quarta-feira, abril 23, 2008

O fenómeno


Quem tem o convencimento de que gosta de música a sério deve olhar para o tema "Umbrella", de Rihanna, com desprezo e asco. O certo é que esta música é um fenómeno que merecia ser estudado com interesse. A quantidade de covers que tem gerado, dos mais diversos quadrantes (e a música tem para aí um ano) é impressionante, mesmo para a era de mashups em que vivemos. Rihanna, que até canta bem e é, assumamos, boa, teve a sorte de ver uma canção pop que é eficientemente escrita cair-lhe nas mãos, depois de Britney Spears, na sua fase tresloucada (esperem.... fase?) a ter recusado. É uma canção que tem um certo apelo e fará parte do catálogo pop musical da nossa memória durante algum tempo.
Manic Street Preachers, The Klaxons, Mandy Moore, Marie Digby (uma jovenzinha que daqui a uns tempos vos vai entrar com força nos ouvidos, cortesia da Mega FM e da RFM), , Plain White T's (sim, os irritantes da "Delilah"), My chemical romance, Linkin Park, os ídolos country Keith Urban e Carrie Underwood, as revelações indie Tegan and Sara, entre outros desconhecidos que se podem encontrar todos no Youtube. Gostava de destacar dois takes na música, completamente diferentes.
O primeiro é por parte de Hillary Clinto e Barack Obama, explicando o que realmente existe entre ambos. Ok, não é bem.

O segundo vem de um pianista nova-iorquino que faz pequenos milagres munido de músicas pop orelhudas e o seu piano. Chama-se David Sides e descubram mais sobre ele.


Sugiro, por fim, que escrevam no Youtube "Umbrella bamboos". Vão descobrir porque é que nunca ouviram falar da indústria musical tailandesa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Rihanna.....................BOUA!!!! É bem mais boua do que tu. É uma Badalhoca com B grande...Porquinha marota...!