quarta-feira, agosto 13, 2008

Especial: 10 grandes episódios de "The X-Files"


1 - "Ice", 1x08: Mulder e Scully vêem-se numa base polar, no Árctico, habitada por cientistas que investigam amostras de gelo bem, bem antigas, depois de um incidente, envolvendo uma pistola, uma bala e um corpo humano ter levado o FBI a investigar o caso. A resposta é um pequeno verme que encontra o sue caminho até ao cérebro do hospedeiro, alimentando-se do sue hipotálamo e ijntectando adrenalina no sangue. Um episódio pleno de paranóia, desenrolando-se totalmente na base e um prodígio de tensão com pouco mais do que a natureza humana e alguns efeitos prostéticos a causar-nos calafrios.

2 - "Squeeze", 1x03: O terceiro episódio de toda a série, e o primeiro a não envolver OVNI, inaugura oficialmente o esquema monster of the week que viria a marcar a primeira temporada da série. Aqui, temos um clássico: Eugene Tooms, um homem que consegue distender o seu corpo de modo a passar por qualquer tipo de entrada e precisa de se alimentar de figos para poder sobreviver. Aoesar de ser uma das criaturas mais memoráveis da série, o terror vem do medo universal de alguma coisa inesperada entrar em nossa casa, por onde não esperamos, com o intuito de nos fazer mal, muito mal.

3 - "Beyond the sea", 1x13 - É o primeiro episódio a abordar realmente a perosnagem de Dana Scully e logo com um evento trágico: a morte do seu pai, cuja visão a céptica Scully tem no momento emq ue este morre, a quilómteors de distância. Mas o caso é sobre um serial-killer, Luther Lee Boggs, no corredor da morte, que se diz psíquico e vai dando informações ao FBI sobre um outro serial-killer que está a actuar. Para além do tenso jogo de quid pro quo entre Scully e BOggs, na linha de "o silêncio dos inocentes", há a brilhante interpretação de Brad Dourif, um homem cuja cara parece ter sido esculpida pela equipa de maquilhagem de "The X-Files"

4 - "Darkness falls", 1x20 - Um alerta ecológico contra o desbaste de florestas. E estamos em 1993, sem alarmices Algorianas. Um factor paranormal é um mimo: ao derrubar árvores no estado de Washington sem apelo nem agravo, uns lenhadores libertam uns insectos que estavam hibernados e que começam, implacavelmente, a matar gente. A partir do momento em que Mulder, Scully e dois representantes da empresa dos lenhadores são obrigado s a ficar trancados numa casa, é a pura claustrofobia, monstrando que mesmo neste planeta cheio de cidades, ainda há muitos espaços onde estamos completamente indefesos.

5 - "The host", 2x02: Russos, problemas com radiações e um parasita do tamanho de uma mota nos esgotos de Baltimore. Enough said.

6 - "Duane Barry", 2x05 - Numa das participações especiais mais memoráveis da série, Steve Railsback interpreta Duane Barry, um homem que afirma ser raptado frequentemente por extraterrestres e que toma de assalto uma agência de viagens, fazneod várias pessoas reféns. Mulder, como especialista em tudo o que é spooky, é chamado para negociar. O episódio tem duas partes e na segunda, Scully é raptada, naquele que foi um dos pontos de viragem da série.

7 - "Fearful simmetry", 2x18 - A abertura deste episódio ficou-me na memória muito tempo depois de o ter visto: uma força, aparentemente invisível, derruba tudo à sua passagem numa cidade, matando um trabalhador de umas obras na estrada. Mais à frente, deparamo-nos com um elefante, morto de exaustão, deitado no alcatrão. Um gigantesco WTF atravessa-nos a cabeça e parece que tem tudo a ver com jardins zoológicos, extinções e extraterrestres que mostram mais preocupação pela nossa fauna do que nós.

8 - "Dod Kalm", 2x19 - Mulder e Scully são enviados à Noruega, quando são desobertos corpos de mairnheiros de um navio norte-americano que parecem ter envelhecido anos numa questão de dias. Este episódio contém momentos importantes no desenvolvimento da relação entre Mulder e Scully, e também a curiosidade de ver os protagonitas como se tivessem de 80 anos para cima. Para além disso, o gimmick é uma delícia.

9 - "The calusari", 2x21 - Uma fotografia tiradas segundos antes de um miúdo de dois anos morrer parece mostrar uma intervenção espiritual em todo o rpocesso; e quando outra pessoa na família morre, a avó chama os Calusari, que são exorcistas à romena. Terror em doses cavalares e possessões demoníacas com fartura, num episódio que nos lembra que esta série, de vez em quando, tem como único objectivo causar-nos pele de galinha.

10 - "Humbug", 2x20 - Este episódio marca o momento em que o wonder boy Darin Morgan escreve pela primeira vez para a série. Morgan, que viria a escrever dois dos melhroes episódios de "The X-Files", aborda aqui um caso que decorre numa comunidade composta apenas e só por freaks circenses, como mulhere sbarubdas, o homem que come tudo e a mulher sereia. Uma pequena delícia, o paranormal no meio do anormal, e uma pequena homenagem ao vaudeville e aos tempos de PT Barnum.

Sem comentários: