quarta-feira, março 01, 2006

Previsões: Melhor actriz secundária



Michelle Williams - "Brokeback mountain"
Amy Adams - "Junebug"
Rachel Weisz - "The constant gardener"
Frances McDormand - "North country"
Catherine Keener - "Capote"


Contrariamente a outros anos, em que esta categoria costuma ser uma das mais surpeendentes, este ano a coisa parece-me mais ou menos resolvida. Nas últimas semanas, alguns sites, blogs e revistas têm tentado dar emoção a esta corrida particular, acicatando candidatas: há quem veja a vitória de Amy Adams como aquele Oscard à primeira nomeação para uma jovem; quem tente puxar a brasa para a sardinha de Catheirne Keener, utilizando o discurso à la Ed Harris (e que também tem sido utilizado para Paul Giamatti na de actor secundário, embora o caso seja diferente) da nomeada admirada pelos seus pares que já merece ganhar um Oscar pela conjunto da sua carreira; o da onda "Brokeback mountain" que promete varrer a cerimónia e dar Óscares a todos os nomeados envolvidos no filme e assim sendo, lucra Michelle Williams. Apenas Frances McDormand fica de fora, e para mim com razão, pois não consegui perceber bem como veio ela aqui parar. Em ano sem Geoffrey Rush e Meryl Streep (e não me interpretem mal pois gosto bastante deles como actores, algum vício tinha de aqui aparecer.
Apressando-me já a clarificar, digo: Amy Adams é uma revelação, mas parece-me que a nomeação é prémio mais que suficiente para alguém com um hype simpático, mas sem grande currículo e provas dadas; Cattherine Keener, embora ainda me falte ver "Capote", parece ter uma presença quase residual no filme e está de crer que a sua presença será ensombrada pela interpretação demolidora de Philip Seymour Hoffman; Michelle Williams está no filme do ano, está excelente no filme, mas muito pouca gente a conhece.
Parece-me que já nem Rachel Weisz duvida que o Oscar lhe pertence: o seu papel é carismático e fácil de simpatizar (além de muito bem interpretado e desafiante, com cenas de nudez); é uma bela mulher, que ajuda a equilibrar a toada política e social da edição deste ano; o seu papel no filme não é secundário, é principal (mania nova nos Óscares) e por isso ajuda-a a brilhar; recebeu o Globo de Ouro, o Bafta e o SAG. Quer-se dizer, não é preciso dizer mais nada, pois não?

Vai ganhar: Rachel Weisz
Devia ganhar. Rachel Weisz

1 comentário:

João Santiago disse...

concordo. apesar de nao conhecer todos os papeis nomeados.