terça-feira, janeiro 23, 2007

Pontos a destacar nas nomeações

- "Dreamgirls", durante muito tempo dado como o principal candidato à vitória em "Melhor filme, não foi sequer nomeado. isto quer dizer que, e há muito que isto não acontecia, temos uma corrida para melhor filme completamente a erta e pode dar para qualquer um dos lados.

- "Volver", de Pedro Almodovar, também visto como o favorito desta categoria, não foi nomeado para Melhor filme estrangeiro. O mistério rodeia esta ausência. Claramente, e tendo em conta as suas outras 3 nomeações, isto abre caminho à vitória de "Pan's labyrinth", de Guillermo del Toro, o que confirma a crescente popularidade da fita nas últimas semanas.

- Jack Nicholson não foi nomeado. Penso que é o fim do factor Jack na Academia. No entanto, "The departed" manteve a sua posição, com Mark Whalberg. estranho, estranho, foi a não nomeação de di Caprio por este filme, mas sim com "Blood diamond"

- Maior número de actores negros nomeados de que há memória: 5 (Jennifer Hudson, Eddie Murphy, Forest Whitaker, Will Smith e Djimon Honsou)

- Destaque também para os latinos: Adriana Barraza para Secundária, Penelope Cruz para principal, Iñarritu para realizador e Alfonso Cuáron e Del Toro para Argumento. Salma Hayek, quando anunciou as nomeações esta manhã, já ciciava de choro quando chegou aos nomeados para Melhor filme.

- Dois filmes não falados completamente em inglês nomeados para Melhor filme: "Letters form Iwo Jima" e "Babel"

- Scorsese volta a encontrar a sua nemesis: Clint Eastwood, o factor que veio desequilibrar tudo

- Mesmo com tudo isto, "Dreamgirls" é o filme mais nomeado (8 nomeações), seguido de Babel (7)

Sem comentários: