terça-feira, maio 09, 2006

As 5 fases



Segundo a psicóloga Kubler-Ross, existem 5 fases quando se tem um vício ou se vive uma crise pessoal ou mental (três factores que, por vezes, se juntam): Negação, Raiva, Negociação, Depressão e Aceitação.
Passei pela maior parte delas, só a da negociação é que me falhou. Andei em negação durante anos e atravessei as restantes 3 em poucos meses. Este fim de semana, aceitei várias coisas, entre as quais quem nem sempre mudar é evoluir; por vezes, a pessoa que queremos ser é exactamente aquela que somos, não a que devemos ser. Aceitei que há quem não goste de mim, mas felizmente há também gente de quem não gosto e isso é um facto normal na vida. Aceitei que há gente que gosta de mim, e é com esses que me tenho de me preocupar. Aceitei que existem consequências directas da maneira que escolhemos para existir e para agir, e que quem quer viver em verdade consigo próprio e ser genuíno, tem de as encarar com naturalidade. Essa é a pura verdade que se tem de aceitar. As pessoas vêem nos outros aquilo que elas querem ver, essa é a verdade. Quanto mais depressa aceitar tudo isto, mais depressa posso viver em paz comigo próprio. Isso é o que interessa, e o que mais conta.

2 comentários:

Anónimo disse...

Nice colors. Keep up the good work. thnx!
»

Anónimo disse...

Super color scheme, I like it! Keep up the good work. Thanks for sharing this wonderful site with us.
»