domingo, dezembro 04, 2011

Erase/rewind

http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1523647

Ridícula, a destruição de um dos edifícios alemães fulcrais de todo o século XX. Eis o que temos: uma Europa com tão má consciência em relação ao passado e tão grande falta dela no que toca ao presente e ao futuro.

5 comentários:

João Saro disse...

Aquilo era um monumento?! Porquê ridícula?

luminary disse...

Porque é um monumento histórico de enorme importância para a história europeia. Foi ali que começou a ganhar real dimensão o fenómeno do nazismo alemão, com toda a pompa e soberba que o rodeava. Mandar aquilo abaixo é igual a, salvas as devidas tradições, decidir que o Coliseu de Roma deve desaparecer porque ocupa espaço. São dois recintos desportivos que marcam a história europeia. Preservar a sua memória devia ser de bom senso. mas de há uns bons anos para cá que existe uma campanha na própria Alemanha para limpar tudo o que tenha a ver com o período nazi.

João Saro disse...

Estou a dizer porque aquilo não parece propriamente um monumento e a história não deixa de ser preservada sem edifícios.

O Coliseu de Roma atrai turistas, é um puro monumento.

Anónimo disse...

Mais uma tentativa do governo alemão de apagar a história do seu país? Talvez seja para que se esqueçam do que aconteceu nos anos 30 e 40, dadas as semelhanças com o que se passa actualmente na Europa...

luminary disse...

Um monumento não se define pelos turistas. Acho que isso vem do aproveitamento que se dá aos próprios monumentos. Tens alguns exemplos de edifícios hoje emblemáticos, que apenas há algumas dezenas de anos estavam na penúria. E este é daqueles que, a meu ver, é importante na história europeia.
Já agora, gostava de pedir ao leitor anónimo, e qualquer leitor anónimo que comente aqui, que se identificasse :)