terça-feira, abril 10, 2007

Cão

Há a teoria de que nos dividimos entre dois tipos de pessoas: pessoas de cães e pessoas de gatos. Eu sou uma pessoa de gatos; já o meu irmão é uma pessoa de cães. Até nisso somos diferentes. Como eu nunca fiz grande força para ter um animal de estimação, e ele sim, ganhámos um cão. Há cinco meses. devo dizer que, neste tempo em que o temos, tenho-me vindo a sentir fascinado com tal criatura.
Primeiro, os nomes com que as pessoas habitualmente baptizam os cães são fabulosos. Se pedem respeito para os cães na sua integridade, porque não respeitá-los na sua honra? É assim tão bom chamar Bóbi? Piruças? Ou Néri, como a minha mãe e o meu irmão chamam ao meu labrador? Nem por isso, mas é fascinante: quanmais piroso e lamechas um nome for, mais apropriado nos soa para o dar ao nosso animal. Até agora, ainda não me habituei a chamar-lhe Néri, e acho que não consigo. Gosto demasiado do bicho.
Depois, o meu cão tem hábitos peculiares: quando nos vê, ou desata em pinotes que o estrangulam ou então deita-se e mija-se para cima de si próprio. Eu acho um bocadinho nojento, mas passados cinco mnutos, já lhe faço festas na barriga, o que diz muito da minha forte personalidade.
No entanto, a maior utilidade do cão é o de servir de descarrego de afectos, habitualmente o meu descarrego de afectos: gosto de abraçá-lo, de andar com ele, de estar deitado encostado ao seu pêlo. Para além do raio do bicho ser giro, parece estar sempre e pedir mimo. E isto vai acabar com o mito que quer fazer de mim um filho da mãe frio e insensível Helas!
No entanto, continuo a se ruma pessa gato. Identifico-me mais com a sua independência, com a sua graça, com a sua posttura. Os cães também arranham, é certo, mas logo a seguir estão a lamber as feridas dos donos. Os gatos são muito mais orgulhosos.
É por isso que toda a gente quer abraçar os cães, enquanto que eu... (sim, reticências...)

6 comentários:

Anónimo disse...

«E isto vai acabar com o mito que quer fazer de mim um filho da mãe frio e insensível Helas!»

Quem criou esse mito, pode-se saber? Tu próprio, eventualmente.
Bj.

Anónimo disse...

Eu gosto mesmo de cães... hoje os meus decidiram caçar mais um gatinho no quintal, pena ainda não ter a minha câmara!

Vítor H.

Filipa disse...

e pessoas-gato alérgicas aos mesmos?

luminary disse...

Isso, Filipa, é uma pessoa gato extrema: como fazer se não nos podemos dar com os nossos semelhantes?

Anónimo disse...

VIVA AO HERCULES... e a quem lhe colocou esse belo nome.
abr

Anónimo disse...

Entao...se tenho uma cadela k age cmo um felino.....e gosto de ambos.....faz d mim uma pessoa gato-cao ou cão-gato;)???

bjinh*
ld