sexta-feira, março 13, 2009

Hei, mas aquele gajo/a é... Parte 1

Estrelas de cinema toda a gente as conhece. Ah, o Will... Ah, a Angelina e o Brad... Aj, o Johnny... Ah, o Di Caprio... Ah, a Julia, o George e o Matt... Isso é tudo muito bonito. Elas ganham milhões, os seus nomes encimam cartazes, as suas caras fixam-se no nosso cérebro e não saem.
Há, no entant, outras caras que aparecem nos filmes e também compram um apartamento dentro da nossa cabeça. De cada vez que elas aparecem, nós conhecemo-las, são familiares, são como aquele amigo que fui àprocura de trabalho no Luxemburgo e já não lhe mandamos uma mensagem de Hi5 há três meses, mas ainda nos lembramos que lhe devemos 300 euros e se calhar é por isso que não lhe escrevemos há três meses. Esses actores e actrizes que não sendo vedetas, são instantaneamente reconhecíveis pertencem à categoria de "Hei, mas aquele gajo/a é...": presenças secundárias, embora intensas; reis do typecasting, a quem os realizadores recorrem sempre que determinado personagem cliché aparece nos guiões; especialistas em fazer o máximo de um papel que no guião são quatro linhas e uma didascália. É as esses actores que este blog quer fazer uma homenagem. Não citaremos actores secundários com nome conhecido, tipo Bill Paxton e Lance Henrikssen. Aqui, interessam-nos os que compõem realmente o pano de fundo. Vamos à parte 1.

Nome: Danny Trejo
Typecasting: Marginal latino-americano
Papel mais conhecido: Talvez Machete, que aparece em "Desperado" e nos trailers falsos de "Grindhouse"
Comentário: Danny Trejo faz quase exclusivamente o papel de home duro hispânico. De facto, na vida real, este actor é primo de Robert Rodriguez e já esteve preso. Tem tatuagens por todo o corpo, uma cara que parece ter sido alisada com um rolo compressor com brita colada e um ar de quem vai bater no padre só porque tossiu durante a missa. Os seus personagens têm quase sempre nome de armas brancas que são capazes de aleijar, e como Machete, ele parece ter facas suficientes para abrir um restaurante próprio. Se precisarem de mais provas da sua dureza, Trejo vai entrar naquele que promete disputar com "Predator" o título de elenco mais másculo da história de cinema: "The expendables", o próximo filme de Stallone

Nome: Michael Ironside
Typecasting: Altas patentes do exército ou vilões (quase o mesmo)
Papel mais conhecido: Richter, em "Total Recall"
Comentário: Ironside é um actor canadiano que praticamente põe os espectadores em sentido com um urro ou um simples movimento de narina. Nunca o convidariam a fazer de pai extremoso e carinhoso; provavelmente, aquele pai que põe o filho a dormir fora de casa porque este se esqueceu de limpar os pés antes de entrar. Os personagens de Ironside têm também uma estranha e mórbida tendência para ficarem sem membros, quer vivam ou morram nos filmes em que entram. Como diz Arnie em "Total recall", "I'll see you at the party, Richter!"

Nome: William Fichtner
Typecasting: Badasses no geral
Papel mais conhecido: Alex Mahone, em "Prison Break"
Comentário: Quase sempre o mais intenso actor a trabalhar nas cenas em que entra, Fichtner interpreta normalmente personagens com as quais não gostaríamos de nos meter na vida real, sejam elas o comandante do Space Shuttle de "Armaggedon" (sim, Fichtner pertence ao clube Michael Bay) ou o banqueiro a ser assaltado pelo Joker no recente "The dark knight", que embora derrube dois assaltantes a tiro de caçadeira, é indubitavelmente derrubado por um tipo mais psicótico e intenso que ele. O seu talento pode ser atestado por trabalhar com alguns dos grandes realizadores da actualidade, como Ridley Scott, Michael Mann ou Christopher Nolan.

Nome: Kurtwood Smith
Typecasting: Duro (normalmente um pai rígido ou um vilão diabólico gone loco
Papel mais conhecido: Talvez o obcecado por pontapés no rabo "Red" Forman, em "That 70's show"
Comentário: Kurtwod Smith, que agora faz mais carreira na televisão, em séries como "House", "24" e "That 70's show" é o elo perdido entre figuras parentais temidas e mauzões absolutamente destruidores. Segundo ele, prefere interpretar vilões, porque os realizadores deixam-no fazer coisas inqualificáveis. Como em "Robocop", onde o seu personagem, Clarence Boddicker", arruma um Peter Weller pré-armadura de Robocop, atirando inclusivé nos seus dedods dos pés. Para além disso, passa o filme todo a matar gente como quem tem de apanharo autocarro no quotidiano.

Nome: Christine Baransky
Typecasting: Tia de alta sociedade, normalmente bitchy; quando não é esta, normalmente mulheres extremamente arrogantes
Papel mais conhecido: Uma das amigas de Meryl Streep em "Mamma mia"
Comentário: Baransky é uma veterana da Broadway, o que já lhe valeu participações em musicais, como o acima citado "Mamma mia" e também "Chicago", onde tem um número com Richard Gere. No entanto, é o papel de mulher irritante de alta sociedade que mais a tornou conhecida entre o público, e ela fê-lo numa série de filmes quase consecutivos: "The birdcage", "Bowfinger", "The guru", "The ref"...

1 comentário:

Anónimo disse...

Bela homenagem! Não te esqueças de mim... LoL