segunda-feira, setembro 18, 2006

Oscaralho


Se há dias falei do "Notícias do Tintin", o meu currículo como espalha-brasas não estaria completo sem referir o meu projecto, ainda assim, mais bem sucedido. Falo, claro, dos Óscares, ou Oscaralhos, conforme as pessoas a quem perguntarem. Surgidos, em moldes diferentes, no longínquo ano de 1997, numa pequena brincadeira numa actividade de escuteiros afectada por um dilúvio em Casal da Azenha, apenas chegaram a si mesmo, e à sua primeira cerimónia a sério em 1999. 4 pessoas juntaram-se-me: o Longuinho, o J.P, o Sapo e a Rita, a flor no meio da ervas daninhas. O objectivo era igualmente brincar, transformando títulos de filmes conhecidos de todos em trocadilhos com pessoas ou acontecimentos que se haviam destacado ao longo do ano. O método manteve-se durante as suas 6 cerimónias, e quem diria que chegaríamos tão longe.
A Comitiva, esse grupo de bravos que ousou fazer algo assim, foi mudando ao longo dos anos, mas felizmente sempre conseguiu arrancar algumas gargalhadas, superiores à ameaças de violência física... Durante os vários anos, guardam-se títulos míticos: "Os Saros"; "Máriotrix"; "Gangs da Foz do Mosteiro"; "A parasita social"; "Capitão rabi"; "Hannibal Marmelo Marrelo"; "Bodychupa"; "As betas de Charlie"; "Mandíbulas"; "MIB - Men in Binho"; "Ceira witch project"; "Capitão Dureza"; "Contraste's 11"; "Constantónio"; "O saxo e a cidade"; "O senhor e a senhora Fabry"; "Lara Diogo: Tomb Raider"; "A Rita já não está aqui"; "O talentoso Sô Zé"; "Eduardo Língua de Tesoura";
"O planeta dos Pacacos"; "A metamorfose"; "Clonagem"; "Os fitazuis"; "O diapasão"; "Hora de pintas"; "Onde pára a mal-empregadinha"; "Os piratas do Tua - a maldição da Alheira"; and so on, and so on... Todos os projectos têm um fim, este parece ter encontrado o seu. Se houvese justiça, teria acabado como começara: depois de uma dia à Suíça. Mas ninguém disse que a vida é justa. No entanto, longa vida aos Oscaralhos!



2 comentários:

João Santiago disse...

é verdade..é verdade.As horas a preparar aquilo..as risadas que nunca terminavam.Foram grandes episodios da juventude aqui da malta. Foi mesmo muito divertido.Mas enfim, tudo tem o seu tempo. Não percas essas "idiotices" tão espectaculares,bruno.

Anónimo disse...

Eh pá! Tinhas logo de meter aquela foto? Eh eh! Eu continuo a pensar que, naquela noite, tiveste falta de coragem de entregar o "Oscaralho" ao "Leonardo Di Caprio"! Eh eh! Não contavas que figura tão ilustre do cinema aparecesse nos Oscaralhos 2003, pois não?

Já agora, a edição de Casal de Azenha foi em 1996 e eu não considero menos que as outras, apenas foi a versão júnior. Ainda me lembro daquela mítica piada da Madonna (ou Mandona? como se chamava?) e do reporter: "Fuck You"; "Ela disse para tu focares a camera!"! Lembrar também o mítico Brad Pintas. O resto já não me lembro!

Tudo tem o seu tempo, mas foi muito bom.

P.S.: Pena é a Academia dos Oscaralhos ser muito comercial e não contemplar os filmes alternativos. "9 palmadinhas e meia" foi uma obra prima ignorada pelas grandes produtoras. Lá por estar na categoria pornográfica não quer dizer que não tivesse sido uma das maiores obras primas desta "8ª arte". Eh eh eh.