segunda-feira, março 06, 2006

Últimas palavras sobre o careca dourado:

Acabou por se confirmar o dark horse que alguns previam: "Brokeback mountain" colidiu na ultima curva e foi derrotado por "Crash". Que não se venha falar na vitória do lobby anti-gay- Parece-me mais a constatação de que os votantes dos Óscares ligam mais a histórias com um apelo urbano que a dramas rurais. Acaba por fazer lógica, embora não deixe de ser surpreendente esta vitória, quando todos os indicadores davama a vit+oria ao filme de Ang Lee. Embora ache "Crash" o menos bom dos 5, não deixa de ser positivo que esta cerimónia ainda tenha a capacidade de nos surpreender.
De resto, parece-me que a cerimónia deste ano foi das mlehores de sempre: teve um ritmo acelerado, sem apressar, agilidade, uma homenagem merecida (Robert Altman) e um apresentador imparável, ácido e quase perfeito: Jon Stewart, nas 3 horas e pouco que estev em palco, atirou sobre tudo o que podia atirar e ainda mais, inclusivé a própria academia, as estrelas na plateia e tudo o que envolve Hollywood, desde a Cientologia às ligações com a política. Era o apresentador ideal para esta cerimónia e provou-o. Só a presentação inicial, com cameos de anteriores apresentadores dos Óscares, de Steve Martin a David Letterman, e também Hall Berry e Geogre Clooney é um portento. A equipa de escritores do Daily Show tornou profundamente divertidas as apresentações de prémios (Impagável a skit de Ben Stiller) e houve memso tempo para provar como duas actrizes de exceplção transformar algo banal em lição de representação (Meryl Streep e Robert Altman, numa homenagem ao estilo do realizador.) Aliando a isto um ano de excepcional qualidade, temos nota bem positiva.
Claro que nem toda a gente percebeu Stewart. Há muito poucos actores com capacidade de rir de si próprios; e o que eram aquelas músicas a acompanhar os agrdecimentos? De qualquer forma, fossem todos os anos assim!

E pronto, acaba por aqui a toada Oscar deste blog. Quem queria malhar nos meus gostos cinematográficos, nada tema: terá variadas oportunidades no futuro! O que se segue é um intervalo. Vão desentorpecer as pernas lá fora que a sgeunda parte está para começar.

Sem comentários: