sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Predictions, predictions...


Antes de mais, quem estiver realmente interessado neste post, deve acompanhar lateralmente a sua leitura com este artigo:
Agora, siga!

Os Óscares são domingo e é seguro dizer que este ano é dos mais previsíveis de que me lembro. Desde praticamente Dezembro que se adivinha o vencedor da categoria de melhor filme, e mesmo realizador, e nem o facto de não ser o filme mais nomeado acrescenta suspense à noite de domingo. É nas categorias de interpretação que estão as verdadeiras indecisões da noite. O "I'm a complex guy, sweetheart", deixa aqui as suas previsões, mas não garante certezas. Por isso, recusará terminantemente ser levado a tribunal em processos manhosos de extorsão.

Melhor filme: Slumdog Millionaire - Diria 100% de certeza, mas mesmo com todo o apoio incondicional, não quero brincar a esse jogo perigoso com os Óscares. Ainda me lembro de quando "Brokeback mountain" perdeu...

Melhor realizador: Danny Boyle, "Slumdog millionaire" - Lógico. Mesmo que apeteça aos votantes enveredar por outro candidato, nenhum reúne suficiente consenso. A surgir alternativa, apostava em Fincher, que está no filme mais nomeado.

Melhor actor: Mickey Rourke, "The wrestler" - Parece-me que é entre Mickey Rourke, por "The wrestler" e Sean Penn, por "Milk". Acho que, com tudo esta história do regresso da cova, Rourke tem a vantagem, mas é mínima, e sinceramente, pode virar para qualquer um dos lados. Na remota hipótese de o voto se dividr entre os dois candidatos, não se surpreendam se chamarem Frank Langella, por "Frost/Nixon".

Melhor actriz: Meryl Streep, "Doubt" - O bom senso pede que se escolha Kate Winslet, pelo "The reader", e de facto, foi a minha primeira escolha. Mas quanto mais penso, mais me inclino para Streep. Winslet entra num filme que tem um apoito declarado, e tem um sotaque, e envelhece, e despe-se, e essas coisas que dão o Oscar; e ainda por cima, é Kate Winslet e nunca ganhou em seis nomeações! No entanto, interpreta uma, vá lá, nazi, e nunca ninguém ganhou por esse tipo de papel. Mas Streep, embora seja a actriz mais nomeada, já não ganha um Oscar há mais de 25 anos; e nunca se deve subestimar Streep. Se pudesse dar dois nomes, Winslet estava lá.

Melhor actor secundário: Heath Ledger, "The dark knight" - Mais que entregue e decidido. Se não for, motins acontecerão no exterior e cadeiras voarão no Kodak theatre.

Melhor actriz secundária: Penelope Cruz, "Vicky Christina Barcelona" - Tem sido, desde cedo, a candidata mais consistente: um filme de Woody Allen, que normalmente é sinónimo de prémios nesta categoria, uma campanha orquestrada por Harvey Weinstein e a sensação de que já pode levar o prémio. No entanto, as categorias secundárias são imprevisíveis e tenho a impressão de que Viola Davis, em "Doubt", pode surpreender.

Melhor argumento original: "Milk" - Uma competição entre Dustin Lance Black, em "Milk", e Andrew Stanton em "Wall-E". Não acho que "Milk" saia de mãos vazias da cerimónia, por isso será aqui que poderá receber o seu prémio

Melhor argumento adaptado: Simon Beaufoy, "Slumdog millionaire" - É outra daquelas categorias que, salvo um ou outro apocalipse, não merece discussão.

Melhor montagem: Chris Dickens, "Slumdog millionaire"

Melhor fotografia: Claudio Miranda, "The curious case of Benjamin Button"" (A aposta segura, no entanto, é Anthony Dod Mantle, por "Slumdog millionaire"; mas os Óscares, optam tradicionalmente pelo que é estético, daí a minha opção por Miranda)

Melhor direcção artística: Donald Graham Burtt e Victor J. Zolfo, "The curious case of Benjamin Button" - Com 13 nomeações, é impossível este filme ir para casa de mãos vazias, e este é um dos seus pontos mais fortes.

Melhor guarda-roupa: Michael Carlin, Rebecca Alleway, "The duchess" - Tendo em conta os gostos habituais da Academia, é a escolha mais óbvia, mas se "Benjamin Button" começar a engrenar, Jaqueline West ganha aqui.

Melhor caracterização: Greg Cannom, "Benjamin Button" - O homem é uma lenda neste departamento, e a caracterização é uma parte tão integral do filme que acho impossível haver outro vencedor.

Melhor banda sonora: Alexandre Desplat, "Benjamin Button" - A.R Rahman, por "Slumdog millionaire", é a escolha segura, porque esta é uma categoria que facilmente é arrebanhada pelo filme que acaba por ganhar mais prémios, mas bandas sonoras pop não entram muito no gosto da Academia (veja-se a vergonhosa não nomeação de Newton Howard e Hans Zimmer em "The dark knight)e aí, seguindo a lógica de mais nomeações, Alexandre Desplat pode conquistar finalmente o seu primeiro e merecido Oscar.

Melhor som: Tom Myers, Michael Semanick, Ben Burtt, "Wall-E" - O trabalho de Ben Burtt no filme, onde dá som ao personagem principal, é definitivo e genial, e a Academia, normalmente, não dá este prémio aos gigantescos blockbusters de Verão.

Melhor montagem sonora: Richard King, "The dark knight" - É entre "Iron Man" e "The dark knight", mas digo que vai para o homem-morcego, só por palpite.

Melhores efeitos visuais: Eric Barba, Steve Preeg, Burt Dalton, Craig Barron, "Benjamin button" - O trabalho neste filme é daqueles que faz avnçar o próprio campo dos efeitos especiais, e embora "Iron man" e "The dark knight" sejam obras mais tradicionais a este nível, não me parece que ofereçam grande obstáculo.

Melhor canção: "Jai Ho", "Slumdog Millionaire"

Melhor filme de animação: "Wall-E" - É um filme que ao todo tem seis nomeações; é da Pixar. Não tem nada que saber.

Melhor documentário: "Man on wire" - Um documentário sobre esperança e sonhos. Ou seja, o panfleto perfeito da era Obama.

Melhor filme estrangeiro: "Valsa com Bashir" - O bom senso manda que se escolha entre "A turma", de França, e "Valsa com Bashir", de Israel. Mas esta categoria é tão imprevisível que, aqui entre nós, tenham atenção a "Departures", do Japão.

Curtas:
Documental - "The conscience of Nhem En"
Animação - "Presto"
Curta-metragem - "Spielzeugland" ("Toyland")

E aqui fica! Amanhã, podem insultar-me!

Sem comentários: