segunda-feira, outubro 23, 2006

Lost in the island 3


E regressámos, finalmente, a território conhecido: a praia onde tudo começou. Antes de lá chegarmos, porém, encontrámos Locke, deitado no meio da vegetação, estendido e mudo, mesmo quando levou com o bastão do Mr. Eko na cabeça. Um começo logo para arrepiara caminho. Vai dá, chega à praia, e Charlie é logo contratado para guardar uma tenda onde Locke pretende, com a ajuda de uma forte mistura alucinogénica, comunicar com a ilha e saber o que faezr a seguir. Tudo isto quer dizer uma coisa: digam adeus a triângulos amorosos e brincadeiras militares de iraquianos: estamos em território de John Locke. Estamos no coração dos mistérios da ilha.
Num Lockisódio (não tão bom, diga-se, como o "Lockdown"), foi bom ver o regresso do profeta e agora novamente místico careca aos seus facalhões e técnicas de camuflagem. Num episódio em que Charlie não esteve, por incrível que pareça, tão irritante como é costume, a aparição de Boone, embora um Boone inside Locke's mind, foi um dos pontos a destacar, numa visão digna do terceiro olho de Lobsang Rampa. Percorrendo um aeroporto a empurarr Locke numa cadeira de rodas (evidente metáfora da fragilidade do caçador), assistimos aos personagens habituais em papéis que levam os fãs a teorizar (porque estão Kate e Sawyer juntos na fila de embarque? Porque está Jack a ser revistado por um Benry vestido de empregado de aeroporto? Porque diz o Boone aparição que Claire e Charlie vão estar bem "for a while"?) e levando-nos a dois personagens qu também se viram envolvidos na explosão da Hatch, Mr. Eko e Desmond. Quanto a este último, o mistério do porquê de andar cmpletamente nu pelas selvas do Pacífico não será um mistério menor do que, aparentemente, ter ganho o poder de antever o futuro, ou pelo menos pressenti-lo, para além do seu notável visual à la Cristo. Mr. Eko, esse, viu-se arrastado por um urso polar para uma gruta, de onde foi salvo por Locke. Pormenor estranho: a gruta estava cheia de ossos de crianças, para além de um carrinho de brincar. Assustador, mas qual a razão? Fará parte da obsessão que um dos grupos de Others tem por crianças?
Hurley regressou, e voltou às piadas que todos nós apreciamos ("Bear, is that you?") e com más notícias: Jack, Kate e Sawyer foram raptados pelos Others e não há um médico decente para salvar Eko. E vai daí, Nikki enfurece-se, e Paulo fica perplexo. E quem são Nikki e Paulo? Dois sobreviventes, aparentemente sexy e bem parecidos, como quase todos os que caíram naquela ilha, e que até agora não tinham aberto a boca para dizer algo de interessante, nem mesmo aparecido. A sua entrada não foi de registar, mas saúda-se o reforço feminino, e que este tenha cuidado: mulheres são espécie em vias de extinção na ilha. E sim, sim, meninas: o Rodrigo Santoro.
No final, Locke prometeu uma missão de salvamento e fica no ar aquela ideia de que Desmond se tornou no Nostradamus da ilha. Para além disso, fica porrada prometida para os próximos episódios, debaixo de uma liderança firme de John Locke, descrente virado crente fanático à custa de uma shoras numa tenda e de uma alucinação envolvendo um Mr Eko de olhos fixos e palavras sábias. Embora não tenha adiantado muito na mitologia, ficam perguntas relativamente àquela caverna e ao uso futuro das novas habilidades de Desmond, the brother? E vocês, que impressão vos deixou este episódio?

5 comentários:

Anónimo disse...

