecer qualquer rosto que lhe deveria ser familiar. De todas as condições que falo hoje, esta é a única hereditária e suspeita-se que uma em cada cinquenta pessoas sofre dela em algum grau.
Por vezes, o cérebro faz-nos crer
que morremos ainda que sintamos o nosso coração a bater. O Engano de Cotard
leva alguém a crer, com todas as forças e ilusões, de que na verdade é um
cadáver, um zombie, e a sua carne apodrece a cada segundo que corre, que perdeu
o seu sangue e os seus órgãos. Isto pode dar para ambos os lados: ou o paciente
acredita que acabou a sua jornada neste mundo ou então que se tornou imortal.
Deve estar relacionado com o ego de cada um. Para compensar, o síndrome de Kluver-Bucy
injecta vida nesta velha carcaça e leva a comportamentos de verdadeiro devorador.
Habitualmente provocado por um trauma físico, provoca uma vontade descontrolada
de comer tudo o que seja material, desde comida até gelo ou terra ou madeira ou
rochas, uma tendência para analisar tudo com a boca – levando a fixação oral a
todo um outro patamar – a incapacidade de reconhecer pessoas e objectos
familiares e até uma hiperssexualidade que se pode tornar bastante incómoda
para familiares, amigos, esposos, animais de estimação e aspiradores. Alguém
com esta voracidade poderá ter um encontro bem interessante com quem sofre de
síndrome de Diógenes, habitualmente conhecido como “acumulador”. Há poucas
doenças com nomes mais irónicos: Diógenes era um filósofo ateniense conhecido
por ser despojado e lendariamente habitar no interior de uma jarra. Saía dela
para ensinar os jovens atenienses e procurar companhia para os seus passeios na
ágora da cidade-estado grega. O doente deste síndroma, pelo contrário recolhe
tudo o que encontra e guarda em casa. Tranca e porta e evita qualquer contacto
humano. Lentamente, perde as inibições, a auto-preservação e casos houve onde
após anos de isolamento, a Polícia forçou entrada e casa e encontrou o
inquilino que sofria desta condição cadavérico de várias semanas, sem que
ninguém tivesse notado de outra forma que não pelo cheiro incómodo.
Por vezes, torna-se difícil
decidir o que deitar fora. Principalmente para quem sofre de Aboulomania, que
torna uma impossibilidade patológica o acto de escolher. Uma pessoa dá por si
congelada, incapaz de tomar qualquer decisão, mesmo a mais simples. Muitos de
nos são indecisos, em parte porque as informações que levam a qualquer escolha
estão espalhadas pelo cérebro, que as reúne da maneira julgar ser mais útil
para nós. Mas que sofre desta condição simplesmente não toma decisões. O que
pode ser uma boa desculpa para a próxima vez em que quiserem descalçar uma bota
bicuda, como quando vos perguntarem opinião sobre o projecto pessoal de alguém
ou uma peça de roupa acabadinha de comprar na loja. A incapacidade social
afecta também os pacientes de Taizin Kyofusha, muito comum no Japão por
exemplo, que provoca um medo tremendo de relações interpessoais. Leva a que nos
sintamos embaraçados connosco, com medo de desagradar a outras pessoas e num
caso extremo, convence alguém a não embaraçar os outros com a sua simples
presença, pelo aspecto, cheiro ou mesmo tom de voz. Na mesma zona geográfica, é
temido o Koro, um síndrome que leva um homem a acreditar que os seus genitais
estão a encurtar de tal forma que inevitavelmente provocarão a sua morte. O primo indiano desta condição é o Dhat, um
temor irracional de que se está a perder o esperma através da urina e do suor
durante a noite, enquanto um macho está distraído e mais vulnerável. Em pessoas
vindas dos Oriente é também muito comum o síndrome de Paris, que conduz os seus
sofredores à chocante conclusão de que a Paris que visitam não é aquela que
lhes foi apresentada na publicidade. Perdem parte da sua personalidade,
passeiam por Paris com o medo de serem perseguidos e ostracizados (embora
conhecendo os Franceses, esta é a parte da doença que me custa menos a aceitar)
e levar a sintomas físicos como tonturas, suor excessivo, alteração do ritmo
cardíaco e vómito. No entanto, Paris não é a única cidade a provocar fortes
reacções mentais em quem visita. Em Jerusalem, talvez inspirados pelo facto de
estarem no feudo de três religiões monoteístas, alguns turistas sentem-se
invadidos por uma fé religiosa absoluta, convertendo-se sem hesitar à adoração
de Deus, seja qual for a sua designação. Apesar de não ser reconhecida
oficialmente como condição psiquiátrica, já foi verificada nalguns indivíduos
que se tornam psicticamente zelotas, tentando converter outros à força e
afirmando viver experiência sobrenaturais e assistindo a milagres. O cura,
aparentemente, é remover esses chatos da cidade israelita. A coisa parece ir ao
sítio. Fosse tão fácil assim resolver os problemas daquela região.
Alturas há em que as pessoas não
querem ser pessoas, mas sim animais. A Lincatropia, ou seja a ilusão em alguém
de que na verdade é um lobo, é conhecida do público em geral pela sua
associação com o mito do lobisomem. Menos conhecida, no entanto, é a
Boantropia, a convicção férrea que inspira num ser humano comportamentos de vaca
– literais, atenção – porque este crê ser uma. No livro de Daniel, dos Antigo
Testamento, o rei babilónio Nebuchadnezzar II sofria desta condição, tendo sido
expulso do seu palácio e conduzido a um prado onde ficou a comer erva. Um outro
governante persa chamado Majd Al-Dawla foi curado por Avicena, famoso médico
muçulmano, de uma ilusão semelhante que o levava a mugir no trono e a perguntar
a outros se não queriam matá-lo e preparar uns bifes a partir do seu lombo. Algumas
doenças do género levam homens a agir como animais, mas não pelo comportamento:
o síndrome de Wendigo desperta uma vontade incontrolável de absorver carne
humana, mesmo quando há outras comidas disponíveis. O seu nome vem de uma
criatura do folclore de algumas tribos nativas canadianas. Mas não se assustem
com tudo isto. São condições raras e que, em princípio, não vos afectarão. Não
ajam como se sofressem de Kufungigisa, que é o problema de quem pensa demasiado
e que está registada no Zimbabwe onde um paciente se queixava de que o seu
coração doía muito pois ele não conseguia parar de pensar; só vos desejo,
perante este texto, um ataque agudo de síndrome de Stendhal, que deve o nome ao
famoso escritor e provoca um arraso incrível quando confrontado com uma obra de
arte inegável. Disso, espero que sofram um ataque súbito e inapelável.
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