quarta-feira, novembro 30, 2005

À descarada...



O último anúncio publicitário da SIC é, talvez, um dos maiores roubos intelectuais dos últimos tempos no nosso País, que já de si está habituado a ser constante placo de apropriação de ideias de outrém e em declará-las como suas.
Neste caso, temos a voz da estação, de que agora não me lembro o nome, a gravar o último spot da SIC, que consiste em apregoar um canal de televisão viraod para o século XXI, com grandes séries e filmes. O homem lá vai desfinado chavões costumeiros da publicidade televisiva: "um furacão de prazer", "uma batalha de audiências", "Uma guerra pela qualidade"; e o funcionário de sonoplastia que está a gravar está sempre a corrigi-lo: "Não é uma guerra"; "Mas qual batalha? A gente até gosta disto", e afins. Quem vê aquilo, acha muita piada. E teria, se fosse verdadeiramente original.
O problema é que este anúncio é praticamente decalcado do modelo do teaser-trailer da fita "Comedian", de Christina Charles, documentário que segue a carreira de Jerry Seinfeld por bares de stand-up após o sucesso mundial da sua série televisiva. O teaser apresenta a conhecida voz da garnde parte dos trailers de filmes norte-americanos a aplicar chavões ao suposto trailer de "Comedian".
Isto é um aproveitamento descarado de uma boa ideia, à custa da falta de informação das pessoas. A SIC de Penim veio para revolucionar, é certo; mas pelos vistos, para plagiar também. Prevê-se um "CSI - Lisboa", o "Lost" em versão portuguesa anunciado neste blog irá mesmo avançar, mas com o elenco d' "O crime do padre Amaro" e palpita-me que "Duarte e companhia terá versão 2006, com Rodrigo Guedes de Carvalho, herman José e Fátima Lopes.

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