sexta-feira, julho 14, 2006

Pegar o touro pelos cornos



O mundo da tauromaquia é para mim um mistério. Mais do que isso, é repelente. Mas isso é pormenor para o assunto que urge dissecar.Quando é anunciada uma corrida de touros, os forcados convidados são sempre "prestigiados". Mas porquê? Será que todos os forcados estão cheios de prestígio? Será que todos os forcados são assimn tão bons? Têm de haver forcados maus, ou então de que vale a pena haver os prestigiados? São os maus que fazem os muito bons serem "prestigiados". Algures no país, há-de haver grupos de forcados que não sabem o que é pegar um touro pelos cornos; ou sequer quem é o rabejador. É publicidade enganosa e todos os amantes da tauromaquia (e que admiram, também, brincadeiras no matadouro) deviam pedir uma avaliação imediata de todos os grupos de forcados do país. Assim, haveria não os privielgiados, mas o gurpo de forcados 1, 2, 3, conforme a posição na tabela.
Outra estrela da galáxia forcada que sempre me intrigou foi o grupo de forcados amadores do Aposento da Moita. Desde puto que acreditava que eles eram forcados reformados, porque quando alguém se aposenta, é porque já não está em condições para participar na sua actividade. Assim sendo, porque iam os velhinhos desafiar um touro? Parecendoq ue njão, ainda é bicho forte! O rabejador, pejado de artrite, nem conseguiria fechar as mãos em redor do rabo do touro. Seria uma desgraça para a aficion. E porque é que o aposento é na Moita? Na verdade, outra questão pertinente prende-se com os forcados da Chamusca: sempre pensei que fossem negros, até os ver na televisão.
E assim se fez um post sobre touradas nunca se questionando a tendência sexual dos envolvidos, apesar das indumentárias, das bandarilhas e das capas. Ah, e aquela música ao início...

2 comentários:

LupinLongo disse...

epa pode parecer muito mal p algumas pessoas mas eu sempre gostei de ver touradas e em especial os forcados. Axo uma luta interessante...

agora gostava era de ver os nossos forcados a pegar o touro do zidane pelos cornos. ehehehehe :)

João Santiago disse...

tradições que tenham por base violencia e ferir/matar animais..não me entram muito bem.
no entanto admito que é divertido a parte dos forcados, embora devesse ser feita com o touro ainda sem farpas espetadas!