terça-feira, dezembro 26, 2006

TV: o melhor do que se vê - 2006

E em final de ano, há sempre esta coisa dos balanços. Como se o términus de 2006 fosse marcar realmente uma diferença abismal em relação ao que se passará em 2007. Não é verdade. Isto contiua sempre na mesma, salvo uma ou outra desfibrilhação ou um ou outro coma.
No entanto, é sempre bom deixar registado aquilo que de melhor se viu ou ouviu. Deixando a parte do ouvir para aqueles que realmente cobrem as bases todas (J.P, é esperada a tua colaboração no blog), açambarco a do ver. Vou adiar o cinema para outra altura desta semana, pois ainda necessito de ver duas fitas para organizar definitivamente o meu top, e avanço para a televisão, esse território dementemente criativo onde me perco e no qual escolher os melhores é tarefa difícil. Mas se fosse fácil, era como aceitar um país no zénite da bancarrota: não teria piada. Vamos a isto, e vai ser como em cerimónias de prémios e tudo!

MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO

Michael Emerson (Henry Gale/Ben, Lost)
Josh Holloway (James Ford "Saywer", Lost)
Robert Sean Leonard (Dr. James Wilson, House)
John Scurti (Kenny Shea, Rescue me)
Alec Baldwin (Jack Donaghue, 30 rock)
Clarke Peters (Dt. Lester Freamon, The wire)
Masi Oka (Hiro Nakamura, Heroes)
Gregory Itzin (Presidente Logan, 24)

Vencedor: Uma escolha difícil e mesmo deixando alguns de fora, há que destacar o trabalho de Michael Emerson, como Benry, o (aparentemente) líder dos The others em Lost. desde que entrou na série, foi construindo um personagem admiravelmente ambíguo, num trabalho digno dos melhores actores de composição. Na verdade, o melhor trabalho de olhar na televisão actual.



Menção honrosa: Gregory Itzin (Vejam a 5ª temporada de 24, mesmo vocês que odeiam a série e apreciem Shakespeare no século XXI.

MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA

Jean Smart (Martha Logan, 24)
Mary-Lynn Raskjub (Chloe O'Brien, 24)
Elizabeth Mitchell (Juliet, Lost)
Sonja Sohn (Lt. Shakima Greggs, The wire)
Ali Larter (Niki Sanders, Heroes)
Callie Thorne (Sheila Keefe, Rescue me)

Vencedora: Noutra luta renhida, é impossível não destacar a espantosa Jean Smart na 5ª temporada de 24, como uma primeira-dama dos EUA com uma trip mental que parece saída do Kafka, onde demora algum tempo até saber em que realidade está a pôr os pés. Para mais, o seu confronto como o marido ao logno de toda a season é superlativa por si só, numa relação de amor/ódio absolutamente bizarra, mas nunca descabida.



MELHOR ACTOR

Denis Leary (Tommy Gavin, Rescue me)
Kiefer Sutherland (Jack Bauer, 24)
Hugh Laurie (Gregory House, House)
Matthew Fox (Jack Shepard, Lost)
Dominic West (James "Jimmy" McNulty, The wire)
Michael C. Hall (Dexter Morgan, Dexter)
James Gandolfini (Anthony Soprano, The Sopranos)

Vencedor: Num empate, pois o meu coração balança, Hugh Laurie e, em nota de destaque para publicidade à série, Denis Leary. Sobre o primeiro, vejam a votação do ano passado, basta dizer que elevou a fasquia e continua, bem, superior a si mesmo; Denis Leary, apesar do seu passado de stand-up comedy, consegue encaranar um personagem tão curtido pelas desgraças de vida que só não saímos verdadeiramente deprimidos de cada episódio, porque Leary exala humor na sua interpretação. A tragédia como uma comédia. Brilhante.





MELHOR ACTRIZ

Evangeline Lilly (Kate Austin, Lost)
Tina Fey (Lizzie Lemmon, 30 Rock)
Edie Falco (Carmela Soprano, The Sopranos)
Mary-Louise Parker (Nancy Botwin, Weeds)
Helen Mirren (Jane Tennison, Prime Suspect: Final act)

Vencedora: Helen Mirren. Que espantosa actriz, num personagem feminino feito á sua medida: uma mulher dura e biatch na Scotland Yard inglesa. Façam o favor de ver e de abrir alas para o Oscar por The Queen.



MELHOR SÉRIE

LOST
RESCUE ME
THE WIRE
HEROES
24


Vencedora: Qualquer uma delas seria uma boa hipótese, mas Lost que me perdoe este ano: The wire vence através da sua segunda temporada. A melhor série de televisão desconhecida de que me lembro.

1 comentário:

Anónimo disse...

JUDAS!!!

Vítor H.