sexta-feira, outubro 13, 2006

"Olha, hoje é dia 13!"

Cumprindo serviço público, este blog explica aos leigos esse mito que é a Sext-feira 13 (som de trovoada)

A sexta-feira 13 (som de trovoada) é considerado um dia azar em países anglo-saxónicos e de expressão portuguesa. No caso dos países latinos, é a Terça-feira 13 que assusta os supersticiosos. Existem duas explicações para a fama agoirenta do dia: uma é a de que Cristo morreu a uma sexta-feira, depois de ter jantado com numa mesa composta por 13 pessoas, sendo que uma delas o traiu; outra, menos rebuscada, prende-se com a Sexta-feira 13 (som de trovoada) de 1307, curiosamente no mês de Outubro, quando centenas de cavaleiros templários foram presos por toda a Europa, numa congmeninação de Filipe, o Belo de França e por ordem do papa Clemente V, sob acusações de heresia. Estes dois factos em conjunto criaram o mito de que uma Sexta-feira 13 (som de trovoada) é um dia em que não vale a pena sair à rua.
Existem pessoas que sofrem profundamente deste medo, e são doentes fóbicos, acometidos de paraskavedekatriaphobia, que é o nome médico desta doença. Na realidade, a ansiedade criada por este dia é o que possibilita que, estatisticamente, aconteçam mais baixas por doença e mais acidentes que em qualquer outro dia do ano, perdurando a lenda do dia do azar.
Entre as várias pessoas famosas que nasceram a Sexta-feira 13, temos, por exemplo, o dramaturgo Samuel Beckett (autor, entre outras obras, de "Á espera de Godot"); o actor Steve Buscemi, o presidente de Cuba e democrata (para o PCP) Fidel Castro; Thomas Jefferson, um dos fundadores da democracia norte-americana e presidente dos EUA; Luisão, defesa central do Benfica.

Aqui ficam as informações. As piadas estão por vossa conta na secção de comments...

1 comentário:

Anónimo disse...

É mesmo azarento este dia!

Fidel Castro e Luisão... "nheda-se"...