sábado, julho 07, 2007

5 actores capazes de salvar filmes

Ou como a simples presença de um intérprete torna um filme mau suportável, ou uma obra fraquinha em algo que vemos com gosto. E até revemos, se passar ao domingo à tarde na televisão.

1 - Steve Buscemi: Este é um homem que vale a pena ver actuar quanto mais não seja porque é sempre o melhor dos filmes em que participa. Mesmo os bons. Mas quando entra em obras de bosta, é aí que brilha realmente: Buscemi tem um ar alucinado, próprio de um indivíduo acabado de sair do manicómio. O personagem tipo de Steve Buscemi é o gajo que conta histórias engraçadas, fala depressa e mesmo quando tem um papel "sério" (onde a seriedade só é indicada porque estamos na presença de um Dr.), debita a informação de uma forma tão cool que é impossível não nos lembrarmos no final: "Lembras-te daquele gajo que...". Buscemi entrou em excelentes fitas ("Pulp Fiction", "Reservoir dogs" "Fargo", "Ghost world"), mas compensa largamente o seu pedigree de verdadeiro actor com colaborações com alguns dos génios do trash: Michael Bay não passa sem ele, como se viu em "Armaggedon" (onde, vamos todos confessar, é o único tipo pelo qual torcemos) e "The island" (o que era aquilo?). "Con air" é toda uma demonstração do seu poder de elevar o filme, ao fazer-nos esquecer que há qualquer coisa de violento entre Malkovich e Cage, com o seu pedófilo "simpático". Depois, fez 3 filmes com Adam Sandler e vai faezr um quarto. Depois de pelo mieo participar nos Sopranos. Ou seja, temos aqui um senhor sem medo.
E claro, todos nos lembramos de Desperado. Mas é em "Armaggedon" que a capacidade messiânica de Buscemi brilha verdadeiramente.


Christopher Walken - Um homem maior que a vida. Um actor que define um estilo próprio e que obriga os críticos de cinema a criarem o conceito de "personagem Walkeniana". Quando está num filme, Walken parece caído de um outro planeta, e é por isso que aparece recorrentemente na companhia de Tim Burton. Se Walken até já ganhou um Óscar de melhor actor secundário (por "The deer hunter", em 1978), também já fez trampa de primeira. Enrou num dos piores filmes Bond ("A view to a kill", ou o constatar da decadência de Roger Moore), onde ainda assim conseguiu ser um dos melhores vilões Bond, o que prova a sua categoria; fez a trilogia "The prophecy", série B do mais pura que foi editado directamente para vídeo; em "Não acordem o rato adormecido"; ou nesse grande clássico da comédia moderna que é "Kangaroo jack". No entanto, ver Christopher Walken a representar é entrar num número de hipnose em que não conseguimos tirar os olhos daquele homem bizarro, com uma cadência de voz única e inconfundível.
E é dos únicos actores não ítalo-americanos capazes de fazer um mafioso convincente.
Para mostrar todo o poder deste homem, fica a famosa cena do relógio no cu de um filme que não é mau, mas foi feito por Tarantino, um tipo que pega em bons actores perdidos em filmes maus.


John Cusack - O apelo de John Cusack difere do de Walken e Buscemi. Cusack não é estranho: é simplesmente demasiado carismátrico para existir num mundo real, por isso o metem em filmes, e sempre a fazer de homem normal. Devia ser lei que Cusack fizesse de protagonista em todas as comédias românticas que apanhasse. Mesmo queo argumento sej mau, mesmo que a realização seja medíocre, comédia românica com Cusack é sempre qualquer coisa que me apetece ver. Exemplo? "America's sweethearts": Billy Crystal, Cathrine Zeta-Jones e Julia Roberts, habitualmente bons neste género, deixam-se levar pela degsraça que é o filme; Cusack mantém a sua coolness, mesmo com as piadas mais baixas. E este homem conseguiu entrar em "Con air" e sair vivo em termos de reputação. Simplesmente porque é John Cusack. E não há quem não goste de John Cusack.
Eis John Cusack, the loveable, em "High fidelity".


4 - Peter Stormare: Este sueco pertence à mais clássica escola de actores capazes de salvar um filme: "Armaggedon", de onde poderíamos destacar,se estivéssemos para aí virados, William Fichtner ou Will Patton. Stormare é um dos raros actores de cara de mau que faz maus simpáticos. Claro que já fez o Diabo num filme (em "Constantine"), mas tem também no seu bolso os tradicionais papeis de capanga (em "Fargo", por exemplo), de mafioso (na série "Prison Break") e de cientista desmiolado ("Minority Report").
E que maus filmes fez este senhor? "The tuxedo", onbra intragável com Jackie Chan e Jennifer Love Hewitt (uma actriz também ela capaz de salvar um filme, embora isso se posso dever mais a um soutien bem ajustado), "Bad boys I" (outro cocktail de explosões à la Bay) ou "Bad company", pretensa comédia com Chris Rock, realizado por esse outro realizador esquizofrénico que é Joel Schumacher.
A capacidade que Stormare tem para superlativar tudo em que toca está bem patente em "Constantine", filme cool de Francis Lawrence, onde Keanue Reeves faz de caçador de demórnios que veste de preto. Uma espécie de Neo, mas sob a alçada do Vaticano. Quando Stormare entre em cena, ele e a sua interpretação de Lúcifer fazem com que Reeves pareça, na realidade, ter talento.


5 - Joe Pantoliano: Durante muito tempo, ocupou o lugar de actor que mais vezes nos fazia dizer "Hei, mas não é aquele gajo do...?". Era o gajo do "Bound", de "The fugitive", do "Matrix", do "Memento. Mas também era esse Joe Pantoliano que entrou em "Bad boys "(ambos!), "Pluto Nash", comédia sem piada da fase decadente de Eddie Murphy, "Daredevil" ou "Forces of nature". Pantoliano é sempre um bom rapaz quando entra em maus fil,es, seja como o amigo sarcástico, mas de bom coração do protagonista, ou o chefe duro, mas copreensivo com os devaneios do ehrói ou heróis. Em bons filme,s normalmente, é maus como as cobras, cobarde ou faz-nos simplesmente desconfiar dele desde o início.
Também entrou em "The sopranos", cumprindo assim o requisito, como ítalo-americano, de também ter desempenhado o papel de mafioso. Mas Pantoliano tem sempre carisma suficiente para que embora cheiremos que ele tem essa origem étnica, nunca realmente repararmos nisso até vermos o seu nome.
Joe Pantoliano, em todo o seu esplendor de irritação em "Bad boys II".

2 comentários:

Anónimo disse...

Só falta o Camilo de Oliveira!

João Santiago disse...

para mim um actor portugues que salva filmes/series/novelas é o NUNO MELO. Adoro.

ele levava porrada da mulher nao levava??