quinta-feira, março 02, 2006

Previsões: Melhor actriz



FELICITY HUFFMAN - "TRANSAMERICA"
REESE WHITHERSPOON - "WALK THE LINE"
JUDI DENCH - "MRS. HENDERSON PRESENTS"
CHARLIZE THERON - "NORTH COUNTRY"
KEIRA KNIGHTLEY - "PRIDE AND PREJUDICE"

Este é, claramente, um dos anos mais desinteressantes na categoria de Melhor actriz na história recente dos Óscares. A começar, porque há série de equívocos claros: Judi Dench aparece aqui quase por favor, como aquele vício habuital de que custa a desligar; Keira Knightley para atrair malta nova a ver a cerimónia, uma cara bonita e jovem num papel que não exige grande coisa; e Charlize como nomeada justa e derrotada, num papel difícil, mas com a agravante de já ter ganho há muito pouco tempo. Logo, só há duas hipóteses reais para ganhar este prémio: Felicity Huffman e Reese Whitherspoon.
Felicity Huffman goza neste momento de grande popularidade, devido ao seu papel em "Desperate Housewives". Até agora, já ganhou o Globo de Ouro, mas não esteve em competição directa com Reese, que estava na de Musical/Comédia. Quando se defrontaram pela primeira vez, nos SAG, Reese ganhou, podendo Felicity desculpar-se por já ter ganho um prémio nessa noite na área de televisão. Há no entanto factores a jogar contra ela: primeiro, é a única nomeação do filme; depois, haverá memso assim tanta gente que o viu?; terceiro, será que a simpatia chega para ganhar um Oscar? A intepretação de Huffman é prodigiosa, mas isso, normalmente não chega para ganhar.
Reese, assim, tem tudo a seu favor: toda a gente gosta dela; o seu papel é excelente e a sua representação está à altura; está num filme amado que não está em Melhor filme; é jovem e com grande futuro. Tem tudo a seu favor. Só um golpe de asa de última hora lhe pode tirar o Oscar.

Vai ganhar: Reese Whitherspoon
Devia ganhar: Reese Whitherspoon/Felicity Huffman

Sem comentários: