domingo, outubro 29, 2006

Lost in the island 4


Aparentemente, a julgar pelo final do episódio, o título desta rubrica terá de mudar para "Lost in the islands"... Mas adiante.
Há que dizer que este episódio, com tudo equilibrado, foi um daqueles com as coisas que me fizeram gostar de Lost bem no sítio. Teve momentos de tensão pura (quando o Sawyer leva uma malha... não me lembrava de um momento tão violentamente sangrento e animalesco no Lost desde que o Sayid espetara uns pêros valentes ao artista conhecido anteriormente por Henry Gale), humor subtil (o relógio de Sawyer a apitar enquanot Kate se despe é um mimo), mitologia a andar para a frente (há duas ilhas... se bem que, com a história de haver um cais numa delas, a coisa faz sentido) e mudanças de carácter de personagens (quando Jack diz a Juliet "I don't care about making you feel better", enquanto lança some moves nela, onde está o bonzinho do doutor?).
Sawyer foi o personagem focado nesta semana; se bem que a trama do flashback era óbvia (quase tão óbvia como o facto de o pacemaker ser inexistente), pois estava na cara que Sawyer estava a enganar o burlão, ficámos a saber que o garanhão dos pântanos poderá ter uma filha; ou não.... A mulher a quem James ensinou a cartilha da perfídia mentirosa poderá estar a lançar a sua própria jogada, o que bateria certo no facto de Sawyer não confiar em ninguém, nem nunca abrir o seu coração. E por falar em coração, não doeu ouvir Kate a dizer que só professara o seu amor pelo James Ford para que Danny deixasse de lhe bater? O olhar na cara dele... Para não falar de quando ela remata toda a cena dizendo "Live together, die alone", leit-motiv do Sotôr Jack Shepard (a propósito, nunca ninguém achou estranho o facto de o pai do Jack se chamar Christian Shepard, ou seja, pastor cristão? Voltaremos a isto nouytro dia). Ah, e Sawyer tem pena de coelhinhos brancos... Quem diria! Para além disso, o parelelo com o flashback de estar preso e apaixonado, assim como na ilha, foi interessante.
A questão das duas ilhas é interessante: porque será que os Losties nunca viram a sgeunda ilha? Esta não parece estar assim tão longe! E será que a caverna onde Locke encontrou Mr. Eko e o urso polar poderá ser uma espécie de túnel entre as duas, explicando isso a presença dos ursinhos na ilha Lostie? Coisas a ver num futuro próximo, certamente.
Quanto à operação Jack... não estou convencido, primeiramente, que Ben discordasse da presença de Jack. Pareceu-me mais um mind game. Jack voltou a mostrar a sua tenacidade a salvar vidas, mas mostrou desta vez uma resginação a dar a hora da morte de Colleen que me faz crer que ele já tem quem são os seus inimigos muito bem na cabeça, o que pdoerá siginificar que os planos de colaboração com Ben vão por água abaixo... E quanto a comentários que j+a ouvi acerca daqueles raios-X... Poderão ser de Ben, está claro, mas, acompanhem o meu raciocínio, porque não pertencerem a Locke? Bate certo no perfil e seria, a nível de diagnóstico, muito mais compatível com os poderes de cura do magnetismo da ilha. O que acham? Claro que Jack não é burro nenhum e já começou a lançar a Juliet os mind games com que Ben baralhou Locke na segunda season, e aparentemente, a sua opinião de uma sociedade comunista, mas liderada por um ditador chamado Ben, vai bater fundo em Juliet. Parece... Aquela mulher consegue ser ainda mais ambígua que Ben, como se isso fosse possível. Nunca se sabe o que se epsera dela. E porque raio precisam os Others de um médico especialista em fertilidade?
Ah, e quanto ao lado Nostradamus de Desmond... Fiquei bem mais impressionado com a previsão relativamente a Locke que a este raio. Se bem me lembro, na primeira season, Locke predisse a Boone que irira chover em menos de um minuto... E choveu. Será que a explosão magnética terá apenas ampliado uma qualquer parte do cérebro do escocês?

Para a semana, a missão de salvamento começará, se bem que, prevejo, o grupo terá muito que nadar...

Sem comentários: