segunda-feira, dezembro 11, 2006

Daqui lavo as minhas mãos

Estava para nem comentar aqui a morte de Pinochet. Normalmente, dou a minha opinião sobre vários assuntos, mas para isso é necessário que haja um outro lado com uma opinião diferente e válida. Achei que este, vá lá, não seria o caso: qual será o contrário de ditador sanguinário? Por outro lado, a piada do assunto foi feita pelos Gato Fedorento ("Pinochet internado devido a enfarte. É curioso como isto pode acontecer com um homem que não tem coração"). Mas li este artigo no Público online, e não gosto de hipocrisia. Passado esse esgar bílico, ler isto até tem a sua piada, para quem sabe da história.

A Casa Branca lembrou hoje a ditadura de Augusto Pinochet como um dos “períodos mais difíceis” da história do Chile, lamentando as vítimas do regime do general chileno.

“A ditadura de Augusto Pinochet no Chile representou um dos períodos mais difíceis da história da nação”, afirmou o porta-voz da Casa Branca, Tony Fratto, horas depois do anúncio da morte do antigo ditador, aos 91 anos.

“Os nossos pensamentos estão com as vítimas do seu regime e as suas famílias. Elogiamos o povo do Chile por ter construído uma sociedade baseada na liberdade, lei e respeito pelos direitos humanos”, acrescentou o representante da Administração de George W. Bush.

Pinochet morreu esta tarde no hospital militar onde se encontrava hospitalizado após ter sofrido um enfarte do miocárdio, agravado por complicações pulmonares e problemas cardiovasculares causados por hipertensão e diabetes. Tinha 91 anos.

Sem comentários: