quarta-feira, agosto 08, 2007

The simpsons movie


Uma críktica que ouvi a uma amiga mnha que já foi ver o filme "Os Simpsons" foi a de que é um episódio da série, mas com mais uma hora. E perante isso, a minha resposta é "E...?". Se esse é um defeito que possa apontar a um filme que estende em hora e meia o ritmo alucinante e diabólico de gags e piadas de um episodio de 20 minutos, estamos muito mal.
Eu gostei de "The Simpsons". A história gira em torno das consequências que a poluição em Springfield traz à comunidade e tem assim uma temática ambiental tão em voga, desembocando numa catástrofe onde, como não podia deixar de ser, Homer Simpson e a sua estupidez lendária estão envolvidos, dando pretexto para abordar temas bem sérios, que a própria série já aflora: as dinâmicas disfuncionais da célula familiar (aqui, nomeadamente, a relação entre pai e filho e marido e mulher) e a coragem em colocar como vilão alguem que não se espera, nomeadamente o responsáveç pela EPA , a organização governamental ambiental norte-americana. A saudável anarquia Simpsoniana continua presnete no grande ecrã, e revela alguma frescura que o cansaço das te poradas mais recentes parecia ter exterminado.
Ok, o parágrafo anterior é muito sério. O filme é muito bom porque tem Nelson, Mr. Burns, Ned Flanders, Apu, Willie, Moe, Smithers, Ralph Wiggum, principal Skinner, Grandpa Simpson, Reverend Lovejoy... Toda aquela galeria de secundários dos Simpsons que nos faz gostar da série, sempre com um timing de comédia de uma máquina que funciona há anos. O filme não é perfeito porque a presença destes secundários é curta, por força da história e do protagonismo da sub-histórias dos Simpsons (o novo namorado de Lisa, a experiência de Bart com Flanders), mas deixa ainda assim, a nível de comédia, muito filme de animação, ou memso de comédia, recente a milhas. Assim de repente, lembro-me de "Cars" ou "Happy feet", que embora melhores a nível técnico e, no caso de "Cars", em coração, nunca ultrapassam a precisão cómica dos bonecos amarelos.

Fica um saco de riso para quem precisa de se animar e um dos melhores filmes do Verão para os restantes.

P.S: Dêem uma saltada a www.a-versão-da-lente.blogspot.com. Ainda estão no início, masprometo mantê-lo tão actualizado quanto puder.

3 comentários:

João Santiago disse...

excelente filme. ri-me mesmo muito!!

Anónimo disse...

pois, dizem que a versão em espanhol também é engraçada!
LOL

Vitor

Anónimo disse...

ta muito especialme p fas;)

L.D.