quarta-feira, agosto 27, 2008

5 filmes incrivelmente másculos: parte 1

Há que definir muito bem este conceito de filme másculo antes de se começar. Para já, o critério de quantidade de homens não existe. Podemos assistir a uma cena com 100 espécimes do sexo masculino do ecrã, mas cujos cromossomas X foram apagados algures na infância, estando agora a meio caminho entre o coninhas e o frouxo.
Depois, um homem bonito não faz um filme másculo. A saga "Ocean's" tem de tudo para todos os gostos: tem Clooney, tem Pitt, tem Damon e tem Garcia e Cheadle se estiverem para aí viradas. No entanto, onde está a dureza? Se virmos o filme sem som, parece um episódio alargado de "Queer eye for a straight guy".
Por fim, que acções podem ser definidas como masculinas? Depois destes Jogos Olímpicos, jogar à bola não; e após ler notícias sobre bombistas suicidas mulheres, aleijar gente também não. Pelo menos, o aleijar no geral. Actividades específicas como "1 homem contra 100" ou psicótico assassino são bem viris. Será melhor que fiquemos pelo mais óbvio dos clichés: beber, veículos motorizados, higiene específica do homem, conversas sbre quem tem a pila maior e sobre engates e proezas sexuais... A bem da eterna simplificação do espécime masculino (porque somos todos assim, certo?), vamos arrepiar caminho por aqui. Sem mais delongas:

1 - "Goodfellas": Ora aqui está uma fita que começa com uma frase que atravessa a cabeça de muitos meninos: "As long as I can remember, I always wanted to be a gangster". O personagem de Henry Hill tem várias atitudes másculas ao longo do filme: show-off no engate (quando leva a potencial namorada a um restaurante fino, enquanto é cumprimentado por toda a gente, desde o criado ao dono do restaurante), tem várias amantes e recebe estimulação oral na cozinha, antes de sair para o trabalho. Para mais, é mafioso. No entanto, é um menino, comparado com os seus dois amigos mafiosos, Jimmy Conway e Tommy de Vitto. Conway aniquila alguém apenas porque pensa que este está a preparar alguma e Vitto porque lhe apetece. Ambos vestem fatos que não são parolos, mas também não são bons. Nada de questões de moda. Ah, e Conway e Vitto são interpretados por Robert de Niro e Joe Pesci.

2 - "Die Hard": Esta é uma escolha lógica, se pensarmos bem. John Mclane, o personagem principal do filme, tem de combater sozinho um bando de facínoras armados até aos mamilos. Nós, homens, gostamos disto. Para além disso, fá-lo descalço, o que é corajoso e idiota em simultâneo. Na sua demanda, mostra-se não razoável para com o vilão, que é o paradigma da sofisticação assassina e da capacidade de negociação (ou seja, qualidades altamente femininas), e fá-lo através de atitudes infantis e ditos que ficam no ouvido, mas não querem dizer nada (yippie-kay-ay, motherfucker). Usa um wife-beater, o que é uber testosterona. O único senão é a razão pela qual o filme se desenrola: Mclane viaja até Los Angeles para se reconciliar com a mulher. Isto é como admitir a derrota perante o inimigo. No entanto, homens mais sábios reconhecerão que esta história de lutar conra terroristas para ganhar a afeição da mulher é um daqueles esquemas malucos de engate, tão queridos ao espécime macho.

3 - "Predator": Há am hipótese série de que este é O filme mais macho de todo o sempre. Uma olhada pelo elenco bastaria para se concluir este simples facto. Quer dizer, temos Arnold Scwarzenegger, Bill Duke, Carl Weathers (hei, Apollo Creed), o antigo lutador de wrestling Jesse Ventura, o argumentista de "Arma mortífera" Shane Black, o índio dado a bulhas em bares Sonny Landham e o hispânico Richard Chaves. Isto é um concentrado de testículos multi-étnico, capaz de fazer o mais maricas dos toureiros virar homem a sério. Se isto não bastasse, o filme encarrega-se de reafirmar as credencias da fama destes semi-deuses: Bill Duke barbeia-se no meio do mato com uma faca do tamanho da minha perna, e sem qualquer tipo de espuma; Jesse Ventura usa como arma de eleição uma metralhadora Gatlin que habitualmente é utilizada em helicópteros. E carrega-a mato fora!; 64 pessoas morrem ao longo do filme; e claro, temos frases clássicas que são epítomes de masculinidade: "You're one... ugly motherfucker!"; "Stick around"; "If it bleeds, we can kill it"; "I ain't got time to bleed". Arnie acaba o filme a combater o Predador todo nu na selva. Isto é de macho.

TO BE CONTINUED...

Sem comentários: