quarta-feira, janeiro 11, 2006

Melhor filme de animação



O mais interessante na categoria de melhor filme de animação este ano é o facto de os dois grandes candidatos ao Óscar serem duas fitas rodadas em claymation, ou seja, animação utilizando modelos animatrónicos ou de plasticina, o que é notável, tendo em conta a teoria vigente na indústria de que animação em computador é que é e o resto que se dane, personficado pelo brilhante exemplo da Disney em fechar os seus últimos estúdios de animação tradicional em Orlando.
Do mesmo género, mas com estilos completamente diferentes, "Wallace and Gromitt: The curse of the were-rabbitt" e "Tim Burton's The Corpse Bride" são as duas possibilidades mais sérias não só para a nomeação, mas para o Óscar em si. Gostava de relembrar que nos 3 anos em que este Óscar foi atribuído, a qualidade acabou por prevalecer, o que muitas vezes não acontece nas categorias principais, onde as injustiças imperam. Há 3 anos, ganhou "Shrek", de Andrew Adamson e Vicky Jenson; há dois, "A viagem de Chihiro", de Hayao Myiazaki; e no ano passado, "The incredibles", de Brad Bird, sendo os melhores filmes em cada um dos seus anos e levando o prémio para casa.- Parece-nos portanto lógico que, falando dos dois melhores filmes de animação do ano, tenhamos de os considerar como os principais candidatos.
Como deram entrada menos de 15 filmes de animação na Academia neste ano, só vamos ter 3 nomeados. Resta portanto saber qual dos restantes dançarinos ocupará a cadeira vaga. Basicamente, será o mesmo que dizer qual será o filme animado por computador que se destacará e terá a cnsolação da nomeação. O melhor indicador para esta categoria são os Annies, o prémios de animação norte-americana. A julgar por aí, há 3 boas hipóteses: "Chicken little", o primeiro filme animado por computador da Disney; "Madagascar", o delírio selvagem da Dreamworks; e o belíssimo "Howl's moving castle", do mestre japonês, e um dos melhores animadores do mundo, Hayao Myiazaki. Resta ainda "Robots", da Fox, mas que neste momento parece já ter perdido o gás todo e estar fora da corrida. Então quem será o 3º? "Chicken little" foi o que estreou mais recentemente, mas a crítica recebeu-o mornamente e sem grande pompa; "Madagascar" parece reunir algum consenso, da crítica, dos Annies e do público, tendo sido um dos grandes êxitos do ano; "Howl's moving castle" é de Myiazaki, realizador com grande culto na Academia e indubitavelmente o melhor dos 3. A única dúvida aqui será, portanto, saber se a Academia privilegiará a qualidade e terá a coragem de mandar os dois maiores estúdios de animação norte-americanos, a Disney e a Dreamworks, dar uma volta ao bilhar grande. Por enquanto, prevejo este alinhamento:

"Wallace and Gromitt: The curse of the were-rabbitt"
"Tim Burtons's The corpse bride"
"Madagascar"

2 comentários:

Rodolfo Daniel disse...

Corpse Bride é muito fixe mas o Nightmare Before Christmas continua na frente. Tenho pena de nao ter visto o Castelo Andante mas era muito bem feito se destorna-se as empresas americanas que, sinceramente so têm feito filme sem grande extase. Quanto ao Wallace and Gromit..nao vi mas de certeza que vai ganhar, nem que seja pelo trabalho que tiverama fazê-lo : (

ni disse...

Corpse bride sem duvida alguma! :P ou entao apesar d nao fazer parte da tua "aposta" castelo andante... grandes filmes...