quinta-feira, julho 26, 2007

Pela estrada fora...


Consigo ver uma transmissão televisiva de ciclismo da Volta à França.

Pronto, já acabaram de se rir? Vou seguir o texto então.

As etapas de montanha da Volta à França sempre me fascinaram. Há algo na luta que homens em cima de bicicleta travam contra rampas desgastantes, condições climáticas adversas e a estupidez dos espectadores que assitem ao vivo às tiradas que me faz seguir as coisas até ao fim. Quando a equipa do camisola amarela impõe um ritmo demolidor que abate, um a um, potenciais candidatos ao primeiro lugar; o ataque dos pretendentes, que fazem vir ao de cima a verdadeira fibra do homem que leva o símbolo de líder; a máscara de esforço que aqueles indivíduos escondem, como se tudo fosse fácil; e claro, no caso português, ouvir os comentários de Marco Chagas, o seu conhecimento da modalidade e psicologia dos atletas, ao mesmo tempo que reduz à burrice Alexandre Albuquerque, o seu sidekick entusiasmado, mas que se farta de meter o pé na argola.

Todas estas histórias de doping no ciclismo vêm tirar a aura mítica a vários dos ciclistas que gostava de ver trepar por ali acima, e ao próprio ciclismo em geral. Em parte, todas esta smanobras ilegais devem-se ao nosso desejo pessoal, satisfeito pelas organizações da provas velocipédicas, de ver proezas ainda mais incríveis, subidas de arrasar pernas, cansaço extremo. A nossa velha sede de sangue, que ainda hoje se pode ouvir na ruínas do Coliseu de Roma. Quando se fala de ndurain, Hinault, Mercx, Agostinho, Armstrong, não estamos a falar de homens comuns, mas sim de verdadeiros sobre-humanos, ciclistas fora de série como há poucos. O grosso dos ciclistas actuais não consegue enfrentar as durezas impostas pelo ciclismo mderno e dar espectáculo em simultâneo. Por isso caem Basso, Rasmussen, Ulrich, Vonokourov, Heras, Pantani...
POrque explicar o doping no desporto pela simples batota é um facilitismo. Podem deixar a vossa opinião na secção do costume.

2 comentários:

Andie disse...

O sidekick é o João Pedro Mendonça...

luminary disse...

Exacto. Obrigado! Acho que ontem, escrevi os posts todos sob o efeito de doping...