sábado, junho 21, 2008

Perfil psicológico do povo português, tendo como base a selecção nacional


Um estudo realizado pelo renomado psicólogo Pascoal Drabão, baseando-se nos diferentes momentos da campanha da selecção portuguesa neste Euro 2008, sairá na próxima edição do "Jornal do Incrível", mas este blog conseguiu ter-lhe acesso, por aquilo que na gíria editorial é conhecido por "entrada forçada em escritórios".

Momento 1: Scolari anuncia a convocatória

Toda a gente sabe de tudo: Postiga não está em forma, Petit passou a época toda lesionado, Bruno Alves é o Van Damme do estádio das Antas, Nuno Gomes é uma menina e Ricardo é frangueiro. Se ao menos o Felipão tivesse convocado o Caneira, o Maniche e o Antunes, e conseguisse naturalizar o Drogba, o Lampard e o Lucho González... Clima de desconfiança. Mourinho podia vir treinar a selecção, nos intervalos das sessões de visionamento da série "House", uma da suas bíblias de cabeceira. Vai correr tudo mal e vamos levar 10 da Turquia, 20 dos checos e talvez consigamos empatar com a Suíça. A naturalização de Pepe foi um erro, pois, como se sabe, a nossa defesa é das mais seguras do sistema solar. Queremos acreditar, mas por outro lado somos parvos se o fizermos: desordem bipolar.

Momento 2: Chegada da selecção à Suíça

Portugal é o melhor país do mundo em termos de emigrantes e pessoas que faltam ao emprego para vir gritar o nome de jogadores de futebol. Obediência cega. A mera visão de Cristiano Ronaldo ao vivo ou em capa de revista é arriscar orgasmos múltiplos. Toda a gente sabe que Quaresma tem uma série de alcunhas, que o verdeiro nome de Petit é Armando e que Miguel Veloso é, no fim de contas, um homem. Fase de conhecimento enciclopédico. Rituais tribais: cânticos, pinturas de guerra e a aceitação geral de que Roberto Leal, afinal, é uma músico com algum talento. Lisboa deixa de ser a capital portuguesa, dando o seu lugar a Neuchâtel

Momento 3: Portugal 2 - Turquia 0/Portugal 3 - República Checa 1

Somos os maiores. Temos a melhor selecção dos últimos 3000 anos e nem um Dream Team com Pélé, Maradona, Cruiff, Puskas e Eusébio no seu auge conseguiria derrubar os nossos rapazes. Pepe por 30 milhões foi afinal uma pechincha e se o Sporting vender Moutinho por menos de 400 milhões de euros, é parvo. Ricardo dá segurança e ainda bem que o Quim está lesionado para que não perturbe. Os jogos até à final são para cumprir calendário. Scolari é um génio da táctica, uma espécie de general Patton misturado com Napoleão, e ser-lhe-á dedicada uma estátua no local onde é o pavilhão Atlântico, mal a autarquia lisboeta se decida a mandar abaixo aquele mamarracho. Basicamente, é atalhar até à final, porque a Holanda é uma laranja podre, os Alemães são minis, a Itália parece massa empapada e o franceses vão ser enrabados com baguetes. Vamos vingar-nos de toda a gente, com resultados para cima daquilo que o contador electrónico pode marcar. Herberto Hélder é contactado para escrever uma versão dos Lusíadas dedicada à selecção. Ilusão de grandeza.

Momento 4 - Portugal 0 - Suíça 2

Afinal, há jogadores que não estão em forma nesta equipa. O Miguel passou o ano todo nas discotecas e viu-se o resultado; o Postiga faz o Nuno Gomes parecer o Nistelroy. Ao que parece, há duas verdades com as quais não contávamos: para se ganhar um jogo, é preciso correr, e parece que há outras selecções no Euro que, como dizê-lo, também jogam à bola. O Benfica protesta com a Federação a propósito da situação do Apito Final, e torna-se num dos possíveis bodes expiatórios se a coisa correr mal. Síndrome de tranferência de culpa. Outros candidatos possíveis: o Real Madrid, o Chelsea e o raio dos emigrantes que não deixam os jogadores dormir com o barulho. Reconhece-se o valor à Suíça e fala-se que esta é uma das grandes potências do futebol mundial No entanto, confiança para o jogo seguinte com a Alemanha: eles são uns cepos e nós até deixámos os atletas a sério no banco.

Momento 5 - Portugal 2 - Alemanha 3

Scolari é uma merda, ainda bem que ele vai para o Chelsea! Porque é que o Real Madrid deu 30 milhões pelo Pepe, se ele não apanha uma bola de cabeça? O Ricardo é frangueiro e devia ser desterrado para as selvas da Guiana holandesa, ou no mínimo usar uma trela quando está entre os postes. O Benficq é o culpado disto tudo! E afinal, parece que temos problemas em Portugal! A crise dos combustíveis! Os exames de Português! A Justiça! O Carlos Castro voltou a escrever crónicas do socialite! Já ninguém quer ser português, podemos sempre ser espanhóis que ainda estão em prova. Portugal é um país de catástrofes, não valemos nada, queremos todos sair daqui.
Até 2010, está claro...

1 comentário:

Anónimo disse...

Pascoal Drabão não me parece ser um psicólogo de renome...