domingo, abril 12, 2009

Não nasci para isto


Ao contrário de um mito urbano que eu próprio me encarreguei de espalhar, possuo uma ou outra qualidade. Se são qualidades válidas ou não, está aberto à discussão, e encoraja-se à mesma, tudo à vista de um pau de marmeleiro que tenho ali atrás do portão. Sei reconhecer algumas à vista desarmada e vergar-me à evidência de outras em apontamentos de conversa com outras pessoas, embora duas ou três (assim de repente, carisma é uma delas...) sejam bastante duvidosas e existe a necessidade de novas pesquisas nesse sentido para de apurar objectivamente a sua existência.
Uma qualidade que certamente não possuo é a de ser um bom conversador a nível espontâneo; e o que é isto? É simplesmente conseguir gerar conversa a partir do nada. Não é comigo. Durante um tempo, tomei isso como sinal de que sou profundamente desinteressante. Talvez até seja, mas não é por isto. É porque simplesmente, quando chega a minha vez de criar paleio com outra pessoa, surgem piadas parvas sem graça nenhuma, temas absurdos e hermético, e também um comentário de teor sexual que, nas circunstâncias certas,lançaria a terceira guerra mundial entre os dois sexos. Tudo o que seja uma pessoa a falar pelos cotovelos e eu a aplicar aquele comentário certeiro que a faz rir e falar mais, estou lá, e até pareço um gajo porreiro; agora, se houver silêncio instalado e eu for forçado a dinamizar um diálogo, esqueçam lá isso e é melhor meterem o rádio na M80 e metam a música mais alta. Acho que é a única coisa que gostava de ter em comum com o Malato: conseguir falar com toda a gente.
No entretanto, vou tentando aprender coisas que não se devem fazer com aquilo que eu não sou, seres humanos perfeitamente formatados para existirem em sociedade. Aparentementem, uma grande parte consegue passar uyma existência inteira sem usar a palavra "hermético". Acho que vou começar a melhorar-me por aí.

1 comentário:

susana disse...

gosto de ti como és. Já to disse algumas vezes. Mesmo com essa tua tendência para os comentários sexuais:P és especial como és, não te formates. Muda se fõr o melhor para ti, só para ti não para os outros. Um abraço
su

p.s: há tanto que não te apanho no sitio do costumo. Miss you.