quarta-feira, junho 10, 2009

Dia de Portugal


O dia de Portugal é espectacular, principalmente para quem não anda aí nos cafés a dizer "os espanhóis é que deviam tomar conta disto". Quem estivesse pelo menos uma hora, como eu estive, numa praia espanhola, mordia língua e arrancava os olhos, como penitência por tais blasfémias.
O mais espectacular acerca do dia de Portugal é a quantidade de conceitos errados que temos acerca do nosso país. Não, este post não se vai debruçar longamente acerca disso, até porque ao que parece, o fraco ADD de alguns clientes do estaminé não permite textos muito compridos. Ficam aqui 3 pequeninos pormenores da nossa História que provaveçmente desconhecem.

1 - Ninguém sabe ao certo onde foi a batalha de Ourique

Verdade, verdadinha. Afastando todos os contornos míticos da batalha em si (Jesus aparece a D. Afonso Henriques; 5 reis mouros com exércitos maiores que o Mar Negro; um acontecimento excitante nas cercanias do Alentejo), ninguém pode afirmar com total certeza onde se desenrolou o confronto, o que é incrível, tendo em conta que se chama "Batalha de Ourique", e que é um acontecimento que faz parte do espírito português, como prova o significado do brasão da nossa bandeira. Aliás, há até quem diga que nem sequer foi uma verdadeira batalha! Discutem-se Mértola, Castro Verde e obviamente Ourique, mas há quem desloque a acção para Norte, perto deLisboa.

2 - Isabel de Aragão (aka rainha Santa Isabel, taralalalala) era uma herege...

As certezas não são absolutas, mas um facto consumado é o de que Isabel de Aragão, cleberada por toda a eternidade como um paradigma de beatismo católico se correspondia com indivíduos que a Igreja contemplava gulosamente para a fogueira, como por exemplo Arnaldo de Vilanova e Raimond Lull, dois alquimistas do nordeste espanhol. Estes homens eram reconhecidos sábios no seu tempo, nas áreas científica e mística, mas já se sabe que, historicamente, estes são os primeiros indivíduos a terem uma conversinha com os dominicanos. Isabel chega a chamar Volianova de "grande mestre", o que implica uma relação de discípulo/aluno. Foi, talvez, através de Isabel que entrou no nosso país uma das ideia smais duradouras da mitologia nacional: as três idades de Joaquim de Fiore, que conduziram à criação do Culto do Espírito Santo em Portugal, uma estranha mistura de doutrina católica e paganismo à portuguesa, que sempre sofreu reprimendas por parte do Papado, mas que ainda sssim vingou e continua forte actualmente, nomeadamente nos Açores (o culto do Paracleto) e na zona de Tomar.
Long story short, sim, é provável que pelos padrões da altura, Isabel de Aragão fosse uma herege.

3 - Os Portugueses chegaram à América antes de Colombo

Afastando-nos da questão das reais lealdades de Cristóvão Colombo e de que Eric, o Vermelho terá sido realmente o primeiro europeu a atingit o continente americano (embora provas arqueológics obriguem a teorizar acerca dos romanos também, e nem nos vamos meter nas viagens ao contrário, ou seja, de nativos americanos que deram à costa na Europa), é um facto com várias provas a seu favor de que bacalhoeiros portugueses, liderados por Gaspar Corte-real, terão chegado ao Canadá por volta de 1465. Jaime Cortesão, um dos principais nomes da investigação histórica portuguesa, sempre preferiu a hipótese de Diogo de Teive ter chegado em 1452 à Terra Nova, que usa como fonte principal o filhod e Colombo, que afirmou que o pai copiou uns mapas feitos por um tal Diogoe de Teive que 40 anos antes de Colombo, chegara à zona do Labrador, no norte do Canadá. Claro que Colombo utilizou como referência um planisfério árabe anterior, pelo menos ao século XII, que já mostrava praticamente toda a costa do continente americano, e até um pouco da Antárctida, mas isso são outras histórias a serem discutidas noutros lugares. O que se retém é que a descoberta de Colombo tem muito pouco de realmente inovador.

4 comentários:

Post-It disse...

Rapaz, tu desliga-te da ficha antes de escreveres um post!(em alternativa, podes sempre dar uma releitura ao texto e corrigir as gralhas :p isto é um espaço público, pá!)

Anónimo disse...

gralhas de lado, não entendi onde querias chegar ou não chegar com este post.
Será contra os portugueses ignorantes?
Será contra os que não se interessam minimamente por história de Portugal?
Teorias para contradizer há imensas..mas que raramente são provadas.
Um dia ainda me vai apetecer e começo a dizer a a Gioconda foi pintada por um homem das cavernas 2000 anos A.C

JP

luminary disse...

O objectivo deste post é mostrar que a História não é uma coisa resolvida e definida. Aliás, lembro-me que na Primária, ainda me ensinavam que o milagre de Ourique era verdadeiro, e se achas que não se deve tocar nisso, e que eram cinco enormíssimos exércitos mouros, e que o Henriques falou com Jesus, e nas profecias e isso... Estás no teu direito. O que acontece é que boa parte das teorias histórias e a ideia que temos algumas personalidades estão muito datadas hoje, mas as pessoas não se apercebem. Como era o dia de Portugal, quis apenas dar a conhecer às pessoas algumas dessas novas teorias, que têm uma base factual e são perfeitamente possíveis.

Quando começares a dizer isso sem intenções humorísticas, avisa-me, porque adoro gozar com quem diz parvoíces :)

João Saro disse...

Ainda a discutir Green Day? :p :p :p