quinta-feira, julho 19, 2007

Where's the love?

Saíram agora as nomeações dos Emmys deste ano. Normalmente, respeito mais estes prémios que os Oscares, pela simples razão habitualmente premeiam a qualidade. Digo normalmente, porque temos também de entender que isto são prémios entregues em grandes cerimónias: o cínico dentro demim percebe porque é que série profundamente boas mas insignificantes ao nível de audiência (como "The wire") nunca aparecem nas principais nomeações.
No entanto, este ano, com um sistema de voto alterado e que dá preponderância ao voto popular (que na prática indica que a qualidade de uma série é correspondente ao número de espectadores que tem), os Emmys foram piores que os Óscares têm sido ultimamente.
Os nomeados para melhor série são "The sopranos" (justo), "House" (série razoável, que é carregada às costas por Hugh Laurie), "Boston Legal" (bem escrita, mas, vá lá, simpática), "Heroes" que teve uma queda a pique no final de temporada) esse violento e mal-cheiroso bozeiro chamado "Grey's anatomy", que, e a generalidade da crítica concorda, teve uma temporada para esquecer. Agradeceu-se deixarem de fora "24", na sua pior season de sempre, mas eu pergunto: onde está "Lost"? Posso parecer parcial, mas só quem não tem olhos na cara não reconhece que a partir do décimo episódio, "Lost" foi a coisa mais criativa que va na TV este ano (e acreditem que vejo muita série!). Onde está "Friday night lights", um drama sobre futebol norte-americano quase demasiado complexo e subtil para passar em sinal aberto? E "Dexter", que, oh desespero, nem sequer está nomeado para melhor actor, num roubo digno de figurar no panteão da indignação que rodeu a ausência de Hugh Laurie no ano passado? E "Rescue Me"? E podíamos continuar por aí fora.
Ok, obviamente estou a ser parcial. Estou a falar do meu gosto. Mas quem me conseguir provar que perante a boa televisão que foi deixada de fora, aquela lista de nomeados faz sentido, ou seja, deve ser chamada de as 5 melhores séries do ano, ganha um prémio. A sério

(E vá lá, Terry O'Quinn e Michael Emerson, o Locke e o Ben Linus, de "Lost foram nomeados. Mas gostava de saber onde está Elizabeth Mitchell, a Juliet. Expliquem-me esta também.)

2 comentários:

João Santiago disse...

e JERICHO? hein? hein?

Anónimo disse...

Não concordo com o comentário acerca da Elizabeth Mitchell, talvez com o decorrer da série se perceba se ela é boa ou não (em termos de performance, já que, de resto, nunca vai ser um A+ como a "Sardinhas"). Mas sei que o "Sou um tipo complexo, querida" vai concordar comigo se disser o nome Dominic West... já que é para ser parcial e personalizar...

Vítor H.