domingo, dezembro 14, 2008

Pin down


Um amigo meu disse-me há uns tempos que não havia mulheres bonitas antes de 1980. Esta afirmação fez-me abanar a cabeça, pois podia dar-lhe uma lista imediata de beleza feminina em zénite de aparvalhamento sem puxar muito pela minha memória fílmica: Sophia Loren, Claudia Cardinale, Catherine Deneuve, Rita Hayworth, Julie Christie, Ingrid Bergman, Monica Vitti, Lauren Bacalll... E claramente, quem faz uma afirmação destas, nunca viu um filme de Hitchcock.
Isto tudo para concluir que ao contrário de crenças modernas, há beleza antes da era das top-models; e antes das top-models, houve pin-ups. Morreu esta semana o maior símbolo desta mitologia de mulheres que corporizaram para uma geração todos os cambiantes da palavra sexo. Bettie Page, que tantos corações deve ter destroçado, morreu ironicamente de ataque cardíaco.
R.I.P, Queen of hearts.

3 comentários:

Post-It disse...

É verdade!
Estive a comentar a ironia com o meu irmão, curiosamente. Ele gostava dela... dessa icónica imagem dos anos 50, que ele adora.

João Santiago disse...

quem é que disse isso?!
as pin-ups é que deviam mandar no mundo. Um brinde para todas elas. <3

João Almeida disse...

essa senhora essa senhora... Bettie Page a rainha de copas e todo um imaginário muito próximo da realidade e eternamente recordada na pele de muita gente!!