Bem, começando pelo principio uma vez que não comentei os posts anteriores...
O primeiro episódio descreve-se em 2 palavras "bru" "tal"... Ficou satisfeita a vontade de muita gente em ver como vivem os "Others"(“Dude, that was like a Jedi moment.”), - em parte, pois já percebemos que na ilha os segredos tem segredos - o momento da queda do avião... e tenho que confessar, que o simples regresso da série foi bom!
Acho que o Sawyer e Kate não vão longe e o jovem não se deixa levar por beijinhos e abraços só por que a miúda fica bem de vestido. Tem mais cara de teste à paciência dos "Others" que, por seu turno, mostram cada vez mais fragilidade e já nem parecem aqueles tipos implacáveis do início, aliás, já se notam problemas entre eles, mas isso só poderemos saber mais para a frente… e acho que terá muito a ver com questões de liderança e com as actividades que estes meninos ali andam a fazer...
O Jack, como sempre, tem que ter a miúda, quer dizer... chateia-me um bocado... tudo bem que ele não é santo e daqui para a frente o hate club do homem vai crescer (sim, afinal ser médico e ter bom aspecto não chega, fazer certas coisas no passado pode voltar “and bite you in the ass”), e quanto à Juliet, não sei se a senhora quer simplesmente sair dali e afagar o mastim do Jack ou se, por outro lado, é um momento Henry Gale quando este a recebeu carinhos do Sayid numa sala às escuras...
Depois... DUDE!!! O episódio 2... melhor ainda – para mim - ... Ok, ok, querem acabar com os santos... a coreana gira andou a fazer asneiras, tudo bem, mas é gira! lol... sempre achei os flashbacks Jin e Sun pouco interessantes, mas os últimos na 2º season e agora estes estão a puxar por mim, mas acho ainda que o Jin tem que ter um papel mais importante na série, mas para isso temos que ver o seu lado negro no passado... Também fiquei a pensar se o senhor o explicador se suicidou ou foi “suicidado”, mas mais tarde veremos.
O momento alto da coisa foi mesmo ver o Sayid armado em mau à espera de wooping some "others" asses... mas correu mal! A questão é se os senhores passaram por eles e chegaram ao barco pela ilha de modo a que o Sayid e companhia não os vissem ou se chegaram de fora da ilha!... É que os senhores tem barcos e já se percebe que gostam de os ter em exclusivo... e quanto à Tv. e aos Red Sox acho que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa! Not impressive…
Quanto a este episódio 3 "Further Instructions", tal como todos os outros, deixa a querer mais, mas depois vem outro ponto de interesse, outras pessoas da ilha e a vontade acumula-se de saber afinal o que se passa... acho que a cena do Locke a acordar faz lembrar a S01E01 quando o Jack acorda numa ilha desconhecida no meio do verde e diz, um pouco, qual vai ser o papel do senhor na história desta vez... Ele está chateado e tem uma faca, o que não pode ser bom para quem estiver contra ele! (Não vamos esquecer que o outro tem um pau e não tem medo de o usar!)
Quanto à cena zen a.k.a. “kemosabe” na tenda com o fumo e o regresso do morto... bem, mais um bocado e aparecia um anão e a Laura Palmer na Red Room a desvendar todos os mistérios da série... lol! Mas está a faltar mais vida de todos os dias para os sobreviventes, mas ainda vamos no início e só lá para a frente é que se começa a enrolar o espectador…
Voltaram os ursos polares, mas não nos podemos esquecer daquela nuvem de fumo bonita e de algo que andava a destruir árvores em plena floresta... e os ursos polares não me parecem a resposta!
Por fim, pareceu-me bem descobrir mais sobre o passado do Locke, pois esta é a personagem cujo passado mais me intriga, desde já o homem não bate bem da cabeça e isso manifesta-se no corpo, claramente, mas o facto de ele ter uma estufa com uns a amigos em homenagem à minha bisavó Maria Joana do Cabouco partiu a louça toda e leva-me cada vez mais a crer que aquele pessoal do avião foi escolhido a dedo... mas eu não sou de falar, por isso...

Vítor H.

Anónimo disse...

Este episódio foi genial! Deve ter sido saudades da ilha e do Mr. Ecko!

A cena do aeroporto é espectacular! Uma bela metáfora à situação da ilha. E o Boone apareceu em grande, ficamos a saber que depois da morte não se corta o cabelo.

Aquela do "Bear, is that you?" (Hurley) é de mais. Já agora, aquela da gruta não podes garantir que são todas crianças, apenas um brinquedo estava lá, mas é certo que estão relacionados com o Dharma.

Quanto às gajas, eu acho que o argumentista é paneleiro. Especialmente na morte da Shannon. Bem que ela podia voltar à ilha e ter uma cena parecida com a do Desmond (de pito ao léu). eheheheh

Anónimo disse...

No post anterior queria dizer a "praia que todos nós conhecemos" em vez de "ilha". lol

Outra coisa:
Não sejam tão estupidos como eu... é que li uma daquelas revistas portuguesas maravilhas que dizia que o Santoro era dos Outros. Bem, estava eu a ver o final do episódio e a fazer perguntas do género: "Então, mas os censos do hurley na 1ª série não tinham só encontrado um gajo a mais (Ethan)? Como pode estar ali o Santoro sem ser descoberto?" ou "Parece-me qu aqueles gajos estão tamados, com um gajo dos Outros infiltrado".

Depois de uma conversa com o meu amigo Bruno perguntei-me: "Ouve lá meu, mas a revista era a TV7 Dias... és mesmo tonhó!"

Ah e a quinta da Maria Joana era muita louca, mas em termos de história não adiantou muito.

Anónimo disse...

Foi realmente um grande episódeo! Já tava cm vontade de ver novamente o John Locke do qual todos gostamos, com uma faca na mão! Estou "cheio de pica" para o ver a esmifrar alguns Others! Afinal de contas ele é um hunter!

Também conseguimos saber um pouco mais sobre o passado do Locke, mas ainda não foi desta que soubemos o que aconteceu para ele ter ficado em cadeira de rodas...Terá sido apenas um acidente casual sem nada de mais? Ou terá sido qualquer coisa mais "deep"?

Tenho que concordar com o j.saro,JJ & companhia devem pegar de marcha atras! Podiam meter mais algumas raparigas na ilha! Quiçá irem ao http://hi5porcas.blogspot.com e contratarem algumas das porcas de lá :)

É realemente estranho o facto de terem todos sobrevivido à implosão da escotilha..Será que que teria acontecido o mesmo se não estivessem na mística ilha? E vendo bem, Locke perdeu a fala (ainda que por um tempo), Desmond preveu o futuro...será que aconteceu alguma coisa ao Mr. Eko?

E será que o Paulo é mais um dos brasileiros que está relaciondo com a namorada do Desmond? E se sim, de que forma?

Depois de ver o preview do próximo episódeo (não consegui resistir!!) uma coisa é certa: o próximo vai ser outra BOMBA!

João Santiago disse...

Este episódio, voltou finalmente a mostrar-nos algo do Mr.Eko, Locke e Charlie.

Acho a cena do Urso muito fixe, quando eles descobrem o Hurley e depois este descobre o Desmond :)

Uma nota, quase que garanto que o careca coreano do flashback do Jin e Sun não se suicidou. Penso que a Sun o mandou pela janela. ih ih seria excelente!

adios.