terça-feira, fevereiro 13, 2007

Lost in the island: 7


E acabou o sobressalto! "Lost" está de volta, o mundo voltou à sua normalidade aparente e todos nós, lostómanos, podemos voltar novamente a ficar meia semana pedrados e a outra meia à espera da dose seguinte.
O episódio de regresso foi nada menos que potente. Não terá sido o mais brilhante de todos, nem, como li algures, o melhor da terceira série. Mas foi talvez aquele que melhor condensou aquilo que me leva a adorar "Lost": pontas de mistério, um ritmo alucinante, as relações entre os personagens e o humor desconcertante (neste episódio, Sawyer brindou-nos com mais alguns dos seus epítetos, o meu preferido "Xnea", aplicado a Alex.) Nnum episóido sobre Juliet, ficámos a saber que a dominadora e algo assustadora Juliet fora no passado uma especialista em fertilidade a quem o insulto Xoninhas não faz justiça. Para além das transformações físicas que todos nós conhecemos, a ilha faz algo também à personalidade das pessoas. Parecendo que não, o flashback acabou por ser bastante revelador sobre alguns pontos da mitologia anteriormente abordados e que agora ficam mais claros: a obsessão por crianças, a perseguição a Claire e porque raio é que o Ethan tem cara de pedófilo. Mais uma vez, os argumentistas criaram em mim uma vontade de lhes fazer uma espera, ao colocarem o pão na boca do espectador para logo a seguir tirar e fazer caretas: a cena em que Tom (aka Zeke, aka Mr. Friendly, aka o personagem gay da série) responde a porque é que eles não levaram Ben para ser operado fora da ilha, visto que tem aceso ao exterior. "Ah, desde que o céu se tornou púrpura que.... Olha, olha, rompeste uma artéria!!!"
E a cara de corno com que Sawyer ficou quando Kate se desmancha a chorar ao relembrar o seu primeiro momento com Jack? O nosso médico, aliás, acabou por levar a sua avante, apesar de prever que o espera uma jaula. Juliet, essa parece-me que também experimentará o cativeiro.
Já agora, mais alguém fez as contas como eu? Juliet veio para a ilha no dia 11 de Setembro de 2001. Apenas curiosidade?
O momento mais alucinante do episódio não foi o tiro que a loura espetou a Danny (preferia que tivesse sido Sawyer a fazê-lo), mas sim a cena à la Laranja Mecânica, em que Carl, namorado de Alex (que toda a gente ficou espantada por saber que era filha de Ben... Hello? Já tinha sido referido e claro que não é filha biológica, mas sim adoptiva!). Isto confirma um lado profundamente sinistro dos The Others: aquilo era, indubitavelmente, uma lavagem ao cérebro e em simultâneo, um colocar de ideais que convêm. Será a ilha a base de uma seita comportamental? Um caso a ver.
Bem, qualquer coisa, é comentarem aqui! Previsões: Kate não se vai ficar e irá buscar Jack; o estado momentaneamente debilitado de Ben criará conflitos de poder nos The Others; e o Charlie tem de levar um balázio!

Sem comentários: