segunda-feira, janeiro 21, 2008

As previsões que faltam

Ora bem, atalhando num assunto que se está a alongar e a não lançar discussão, deixo aqui, forma sintetizada e agrupada, as minhas previsões para as nomeações restantes nas categorias mais importantes dos Óscares, a serem anunciadas amanhã.


MELHOR ACTRIZ

Julie Christie - "AWAY FORM HER"
Ellen Page - "JUNO"
Marion Contillard - "LA VIE EN ROSE"
Angelina Jolie - "A MIGHTY HEART"
Laura Linney - "THE SAVAGES"

Só a última vaga está à disposição, as 4 primeiras parecem-me certas, e assim sendo, seria o segundo conscutivo em que uma actriz, neste caso a francesa Marion Cotillard, seria nomeada por um papel não falante em inglês. A Academia gosta de Laura Linney, como o provou em diversas ocasiões, embora esta nunca tenha ganho. Mas cuidado com Keira Knightley em "Atonement", Jodie Foster em "The brave one" ou Amy Adams em "Enchanted". Ou Lindsay Lohan em... Estou a brincar.



MELHOR ACTOR

Daniel Day-Lewis - "THERE WILL BE BLOOD"
George Clooney - "MICHAEL CLAYTON"
Viggo Mortensen - "EASTERN PROMISES"
Johnny Depp - "SWEENEY TODD"
Emile Hirsch - "INTO THE WILD"

As quatros primeiras parecem-me seguras. Apenas Johnny Depp está algo tremido, porque desconhece-se a foçra de "Sweeney Todd" neste momento entre os votantes. Porém, quer-me parecer que o amor generalizado que há pelo camaleónico actor será suficiente. Já Emile Hirsch tem um papel extremamente físico em "Into the wild" e os actores gostam dessas coisas. O problema de Hirsch é que há mais galos para o seu poleiro: Denzel Washington, em "American gangster"; "James Mcavoy, em "Atonement"; Ryan Gosling, em "lars and the real girl"; Tom Hanks em "Charlie Wilson's war". Pesos pesados que facilmente podem fazer cair o prodígio Hirsch.


MELHOR REALIZADOR

Joel e Ethan Coen - "NO COUNTRY FOR OLD MEN"
Paul Thomas Anderson - "THERE WILL BE BLOOD"
Tim Burton - "SWEENEY TODD"
Paul Greengrass - "THE BOURNE ULTIMATUM"
David Fincher - "ZODIAC"

Atenção: aqui o esquema é diferente. Visto que esta é, indubitavelmente, a categoria mais nebulosa do ano, pus mais wishful thinking que outra coisa. Os dois primeiros estão mais que certos, mas os restantes três lugares são uma lotaria: não encontrarão na net nenhuma lista consonante neste aspecto. Burton e Greengrass são possíveis, Fincher é que é mais complicado. Então, quem são os outros? Sean Penn, por "Into the wild"; Julian Schnabel, por "The diving bell and the butterfly"; Ridley Scott, por "American gangster"; Joe Wright, por "Atonement"; Tony Gilroy por "Michael Clayton"; e mesmo Jason Reitman, por "Juno".

MELHOR FILME

"NO COUNTRY FOR OLD MEN"
"THERE WILL BE BLOOD"
"JUNO"
"MICHAEL CLAYTON"
"SWEENEY TODD"


Por muitas voltas que eu dê, esta parece-me ser a lista mais lógica, e só um filme, "Sweeney Todd", não está seguro. Passo a explicar: fala-se de outros filmes, mas terão eles reais hipóteses? Vamos lá a encarar isto com realismo. "The diving bell and the butterfly" é um filme francês, ou seja, estrangeiro, o que é um grande handicap; "Into the wild" tem tido uma exposição intermitente e embora eles adorem Sean Penn, será isso o suficiente? Há dois filmes apenas que se podem intrometer, acho: "Atonement", porque é o único real épico deste ano, um "O paciente inglês" em 2007, e "American gangster", filme que rendeu muito dinheiro, com aura sério, grandes actores, e um realizador, Ridley Scott, conceituado.
Fica a faltar "Zodiac". Mas toda a gente conhece a minha opinião sobre o melhor filme de 2007.

Sem comentários: