sábado, março 04, 2006

Previsões: Melhor filme



"BROKEBACK MOUNTAIN"
"GOOD NIGHT AND GOOD LUCK"
"MUNICH
"CRASH"
"CAPOTE"


E chegámos finalmente, neste longo caminho de futurologia, à categoria principal da noite. Quem tem seguido não só este blog, mas outros sites dedicados à adivinhação dos vencedores dos Óscares, não deve ter dificuldades em adivinhar qual será a minha aposta para galardão. No entanto, vamos seguir com a lógica da eliminação dos que têm hipóteses mais remotas aos mais próximos da vitória:

5 - "Capote" - A obra de estreia de Bennt Miller poderá ser o que tem menos hipóteses. A sua entrada neste lote de cinco foi simpática, e uma semi-surpresa, mas claramente, e à medida que for perdendo prémios ao longo da noite isso vai ser notório, é uma fita que, embora sendo de grande qualidade, aparece na ribalta de prémios muito à custa da monumental interpretação de Philip Seymour Hoffman. É tradição haver nos Óscares filmes assim, a reboque de um grande actor (vide o fraco "Ray", no ano passado) e este ano, "Capote" é esse filme. Com um estreante realizador e um argumentista estreante, parece-me que a aparição nos Óscares este ano é um prémio mais que sificiente para este filme. O problema é que estreou demasiado cedo neste ano e Paul Haggis, apesar da proeza de ser nomeado para três Óscares este ano e no passado ter criado "Walker, o ranger do Texas", é um novato.

4 - "Good night and good luck" - EIs um filme que desde o festival de Veneza vinha com um gás enorme, mas que se tem vindo a desvanecer. Há sempre um grande perdedor da noite, um filme rodeado de expectativas que acaba por se espalahar ao comprido. Este ano, parece-me que é este. Apesar de normalmente os actores quererem apoiar-se, Clooney poderá ver esse apoio canalizado para a categoria de melhor actor secundário, deixando assim a posição do seu próprio filme muito desguarnecida. Prevendo-se que passará a noite a ver Óscares fugir-lhe das mãos, resta a "Good night and good luck" a esperança que a toada política da cerimónia lhe granjeie simpatias e que à última hora, o conservadorismo da Academia não apareça. Se bem que não há muito por onde escolher para se ser conservador... No entanto, aí, ganhava "Capote".

3 - "Munique" - Há quem defenda que este é o menos provável nesta categoria, mas eu cá discordo: a campanha publicitária no último mês foi brutal e brilhante e o filme, apesar dos resultados fracos de bilheteira, tem vindo a crescer em popularidade e em reconhecimento artístico. Para além disso, Spielberg domina este ano, com "A guerra dos mundos" nas categorias técnicas, e sempre que entra com filmes sérios e fundamentais, a Academia vai atrás, como o prova esta nomeação. No entanto, há contras: o filme é demasiado instável para se apoiar, visto que tem apanhado de todos os lados até agora. Elogia-se o domínio técnico de Spielberg, mas ir-se meter numa colmeia de vespas como é o conflito de Médio Oriente não granjeia votos; e muito menos as alginetadas mais ou menos subtis à Administração Bush.

2 - "Crash" - Há muito amor por este filme na Academia, e percebe-se porquê: um filme coral na boa tradição, com um elenco multi-racial, um tema social pertinente (o racismo) e um argumento sólido. Para além disso, tem um grande coração e emoção, sendo melodramático quanto baste para impressionar alguns dos votantes. Diz-se que poderá estragar a noite ao mais que provável vencedor. O problema é que estreou demasiado cedo neste ano e Paul Haggis, apesar da proeza de ser nomeado para três Óscares este ano e no passado ter criado "Walker, o ranger do Texas", é um novato. Parece-me, por isso, algo difícil o prémio.

1 - Tem ganho tudo quanto é prémio, tem para si o amor gay do ano, é um melodrama incrível, uma vitória pessoal de Ang Lee, uma história de amor daquelas que a Academia gosta... Que mais se quer? "Brokeback mountain" é o mais que provável vencedor dos Óscares deste ano

Vai ganhar: "Brokeback mountain"
Devia ganhar: "Munique"

1 comentário:

Anónimo disse...

Munique devia ganhar? Se queres que te levem a sério, deixa de escrever coisas parvas. Só mesmo o teu cego amor por Spielberg é que te leva a dizer esta, enorme, barbaridade. Não vi todos os nomeados, mas os que vi são todos bem melhores que esta estopada de filme.