quarta-feira, junho 04, 2008

Das tripas

Escrevo este post consciente de que sou a pior pessoa para abordar este assunto, pois padeço de uma condição genética que me torna frágil: sou benfiquista. Neste história da suspensão do Porto das competições da UEFA (até ver, que eu sou muito céptico), vai-se falar tanto do FCP como do SLB. Por várias razões, que vão desde o facto de ter sido o Benfica a fazer a queixa como da habilidade com que Pinto da Costa usa o Benfica para sacudir a água do capote e atirar areia aos olhos dos sócios do seu clube.
Digo desde logo que não acho que o Benfica mereça estar na Liga dos Campeões. Qualquer benfiquista de bom senso sabe o horrível campeonato que fizemos este ano. No entanto, isso não impede que alguma justiça não esteja a ser feita. Aliás, foi precios a UEFA para fazer qualquer coisa de parecido com isso. A Liga brincou aos juízes e se dependesse da Federação, em nada se mexeria. Foi patético ouvir Gilberto Madaíl pedir equidade para o FCP quando há alguns anos, o Marselha, clube francês, foi suspenso das competições europeias e perdeu um título europeu em condições semelhantes a estas. Estamos a falar de França, não do Azerbeijão ou de San Marino. Neste caso, todo eu sou a favor da equidade.
O procesos Apito Dourado ainda nao chegou ao fim. Eventualmente, pode-se provar que o FCP está inocente e isto é tudo uma cabala contra o Norte e contra Pinto da Costa, como o presidente portista tanto gosta de gritar, com uma má educação que é descrita por uma comunicação social graxista de fina ironia. Eu não ponho em questão o valor da equipa portista dos últimos anos e a ser provada corrupção, isso torna ainda mais idiota a gestão deste senhor. Quando se tem um clube fraco, entendem-se métodos trapaceiros; quando se tem inequivocamente a melhor equipa do campeonato, é o puro e simples acto de provar o seu poder. Se o Porto não recorre da condenação por actos de corrupção, está a assumir alguma coisa. O próprio presidente disse que perder seis pontos não interessava. Para a nossa Liga, não. Na UEFA, a história é outra. Um erro tão básico é o que está a conduzir a este processo todo, e se o FCP não conseguir reverter esta sentença, o culpado será apenas e só o seu presidente, que põe a sua honra e a sua personalidade acima dos interesses do clube. Virando a guerra congtra o Benfica, usa novamente o argumento regionalista para se desculpar, e faz com que se esqueça de todos os anos de suspeitas e provas de corrupção por parte do FCP, transformando tudo isto numa birra do Benfica. Somos o menino da 2ª classe a fazer quexinhas do calmeirão. Sabem que mais? Ainda bem que alguém o faz.
Apesar do meu benfiquismo, confesso que houve dois períodos em que não fui benfiquista: quando o Rui Águas, o meu jogador preferido, estava no Porto, e quando João Vale e Azevedo foi presidente do Benfica e usou o seu nome para todo o tipo de trafulhices. Não me sentia bem com isso, tenho uma complicada bússola moral. Se isto estivesse a contecer ao Benfica, aplaudiria a UEFA. Não suporto aldrabões, pessoas que enganam os outros. Confunde-me que boa parte dos adeptos portistas que conheço sejam indiferentes a isso. O que importa é ganhar. Realmente, Portugal é um país propício a isso, o sucesso a qualquer custo, a ilegalidade como meio aceitável de chegar a um fim.
Fico algo consolado com isto, porque faz com que um céptico pessimista como eu sinta a felicidade de poder pensar que está errado, e há por aí justiça.

1 comentário:

João Santiago disse...

Em relação à tua afirmação do Benfica não merecer ir à liga dos campeões: Desde quando os títulos e objectivos do futebol são para ser merecidos. O passado comprova-o. Os títulos são para quem ganha e pronto. Desde que tudo seja feita segundo as regras do jogo, independentemente de quem jogue bem ou mal,faça um bom ou mau campeonato, a vitória pertence a quem introduz a bola dentro da baliza mais vezes que o adversários. e pronto.

O Benfica 'merece' (perdão, VAI) ir a Champions, porque alguém se 'portou mal' e foi justamente impedido de participar.