domingo, maio 27, 2007

Review rápida: "Spider-man 3"


Eu quis esperar uma semana para confirmar. Não podia analisar o filme a quente (algo que, certamente, acontecerá quando vir "Zodiac"), e deixei que a poeira assentasse em mim. E concluí que não há como fugir: "Spider-man 3" é uma desilusão.
Gostava de me alongar nesta crítica, elogiando o filme às pazadas, porque gostei bastante do primeiro e o segundo é, para mim, um blockbuster perfeito. Este terceiro filme, na sua vontade de querer ser mais, patina precisamente onde os anteriores tinham sido fortes: a sua coesão argumentativa, a estrutura da história, o equilíbrio entre o vistoso e o que tem de ser contado, pelos personagens e suas acções. O que afinal interessava era Peter Parker e a sua evolução como pessoa, interligada com a do seu alter-ego heróico.
Sam Raimi, na opus 3, parece abrir mão de tudo isto, ao fazer do filme uma feira-popular, com diversões para todos, entretenimentos duvidosos e onde o algodão doce umas vezes é muito bom, outras é rançoso. Encontraos Peter Parker num sítio onde não o víramos anteriormente: bem sucedido: tem a mulher da sua vida, o emprego corre-lhe bem, Nova Iorque parece finalmente gostar do Homem-Aranha. Até que entra em cena um simbionte alienígena, um melhor amigo que o trai e algo relacionado com a morte do tio Ben que ameaçam lançá-lo na pisicna das suas inseguranças e deitar tudo a perder.
Um ponto de partida interessante que pedia drama de personagens e não 3 vilões recheados de efeitos especiais, a destruir um conjunto que dveia ser coeso. Sam Raimi, habitaulcienasta cinético, contiua com a sua precisão maníaca de montagem, mas numa sequência onde quer enfiar 4 personagens à luta, deita tudo a perder, apesar de um ou outro bo pormenor. O filme, esquizofrénico, deixa o espectador desesperado. Quando é bom, é do melhor; quando é mau, bate mesmo no fundo.
Fala o fã do aracnídeo: no próximo filme, deixem-se de megalomania,s back to basics (que é como quem diz, à fórmula tradicional) e como sei que há um quarto capítulo aí, fica a oportunidade para se redimirem...

1 comentário:

João Santiago disse...

o primeiro ve-se. o segundo é muito mau. o terceiro..nem o devo sacar.