segunda-feira, outubro 09, 2006

Lost in the island 1


Inaugura-se aqui novo espaço no blog, de comentário aos episódios de Lost da semana anterior, com discussões de teorias "lostianas", percursos de personagens, Dharma Initiative e quando é que raio Sawyer e Jack assumem o amor um pelo outro. Quem não tiver visto o episódio, fica já avisado: há spoilers. Vá ver o raio da coisa, são só 40 minutos, e depois volte devidamente informado. Agradece-se a colaboração de outros seguidores para a discussão na secção de comments.

"TALES OF 2 CITIES""

Da última vez que verificámos, as coisas iam bem calientes naquela sítio a que vamos chamar, por via da uniformização, ilha: MIchael e Walt foram embora de barco, após terem traído os seus amigos; Jack, Kate e Sawyer encontravam-se na posse de TAFKA Henry Gale e os seus Others; Locke, Eko e Desmond encontrava-se frenteicamente envolvidos num showdown definitivo na Hatch; e aquele telefonema para a namorada do Desmond.

O primeiro episódio da 3ª série abre com uma sequência absolutamente brutal, mostrando o acidente de avião numa perspectiva completamente nova: a dos "The Others", dando-nos a ver finalmente como vive aquela comunidade. Jack, Sawyer e Kate são testados de uma maneira ou de outra, e ficamos a conhecer melhor o que aconteceu a Jack na fase ante-divórcio.
Algumas dúvidas são desde logo esclarecidas neste episódio: os The Others de Herny Gale (ou melhor, Ben, pois ficamos a saber o seu verdadeiro nome) pertenciam, de alguma maneira, às experiências da Dharma na ilha. Depois, um certo tubarão que vimos no segundo episódio da segunda série era mesmo da Dharma; os ursos polares também vieram deste completxo onde se passa o primeiro episódio, a julgar pelas jaulas, e os The Others não saõ saloios nenhuns, tendo vivido numa espécie de pequeno bairro suburbano norte-americano, digno de "Desperate Housewives", instalado no meio da ilha. Já são algumas respostas decentes. Ficam por esclrecer quais as intenções concretas relativamente ao trio de reféns. POrquê, especificamente, Jack, Kate e Sawyer? Será uma coincidência eles serem o triângulo romântico mais qunete da ilha?
E Juliet, a misteriosa personagem birlhantemente interpretada por Elizabeth MItchell? Será o seu ar compassivo relativamente a Jack um disfarce ou é uma genuína preocupação? Na minha humilde opinião, ela não gosta de viver naquele sítio. Na cena de abertura, ela está claramente a chorar. Resta saber porquê. A temperatura entre ela e Jack poderá subir.
Parece que o pé gigante com quatro dedos terá de ficar para outra altura...
Ah, e porque é que as duas próxcimas semanas vão ser assim tão desagradáveis? Para quando um mano a mano entre Zeke (aka Mr. Friendly) e Sawyer, o garanhão dos pântanos do Sul? Outros episódios seguir-se-ão, mas valeu a pena esperar por "Lost". A seca acabou.

9 comentários:

Anónimo disse...

Isto sim é de valor! Só acho que vais afastar o pessoal que ainda não viu os episódios. Até porque isto dava para um novo blog. ;-) "O Blog Lostiano".

Não sei se conheces, mas fica aqui um bom fórum português da série. http://www.lost-pt.com/forum/

O comentário vem já de seguida.

Anónimo disse...

Todos concordam, aqueles primeiros minutos são de deixar um gajo de boca aberta. Para além de fazer lembrar aquele início da 2ª temporada, com o Desmond a acordar meter uma música e a fazer coisas quotodianas. (Nota: ao contrário do que alguns no fórum Lost-PT faziam crer, o cd está bem posto, numa imagem ampliada mostra uma indicação que aquela é a face superior, só que não tem nenhuma imagem.)

Quanto ao facto de os raptados serem o Jack, Sawyer e Kate, não sei se foi por serem o triângulo amoroso da série, mas a resposta do Ben à Kate apoia esta teoria, já que os Outros sabem da existência deste triângulo. No entanto, acho que tem mais lógica ser por serem pessoas fulcrais no grupo de sobreviventes (embora aqui o Sawyer também não faça muito sentido). Mantém-se a questão do que será que os Outros querem deles...

Ben e Julliet - acho que é óbvio que não se dão muito bem, embora a última troca de palavras entre eles (após ela ter falado da vida do jack) seja intigrante sobre o verdadeiro papel de Julliet e o seu objectivo com o doutor. Sabe-se que o Ben é o lider daquela aldeia e que, alguns (ou todos), seguem-no como cordeirinhos. No entanto, parece haver muitos que não gostam dele, já que a velhota sorriu quando Julliet reagiu ao outro participante do clube do livro.

O Sawyer mais uma vez revela ser a personagem hilariante com a conquista do biscoito, mas já sabe que tem rival, o Mr. Friendly. «Os ursos apenas levaram duas horas», eheh.

E quem era o outro prisioneiro, o que fizeram com ele? Quanto às experiências do Dharma, não se sabe bem a relação que os Outros têm com aquilo, mas de alguma forma estão ligados.

Espero que revelem, no próximo episódio, o que aconteceu ao Mr. Ecko, Desmond e Locke.

Anónimo disse...

Relativamente ao facto dos prisioneiros serem "apenas" o Jack,a Kate e o James, não estou muito confiante que seja devido ao triângulo amoroso...Teria mais sentido se fosse por eles serem elementos importantes dos Losties (e o Sawyer na minha opinião tem obrigatóriamente que estar neste grupo, porque ele é claramente uma pessoa que se revolta e tem sempre uma grande iniciativa)...Mas lá está, se é assim porque é que deixaram o Sayid?

