terça-feira, agosto 14, 2007

2º aniversário

No dia 9 de Agosto, este blog fez 2 anos. Como pai irresponsável que sou, deixei escapar esta data. Na verdade, já nem me lembrava do dia em que me tinha decidido por criar este "I'm a complex guy, sweetheart"; tinha outro blog anterior, o que relativizou na minha cabeça a importância do 9 de Agosto. No entanto, apercebo-me agora que mantenho isto há dois anos. É algum tempo, por isso acho que merece ser destacado.

Tudo o que escrevo neste blog, aparte uma ou outra piada ou irritação momentânea, é razoavelmente sincero. É partilha e baseia-se naquele princípio de que nós, seres humanos, gostamos no fundo de comunicar com os outros e de falarmos uns com os outros. Sim, eu sei, é um princípio ingénuo, mas eu acredito que esse é o começo do fim do sentimento de solidão generalizada que muitos partilham. Por isso permito que pessoas não registadas no blogger comentem. É o meu lado sonhador a funcionar.
Isso fez com que, ao longo destes dois anos, várias pessoas que não se identificam viessem cá escrevinhar e colocar a ocasional bílis na secção de comments. Das primeiras vezes, deixava-me irritado, porque não percebia o porquê. Irritava-me não saber quem era, porque o estavam a escrever, que mal tinha feito às pessoas. Com o tempo, fui-me apercebendo que é uma das consequências de manter um blog aberto a toda a gente. Por cada 10 comentários realmente úteis, divertidos e de incentivo, surgem dois ou três de gente que decide encher o blog de lixo.

Vem isto a propósito do primeiro comment ao post do Woody Allen. Já lá respondi, mas acho que, enfim, talvez a ironia auto-comiserativa não é resposta suficiente. Na verdade, da primeira vez que li, longe de me sentir nos abismos da depressão (e isso é fácil para mim, tendo eu o amor-próprio de um equidno), abanei a cabeça e sorri. Porquê? Muito simples: alguém, algures, deu-se ao trabalho de perder tempo para escrever algo de mau sobre mim, que, verdadeiro ou não, vem a despropósito do post onde se insere. Ou seja, foi gratuito e específico. Que alguém se dê a esse trabalho por minha causa... só me pode deixar lisonjeado. Para além disso, não me surpreendeu: referiu coisas que eu sei que se falam há algum tempo nas minhas costas, numa parte específica do meu grupo de... bem, amigos. Ou seja, se queria escrever coisas más sobre mim, podia ter sido mais original. A anonimidade no lançamento de injúrias e boatos é algo que vem da Idade da Pedra Lascada. Parece-me adequado, perante a pessoa em questão. O que continua a chatear-me, após tanto tempo, é que as pessoas não assinem. Se realmente acreditassem no que estão a escrever, claro que assumiam. Por isso, o conteúdo nem me perturba. Nem as alegações de que a minha mão é tudo aquilo que me espera da minha vida amorosa. Gosto da minha mão. Pelo menos é interessante, o que é mais do que posso dizer de algumas raparigas que conheço.

Por isso, ao anónimo que escreveu o comment (não ao habitual... neste ponto, associo-me à sua raiva. Acho de mau tom quererem tirar-nos o lugar. Foi uma falta de respeito), deixo a minha palavra de apoio: no ataque gratuito, vejo alguém com problemas na vida, que descarregou em mim uma ou outra frustração de coisas que não consegue cumprir na sua existência, ou tem medo de assumir (pela referência directa à masturbação, visto que a citação de Woody Allen tambem tinha uma parte ligada a mulheres, deduzo que parte do seu problema seja amoroso). Nesse caso, acho que devia procurar ajuda noutros blogs que não este, pois eu sou a pessoa menos indicada para dar conselhos. No entanto, posso estar enganado: este comentador, na verdade, pode ter uma vida de sonho, principalmente a parte amorosa: parece saber que a receita perfeita para uma boa relação com o sexo oposto passa por uma conduta de higiene impecável (algo que, desconhecia isto, não tenho). Questões de compatibilidade de personalidade, sentido de humor e padrões de beleza são meros pormenores. Asssim sendo, aconselho todos aqueles com problemas sentimentais a consultar este nosso love doctor. Certamente ele fará maravilhas por vós. E pela quantia adequada, estou certo de que também vos branqueará os dentes.

E acho que está a ser uma excelente celebração. Previsivelmente, haverá uma resposta, e contra-respostas, e contra-contra-contra-respostas... Enfim, um fartote. Na verdade, por ironia, este comentador anónimo confirma todas as opiniões sobre a Humanidade que dou neste blog, o que vai aumentar a minha "arrogância". É engraçado.

P.S Quanto ao cabelo oleoso, tenho de admitir que é uma condição que me atinge, pois padeço de um gravíssimo problema de saúde: sou um comum mortal.

3 comentários:

Anónimo disse...

Muitos Parabéns pelo 2º aniversário! Estou a ficar fã do blog, em particular dos posts sobre cinema, onde aprendo sempre imenso.
Só não compreendo o "tempo de antena" excessivo dedicado a aprofundar comentários anónimos ofensivos num post que se quer de celebração, orgulho, regozijo pela obra feita!
Também não havia necessidade da comparação absurda entre o 'interesse' das mãos e das mulheres... luminary, tens de sair mais e conhecer pessoas novas!
Mais uma vez parabéns e força aqui com o blog!
Uma leitora assídua,
Yui

João Santiago disse...

parabéns a vocé!

Anónimo disse...

Happy Birthday, Mr. Blog...and Mr. Blogger!!