quarta-feira, outubro 17, 2007

Um apelo

Aqui há uns anos, o escritor indiano Salman Rushdie foi condenado a uma fatwa pelo então Ayatollah Ruhollah Komeini, um senhor iraniano parecido com o vosso avô, mas que não dá oprendas a ninguém pelo Natal. O motivo foi a feitura de um livro, "Osversículos satânicos", que se mete com a doutrina islâmica Ora , o que é uma fatwa? Trocado por miúdos, é uma sentença de morte, que permite a qualquer muçulmano de bom gosto poder matar Rushdie quando bem lhe apetecer se o apanhar a jeito.
Ora, há uns rapazes chamados fundamentalistas islâmicos, não há? E estes rapazes são um bocadinho susceptíveis, não são? Têm umas bombas e umas AK-47 e tal, não é? E não gostam nada quando alguém se mete nas coisas religiosas deles, certo?
Então expliquem-me porque é Rushdie ainda hoje tem a fatwa a pender-lhe sobre a cabeça e ainda ninguém fez nada a própósito do rato chihuahua que é Mika, um libanês que canta na língua do grande satã, para além de se mexer de uma maneira pouco, digamos, muçulmana. Vejam lá isso, pá!

6 comentários:

Rita disse...

hum..apenas uma precisao. Fatwa é um juízo religioso emitido por um académico (mufti) hábil e conhecedor da lei islamica (sharia) sempre que existe um conflito acerca da interpretação da sharia. não é necessariamente (não o é na maioria) um juízo de morte. Foi-o neste caso.
E pobre do Mika, Bruno.

luminary disse...

Obrigado pelas precisões, Rita! :)

Miguel Monteiro disse...

eu acho que sim, certa e obviamente. é isso e o Mika.

Andie disse...

Bem apanhado, Bruno! Sai uma fatwa pró Mika:D (já merecia!)

Anónimo disse...

Por mim e quanto a esse Mika, era atá-lo a um pinheiro... e acho que o resto já sabes...

CIA

João Santiago disse...

se o sr. Freddy Mercury por cá andasse..estaria neste momento a abanar a cabeça.