Como os produtores já referiram há duas facções dos The Others. Agora sim, faz sentido o que o Benry disse no último episódeo da segunda season - "We are the good guys". Será que os outros são os que controlam o bicho mecânico? E aquele misterioso fumo negro?
Poderá ser que este "bons" The Others sejam as pessoas que estavam sobe observação da Dharma e os "maus" sejam o pessoal da Dharma?
E se estes são efectivamente os The Good Guys, porque é que as próximas semanas serão assim tao más? E porque raio não tiraram sangue ao Swayer (tanto quanto percebi)?

E sim, concordo plenamente quanto ao facto de a Julliet não se sentir bem ali..Aliás, a prrpria música ("When you are alone..") é bastante emocional nesse sentido.

Neste momento uma das coisas que mais me intriga é a estátua...É perfeitamente perceptivel que andaram por ali a fazer experiências de foro genético (ursos polares, tubarões e afins), por isso é possível que também tenha usado algumas cobaias humanas...Outra das hipóteses é o Xô Alvar Hanzo ou o Valenzetti ter apenas quatro dedos num dos pés eterem feito um homenagem a ele...Mas porque descalço? E uma estátua daquele tamanho não é nada normal...

O outro prisioneiro poderá ser um dos gajos dos The Others "maus"?

E venha quem vier, aquela ilha não é assim tão pequena como aparentava ser de inicio, como raio é que aquilo é secreto e ninguém a conhece? E a pequena vila onde os The Others habitam não passa assim tão despercebida...Será possível que ninguém tenha dado comaquilo antes? Nem mesmo a francesa que já lá está há 16 anos? Têm que admitir que é estranho!


Agora é esperar para ver o desenrolar dos acontecimentos, e amanha já ai está um quentinho :D

Anónimo disse...

O Sawyer é importante para a série, mas não é dos mais importantes para o grupo. As iniciativas dele são individuais e não de liderança do grupo. Para isso teria de ir o Locke e o Sayid.

A vila dos Outros está numa cratera dae uma montanha da ilha, por isso é muito escondida. A francesa não ia para zonas perigosas. Ela própria deixou os Losties sozinhos na cena do dinamite.

Quanto à Julliet parece-me bem diferente do Ben, mas no fundo acho que partilham o mesmo objectivo.

João Santiago disse...

Desde já, grande ideia de criares esta discussão.

Para não repetir muito do que já foi dito...também eu fiquei :O com o início do episódio. Um "bairro" no meio da ilha, no meio do inesperado.

Ficámos a conhecer um bocado mais dos OUTROS, Juliet (que apreciei bastante), mr friendly, etc E que os OUTROS não são todos iguais..há ali divergências.

Estou bastante curioso também para o desenvolver da história relativa ao Charlie, Mr.Eko , Locke e cª.

Até breve.

luminary disse...

Antes de mais, obrigado às pessoas por terem aceite o desafio e de transformarem este espaço numa mini discussão de Lost. Agora, vamos por partes, como diria o estripador, ou o nosso amigo Sayid, nos sues tempos gloriosos...

1 - Um pequeno pormenor, João: segundo parece, a caixa do CD, no início do episódio, está trocada. Na verdade, aquela caixa é a do álbum dos Talking heads "Speaking in tongues". Há, certamente, uma intenção, mas qual será? E terá alguma coisa a ver o livro que Juliet lia ser o "Carrie", de Stephen King? Para que não sabe a história, trata-se de uma miúda com poderes paranormais, que perante uma mãe ultra-religiosa e o desprezo dos colegas da escola, desancadeia sobre todos um banho de sangue... Alguém denota a ligação entre o termo Others e a falta de integração?

2 - O triângulo amoroso: depois de outro visionamento, parece-me que a razão não será tanto pela importância que os personagens têm na hierarquia social da ilha. O Jack poderá ser pelo facto de ser cirurgião, e o Sawyer simplesmente porque é Sawyer. Se repararmos, ele é o único tratado como um animal, que tem de saber trabalhar ocm uns engenhos para comer. Parece-me que a intenção dos Others relativamente ao Sawyer poderá passar por uma terapia de controlo comportamental. Se bem me lembro, essa era uma das áreas de estudo da Dharma Initiative.

3 - Juliet: para mim, ela quer sair dali para fora, e vê no Jack o seu bilhete. A velha que lhe sorri poderá ser Karen de Groot, uma das fundadoras da Dharma Initiative.

4 - Haverá um segundo grupo de Others? É possível, perante a explicação avançada pelo Ricardo. Mas nesse caso, porque serão estes os good guys?

5 - O problema da estátua é interessante, e estou a desenvolver uma teoria sobre isso; no entanto, por agora, só adianto duas coisas: o Continente perdido de Mu e a Atlântida. A resposta poderá ter a ver com estas duas lendas, pelo menos na sua base.

6 - Sayid em operação suicida, com um armalhão. O meu lado mais viril quer ver isto acontecer. Gosto muito de mitologia, mas há que intercalar isso com o nosso iraquiano preferido a sacar umas respostas da maneira que ele sabe melhor.

E por agora é isto. Siga!

Anónimo disse...

Para quem não saia,os Outros tb tiraram sangue ao Sawyer.
Aqui fica a prova: http://photos1.blogger.com/blogger2/1364/3127/1600/sawyersickness.jpg

Anónimo disse...

photos1.blogger.com/blogger2/1364/3127/1600/sawyersickness.jpg

Anónimo disse...

Xiça!!! Não da pa meter o link!
Faz favor de apagar o anterior
photos1.blogger.com/blogger2/1364/
3127/1600/sawyersickness.jpg