terça-feira, janeiro 16, 2007

Melhor actor secundário


Contrariamente ao seu correspondente feminino, a categoria de Melhor actor secundário está bastante imprevisível este ano, quer no que diz aos nomeados, como ao próprio vencedor. Isto porque temos actores de diferentes estatutos e para todos os gostos a concorrer.
Dois nomes que, a meu ver, me parecem bastante garantidos são os de Eddie Murphy, por "Dreamgirls", e Jack Nicholson, em "The departed". Eddie Murphy tem a seu favor aquela impressão de que passou pelo tormento do lixo (e é só relembrar a fikmografia de Eddie Murphy pós "Bowfinger", para entrar nessa missão imposível que é enocntrar-lhe um filme de jeito em 7 anos), e isto aplica-se a outro candidato, que é Ben Affleck, pela sua interpretação em "Hollywoodland". Sobre a secura de Ben Affleck, nao são precisos comentários, parece-me. O facto de este ter ganho a Coa Volpi, o prémio de melhor actor no Festival de Veneza, é um garante de que estamos perante the real deal.
No entanto, no caso de Affleck, poderá não ser suficiente. Nicholson, apesar de veterano, está acima, por exemplo, de outro veterano candidato, Alan Arkin, em "Little miss sunshine", porque é simplesmente Jack Nicholson e todos votam nele. Para mais, outros nomes em disputa baralham as contas: Brad Pitt, em "Babel", parece ir bem e ao nível interpretativo, este parece ser um filme a ser privilegiado nos Óscares; Djimon Honsou, em "The blood diamond", tem sido falado insistentemente e é um daqueles actores intensos num papel ainda mais sofrido; ainda em "The Departed", Mark Wahlberg caiu no goto dos críticos e de quem faz previsões; Jackie Eral Harley, um actor desconhecido, mas já com alguma carreia, é outra daquela comeback stories de que se fazem as noites dos Óscares e em "Little children", parece estar imponente como pedófilo; e se "The queen" começar mesmo a arrancar nomeações, Michael Sheen, como Tony Blair, é também hipótese.
Com toda esta salada, a coisa pode ficar assim alinhavada:

Eddie Murphy - "Dreamgirls"
Jack Nicholson - "The departed"
Djimon Honsou - "The blood diamond"
Alan Arkin - "Little miss sunshine"
Ben Affleck - "Hollywoodland"

Atenção a ultrapassagens na última curva por: Brad Pitt, em "Babel"
Vindo do nada: Steve Carell, em "Little miss sunshine"

Sem comentários: