terça-feira, março 20, 2007

Pelo quintal dos outros...


1 - O site conservador Young America já anunciou este ano a sua lista dos 12 cursos mais bizarros leccionados nas universidades norte-americanas. O vencedor este ano foi "O falo", do Occidental College da Califórnia, onde se pretende abordar a relação entre o falo e o pénis, e o significado do falologocentrismo, o falo lésbico, o falo judeu, o falo latino e a relação entre o falo e o fetichismo. Outros cursos mencionados são, por exemplo, a Musicologia homossexual, Brancura, Negritude ou Ciber-feminismo. A lista completa e sua análise encontram-se aqui: http://media.yaf.org/latest/12_19_06.cfm.

2 - O Butão, estado vizinho da Índia e uma das únicas monarquias absolutas existentes no mundo, continua o seu programa de limpeza étnica nos Himalaias contra os Lothshampas, butaneses de origem tibetana. Isto faz com que o país tenha essa rara distinção de ser aquele que, proporcionalmente, mais expulsou população nacional do seu território. Os refugiados lá estão em campos de refugiados no Nepal, impossibilitados de regressar ao país. Com a colaboração indiana, prevê-se que a coisa continue por mais alguns anos.

3 - Faz este mês de Março dois anos que saiu o primeiro número do único jornal do Sudão do Sul, o "Juba Post", que é chefiado por uma mulher, Apollonia Mathia, e conta com um corpo de redacção de 3 pessoas, fora um chefe de redacção. Apesar das pressões do governo central de Cartum, a publicação mantém-se graças à ajuda de organizações internacionais (ao nível da formação dos jornalistas) e ao empenho dos seus membros. O jornal é semanal, tem 16 páginas e uma edição que varia entre 2000 e 3000 exemplares.

4 - Eengenheiros da UCLA (Universidade da California) criaram uma micromão elentrónica que cria novas possibilidades no mundo da cirurgia, nomoeadamente de microintervenções cirúrgicas. A mão mede 12 milímetros e pode ser inserida dentro da incisão, para operar no interior do corpo por controlo remoto, diminuindo asssim o impacto de operações potencialmente invasivas.

5 - E quem não tiver mais nada que fazer com o seu tempo e aprecie modos de vida contemplativos, dê uma saltada a www. cheddarvision.tv. Your kind of place...

Sem comentários: