sexta-feira, março 03, 2006

Previsões: Melhor actor



PHILIP SEYMOUR HOFFMAN - "CAPOTE"
JOAQUIN PHOENIX - "WALK THE LINE"
HEATH LEDGER - "BROKEBACK MOUNTAIN"
DAVID STRATHAIRN - "GOOD NIGHT AND GOOD LUCK"
TERRENCE DASHON HOWARD - "HUSTLE AND FLOW


A coisa mais incrível neste ano na categoria de melhor actor é que qualquer um deles pode ganhar o Oscar e ninguém poder dizer que se cometeu uma injustiça. Apesar de eu sentir que faltam aqui Eric Bana, pelo seu Avner Kauffman em "Munich", e Ralph Fiennes, pelo diplomata inglês Quayle em "The constant gardener", não consigo tirar nenhum dos nomeados. Este ano, é preciso saber não qual deles é o melhor, mas acima de tudo qual deles será o mais oscarizável este ano.
Em qualquer ano, qualquer um destes actores teria ganho de caras. Mas vamos começar o processo de eliminação: Terrence Dashon Howard surge rodeado de apoios e com um personagem complicado, um chulo que tem como sonho ser rapper. No entanto, o filme tem apenas esta nomeação e a de melhor canção. Howard é bastante low profile e não é todos os anos que temosm Adrian Brody; David Strathairn, actor fetiche de JOhn Sayles e um dos reis do mundo independente norte-americano, constrói um Edward R. Murrow carismático, real e complexo. No entanto, o voto independente que lhe poderia estar destinado será dividido com Howard e Ledger. Para além disso, apesar do respeito, não é muito conhecido, e o amor pelo filme de Clooney não chegará para uma proeza; Joaquin Phoenix poderia ser o candidato ideal: interpretando na perfeição um personagem maior que a vida, Johnny Cash, no amado "Walk the line", chegando mesmo a interpretar ele próprio as canções, poderia ter sorte. Para mais, existe uma certa aura de grande actor em seu redor e um sentimento de que "Walk the line" devia estar nomeado. No entanto, Jamie Foxx ganhou o ano passado por "Ray" e duas vitórias em dois seguidos por acotres a interpretarem músicos falecidos recentemente em biopics parece-nos esxagerado.
Resta então uma luta tenaz entre Heath Ledger e PSH. Ledger tem uma actuaçao do outro mundo como Ennis del Mar, um personagem difícil, arriscado, por um actor de quem se esperava tudo menos isto. Tem tudo o que é preciso para ganhar um Oscar, e ainda está no filme da noite. No entanto, parece-me que isto não chegará: PSH vem com uma embalagem de prémios em tudo quanto é sítio e apelidado de interpretação do ano praticamente desde o Verão, quando o filme estreou. Apesar de ser um actor low-profile, é conhecido e admirado e está num filme bem representado nos Óscares deste ano. Já para não falar na sua estupenda personificação de TRuman Capote... Está-me a parecer que uma certa lógica vai imperar aqui e Hoffman ganha

Vai ganhar: Philip Seymour Hoffman
Devia ganhar: Qualquer um dos cinco

Sem comentários: