segunda-feira, janeiro 19, 2009

Outro parvo no lugar dele

Fui apanhado hoje de manhã de surpresa pela morte de João Aguardela, vocalista da extinta banda Sitiados e mentor de dois interessantes projectos no cruzamento da música tradicional portuguesa e da pop: Megafone, em solitário, e Naifa, com Luís Varatojo e Mitó. O homem tinha 39 anos e morre de cancro. Só isto já é triste, mas o mais triste é ele andar por aí, algo despercebido, a fazer a música portuguesa andar para a frente (antecipando o ressurgir do tradicional nno mainstream musical e a publicação de álbuns à revelia das editoras) e ser preciso morrer para que me lembrasse disso.
A sua música mais conhecida talvez seja "Vida de marinheiro", quando os Sitiados queriam imitar os Pogues, mas foi quando este grupo atingiu a sua maturidade musical, seguindo a velha regra musical de acabar após tê-la encontrado, que acho que Aguardela começou a ficar realmente interessante do ponot de vista artístico. Fica aqui, em jeito de homenagem, o tema "Outro parvo no meu lugar", que, nem de propósito, é uma das minhas canções portuguesa preferidas.

3 comentários:

Nuno disse...

É um facto que a muita gente só lhe é reconhecido o mérito e prestada a merecida homenagem quando partem. Neste caso não há excepção e, só depois de ele morrer, é que se avalia todo o trabalho que ele fez e lhe é reconhecida a importância que teve na música portuguesa. Durante a sua vida, o seu trabalho passou completamente despercebido para a esmagadora maioria das pessoas.

Abraço,
Nuno.

João Almeida disse...

Sempre acompanhei os projectos do João Aguardela, e ontem de manhã fui igualmente apanhado de surpresa, é sem duvida um agrande perda para a musica nacional, mesmo que por vezes os seues projectos tenham sido mal compreendidos ou valorizados demasiado tarde, talvez agora haja tempo para alguns distraídos se entregarem a projectos como Megafone, ou talvez o mais conhecido (n falando de Sitiados qe ja la vão) A Naifa por muitos criticado numa fase inicial mas que ao segundo album esgotaram salas e salas! "Outro Parvo no Meu Lugar", sim era o que deveria ter acontecido. E se estamos numa de apelar às memórias apontaria "Rebuçados" =)

Anónimo disse...

Os Sitiados marcaram sem dúvida, mas o projecto que fez parte e de que mais gosto é A Naifa. Foi e deixou coisas. Obrigado.

JP