sábado, janeiro 21, 2006

Presidenciais: o balanço



Apesar de nunca o ter refrido anteriormente, este blog fez uma cobertura atenta de cada campanha dos vários candidatos ao cargo de Presidente da República. Uma conclusão é certa: vamos perceber melhor o que diz qualquer um destes candidatos relativamenete ao discurso erudito de Jorge Sampaio, o que é uma vantagem. Um ponto forte também é o facto de todas as esposas dos candiadtos serem mais baixas que eses, o que evita novo imbróglio "Maria José Ritta".

Para aqueles que se admiraram pelo facto de esta campanha ter sido praticamente insultos, converda fiada e ataques, tenho a dizer: Welcome to Portugal! Mas que se passa convosco? O insulto é a nossa principal forma de comunicação e a conversa fiada uma cadeira esencial em Ciências Políticas, apenas tem um nome carote: Retórica! Apesar das diferenças partidárias, eles fizeram todos o curso na mesma escola. Por isso, que esperavam?
Estas eleições fecham também um ciclo de dinosauros políticos e a confirmação de dois novos: Cavaco e Soares regressam, um mais sebastianista que outro; Louçã e Jerónimo afirmam-se como o papa-camapnhas dos respectivos partidos, não dando hipótese a qualquer outro militante de representar a máquina partidária. Saúda-se Joana Amaral Dias, pelo belo palminho de cara e pela emancipação: VIVA!

Este blog vai agora proceder à entrega de alguns prémios "Presidenciais - 1ª volta". Sim, porque acredito que se seguirá uma sequela! Além disso, vários amigos meus precisam mesmo dos 70 euros pagos para ficarem nas mesas de voto. Aqui vai:

MELHOR CANDIDATO

Não é necessariamente aquele em que vou votar, mas tenho de confessar que Garcia Pereira me surpreendeu. Com um estilo sóbrio, ácido q.b e discurso de quem sabe que 0 1% nos resultados seria algo de histórico, o líder do MRPP esteve igual a si próprio, o que se ocmpreende porque se continuou a chamar Garcia Pereira durante toda a campanha. Além disso, teve tomates e vociferar contra a RTP e fazer com que a Judite de Sousa deitasse fora uma das suas folgas para o entrevistar, a ver se o calava.

PRÉMIO COMBATIVIDADE

Mário Soares merece: tanto se malhou na idade deste homem que surpreende ainda etsar vivo após ter dado a volta ao país. Será que quanto mais viaja, mais jovem fica? é mistério. No entanto, enfrentou sem medo as multidões, os ataques e as rezas do terço da mulher.

PRÉMIO COMÉDIA

Sem dúvida, Cavaco Silva. A sua citação de Álavro Cunhal foi um golpe genial e uma mina de ouro para os humoristas nacionais. Além disso, foi curioso observar o seu domínio do humor físico, na luta constante daquele robô cavaquista em torna-rse humano, o senhor Cavaco.

DESILUSÃO DA CAMPANHA


Jerónimo de Sousa. Voltou a desbobinar a cassete comunista e quando quis disfarçar isso, mostrando a sua família, esqueceu-se de que isso prejudicaria o seu charme no eleitorado feminino acima dos 55. Além disso, faltou-lhe o golpe de asa da afonia.

PRÉMIO REACCIONARISMO/ "MEMORIAL 25 DE ABRIL"

Novamente, o tio Jerónimo. Com a ausência de Paulo Portas da vida política activa, Jerónimo toma o sue lugar de pateta-mor e torna-se num dos reaccionários que diz combater, ao querer transformar Cunhal num Deus e Grândola, vila morena num hino marcante como o Messiah de Haendel, com exclusivo monopólio comunista.

PRÉMIO QUERO SER COMO TU

Nunca poderia adivinhar que o sonho de Franciso Louçã era ser Michale Moore. Mas os tempo de antena do BE não enganam. Só nos resta apoiá-lo: já tens os óculos, pá! Agora vence a ideologia e toca a almoçar todos os dias no McDonalds.

PRÉMIO SAPOS

Manuel Alegre. Se ele leva Cavaco à 2ª volta no Domingo, vai faezr engolir muitos dentro do PS. Já faltou mais para ver José Sócrates saltar feito bailarina.

PRÉMIO PROFETA

Ex-aequo Manuel Alegre e Cavaco Silva. Um tem o visual Moisés perfieto e uma voz modulada e vibrante como se quer; o outro é um Messias com rebanho, mas sem auréola.

FRASE DA CAMPANHA

Mário Soares in the house: "Eu não tenho qualquer interesse em ser Presidente da República, mas penso ser a melhor pessoa para o cargo e ajudar o país." É um bacano, este gajo! MP3 4ever!

1 comentário:

Rita disse...

Acho que subscrevo quase tudo. Talvez acrescentasse a categoria 'Espelho Meu...Quem é mais bela do que Eu?' para o bonacheirão-poeta-pavão, Manuel Alegre, que encara estas eleições como a última hipótese para 'qualquer coisa', para uma 'carreira'. Confesso que fiquei desiludida com a campanha dele e até melindrada com o vazio das ideias e dos discursos. Entao no debate com o Cavaco... Ah! E se calhar um prémio 'revisionismo histórico' ou 'cirurgia estética total' para o Aníbal Cavaco Silva, que andou mansinho, mansinho, com o peito feito de 'socialista democrata' e 'conciliador'. 'Lembro-me', ou melhor estudei, (d)as manifestações de estudantes contra a PGA e as cargas policias avulsas...nada mau para um 'conciliador'.