quinta-feira, março 15, 2007

Auto-didactismo


Tive aulas de Língua e Cultura Japonesas durante dois anos, cortesia da Faculdade de Letras. O facto de o fazer por gosto, e não por obrigação, fez com que a minha saúde mental continuasse a ser catgeoirzada pelos outros como "inexistente", mas sempre tive uma pancada pelo Japão como país, não me perguntem porquê; há costumes e opiniões nipónicas que me arrepiam de morte e me dão vontade de agarrar alguém pelos colarinhos, de tão descabeladas que são, mas por outro lado, "Lost in translation" passava-se em Tóquio, "Samurai X" é uma das minhas séries de animação preferidas de sempre e é sempre cool aprender uma língua bizarra.
A certa latura, convenci-me mesmo de que ia ser perfeitamente fluente naquilo: confiei no meu habitual jeito para aprender línguas e conseguir falá-las com boa pronúncia, mas quando, a meio do segundo ano, me apercebi de que havia um aluno que já escrevia com os caracteres japoneses, enquanto eu me limitava a decorá-los, percebi que, pela enésima vez, a minha moral iria levar uma grande pancada. Embora saiba o básico dos básicos (e às vezes o suficiente para perceber uma ou outra palavra quando estou a ver filmes japoneses), declarei-me um falhanço. Pelo menos, durante dois anos.
No entanto, não desisitirei: tenho aqui todas as fichas de apoio desses dois anos de aprendizagem. As qualidades que continuam a faezr de mim um desperdício de capacidades ambulante continuam intactas, à espera que algo as desperte. Vai ser isto, de certeza (digo de mim para mim, como um mantra hindu). Prometi a mim mesmo que irei aumentar o meu domínio do idioma japonês neste ano. Com todas as minhas forças; e ne, que fique de olhos em bico.

2 comentários:

Andie disse...

Acontece-me precisamente o mesmo com o alemão e com árabe, apesar de nunca de ter ido a nenhuma aula. Mas tb aqui tenho o material de apois e tb me vou dedicar a elas. E que interessa a sanidade mental? Se gostamos, gostamos:)

Kiss

Filipa disse...

digo o mesmo quanto ao meu mandarim. persistência! é o melhor para a verdadeira sanidade...