segunda-feira, maio 05, 2008

Dica aos samaritanos

Um pequeno conselho útil, embora tardio, para os voluntários do Banco Alimentar contra a Fome: na vossa campanha anual de recolha de alimentos em hipermercados e grandes superfícies (ora bem, se uma coisa leva hiper no nome, já quer dizer que é grande, certo?), façam o vosso trabalh
o de casa convenientemente. Quando oferecem os sacos às pessoas para lhes pedir que contribuam, expliquem exactamente o que querem. Podem arriscar-se a que alguém traga carne, ou fruta, ou outras coisas que tão espectacularmente apodreceriam nos vossos armazéns. Por sorte, já estive no papel desses mesmos voluntários uma vez (curiosamente, envergando uniforme mirim, o que me dá a honrosa distinção de estar duplamente no papel de quem faz um frete) e sabia exactamente o que podia trazer.
Eu percebo que deve custar estar lá o dia todo, e ter de aturar pessoas que se estão a borrifar para este tipo de coisas (hei, eu vendo calnedários porta a porta todos os anos), mas uma pequena atenção não para connosco, os que oferecemos sem pedir nada em troca, mas sim aqueles que beneficiarão do vosso excelente trabalho. Fica a dica. Não a da semana, claro. Não tenho classe suficiente para isso.

Sem comentários: