sábado, junho 30, 2007

Curiosidade intelectual


Gostava desde já de ressalvar a minha coragem.A tendência para o auto-elogio não é frequente nste blog (usa-se mais aqui a auto-comiseração), portanto o assunto que se segue deve ser mesmo bom. Para mim, é, pelo menos, e exige coragem utilizar o título acima colocado quando se lhe refere.
De facto, fez este mês 60 anos do evento que é considerado pelos especialistas como aquele que marca a moderna observação e investigação do fenómeno OVNI: a observação, porparte do piloto amador Kenneth Arnold, de um conjunto de estranhos objectos em forma de quarto crescente a voar sobre o Mount Washington, no estado de Seattle. Não é que este tipo de fenómenos fossem desconhecidos até então: de facto, ainda no século anterior, os EUA tinham sido alvo de uma vaga de observações de "dirigíveis"... quando estes ainda não voavam oficialmente sob território norte-americano; os relatos de "Foo fighters" pelos pilotos da 2ª Guerra Mundial eram conhecidos; e do outro lado do Atlântico, na Europa, prinicpalmente Escandinávia e Alemanha, as pessoas afirmavam ver bizarria de um lado para o outro no céu. Então, porque é que Kenneth Arnold ficou para a História? Simplesmente devido a uma declaração sua. Na hora de descrever o movimento dos objectos, afirmou que se deslocavam suavemente, como um disco a planar sobre a água. O repórter que o entrevistava, Bill Bequette, como qualquer repórter experiente, viu ali a oportunidade para criar uma expressão que ficasse na cabeça do leitor. Surgiu assim o clássico chavão "disvo voador", que desde então é utilizada nesta fenomenologia pelo cidadão comum, seja qual for a forma do objecto.
A herança foi uma segunda metade do século XX pejada de tecno-conspirações e Governos (mesmo que a hipótese extraterrestre seja uma de entre várias para explicar o fenómeno), grupos de lunáticos que fundam seitas religiosas ou se reúnem com funis forrados a papel de prata na cabeça para observar os céus à sexta à noite, pérolas de pop culture e uma fama de doidinhos para todos aqueles que revelam interessene fenómeno. Como devem ter adivinhado (se é que ainda não sabiam, depois da leitura do blog), eu sou doidinho. Interesso-me pelos OVNI, pelo facto de ser um mistério que não tem solvência e que está condenado à desgraça. Porque todos aqueles que já andam nesta estrada há algum tempo sabem que seguem um caminho que não acaba: é impossível arranjar uma solução, seja ela irracional, descabelada ou metafísica. Mas é isso que dá ao mesmo tempo magia a esse interesse.
Um dos momentos mais marcantes da minha dolescência não foi o meu primeiro beijo (que é dele?), mas sim a leitura de um compêndio chamado "Fronteiras do desconhecido", que roubei ao meu padrinho. Até hoje, ele não sabe. Se por um lado moldou os meus gostos e parte da minha energia criativa, por outro lado sei que definiu o destino da minha vida amorosa. Eutenho sérias dúvidas relativamente ao lado dos raptos no fenómeno OVNI, mas essa não foi certamente, a única coisa que esses madltios objectos roubaram da minha vida. Credibilidade, também. Por outro lado, deram-me essa capacidade deanalisar as coisas e de contemplar coisas que estão para lá da nossa compreensão (e não, não falo de religião. Acho que isso é outra coisa completamente à parte.)
Ah, e deu também um blog: www.blueblogproject.blogspot.com. É de actualização lenta, posts enormes, mas se se interessam pelo tema, dêem uma saltada.

E agora, venha a gozação! :)

2 comentários:

Anónimo disse...

Isto é muito bom!
Quero dizer... tu ainda és escuteiro, certo?!...
Muito bom, muito bom!
Keep going, mate.

Vítor H.

P.S.: Vendi o meu blog ao Google, agora paga-se para o consultar... desculpa lá, sei que andavas atento.

João Santiago disse...

ah ah ah